Caderno VI Avaliação
Conforme as Diretrizes Curriculares nacionais gerais para Educação Básica no art. 45 educacional compreende 03 (três) dimensões básicas:
I. Avaliação da aprendizagem;
II. Avaliação institucional interna e externa;
III. Avaliação de redes de Educação Básica.
Para nos como professores do Ensino Médio é um desafio muito grande na aprendizagem do estudante e fazer com que ele tenha interesses conforme sua necessidade e sua permanência na escola, visando a maior participação nas aulas e seu melhor aproveitamento o desempenho no seu aprendizado, podemos usar seus conhecimentos e experiências voltando para o mundo do trabalho e incentivar as ofertas de trabalho que vão aparecendo no seu dia-a-dia é preciso que da parte do aluno haja um reconhecimento e fazer com que ele tenha mais gosto pelas aulas, a sua participação e contribuição são importantes, assim pode ir saneando suas dificuldades e que ele mesmo veja que a avaliação é uma consequência de seu aproveitamento do aprendizado nas aulas, para nos professores é muito gratificante quando percebemos que o aluno teve motivação e aproveitamento em suas aulas, mas quando vemos que o retorno não é o esperado do que ensinamos nos perguntamos será que o erro é só nosso ou é do educando?
Avaliação tem como função de diagnosticar ou verificar, possibilitando o aluno a recriar, ou refazer o que aprendeu. Avaliação institucional interna, são aquelas promovidas ou previstas no projeto politico pedagógico que são realizados durante o ano letivo como aquelas que são abertas a comunidade, por exemplo: como fizemos ou apresentamos em nosso colégio a Mostra Cientifica Cultural e Artística. E também outros projetos como de leitura abrangendo toda a escola. Avaliação institucional externa são dados obtidos com relação de outras escolas como ENEM, SAEB, e etc. Com o objetivo do professor que os alunos se destaquem no resultado de suas avaliações.
O agendamento das avaliações é muito importante para a preparação dos nossos alunos, os quais podem rever os conteúdos aplicados e se organizar para estudar, todavia, este será o momento em que o aluno apresentara o seu conhecimento agregado nas aulas e grupos de estudos.
O professor está oportunizando o aluno sempre com as retomadas de conteúdos, buscando a metodologia mais simplificada para o discernimento do aluno. A avaliação Educacional é o processo continuo com o objetivo de reiterar o aprendizado ou o conhecimento do aluno.