Caderno IV Reflexão e ação
Diante do texto publicado na forma de livro no qual o autor é um pintor se referindo ao seu trabalho aos instrumentos que tinha a disponível na época. Refere se a diferentes técnicas pintura.
A simples comparação entre contextos sócios históricos, porém promove juízos de valor sobre as diferentes temporalidades.
É importante que os professores tenham claro que o método fundamental, no conforto entre contextos sócio históricos é a distinção temporal entre as experiências do passado e as experiências do presente. Tal distinção é realizada por meio dos conceitos e saberes que estruturam historicamente as disciplinas.
Além das relações de temporalidade, tais como a contextualização social e a contextualização por meio da linguagem.
A presença do trabalho aparece também no momento em que comenta que com o lápis de carpinteiro se pode obter intensidade distintas das obtidas com os finos Faber. Somente o trabalho com o próprio lápis teria dado a ele a possibilidade de saber as qualidades deste lápis de carpinteiro e de outros.
A partir do momento em que se tem conhecimento do carvão, podemos aprimorar sua técnica e chega a algo mais aperfeiçoado, como o lápis do carpinteiro.
Quando cita o carvão é o que há de melhor. Mas quando se trabalha muito o frescor se perde e para conservar a precisão é preciso fixar sem demora mostra ter conhecimento da ciência que faz com que o traço fique adequadamente mantido, mostra o conhecimento cientifico relativo á pintura quando diz que o carvão mergulhado em água pode–se fazer coisas excelentes.
Por sua vez, a dimensão artística é fruto de uma relação específica do ser humano com o mundo e o conhecimento.
Esta característica da arte ser criação é um elemento fundamental para a educação, pois a escola é a um só tempo, o espaço do conhecimento historicamente produzido pelo homem e espaço de construção de novos conhecimentos, no qual é imprescindível o processo de criação. Assim, o desenvolvimento da capacidade criativa dos alunos, inerente á dimensão artística, tem uma direta relação com a produção do conhecimento nas diversas disciplinas.
Fonte:
Colégio Estadual Jardim Consolata - Cascavel