Colégio Estadual Jardim Consolata Cascavel

Na temática III contribuições das Ciências da Natureza na formação dos sujeitos do Ensino Médio.
     É importante a destacar a relevância das disciplinas de Biologia, Física e Química.
     Precisamos estimular os estudantes a refletir, estabelecer relações entre os conhecimentos, a perceber que a ciência está em qualquer lugar, em qualquer fenômeno, seja ele natural ou social.
     Segundo as nossas discussões com os demais colegas do grupo do pacto Ensino Médio, as ciências da natureza sempre são destacadas como complexa e de difícil assimilação pelos estudantes.
     É preciso fazer relações a convencê-los e encanta-lo com a disciplina associar agregar conhecimento, que muitas vezes leva para vida toda.
     Entende-se que as disciplinas das Ciências da Natureza contribuem para formar cidadãos atuantes através dos conteúdos. Despertar os estudantes a curiosidade e passa tornar decisões a frente dos desafios contemporâneos.
      Ao citar e disciplina de Química é importante que o professor relacione conteúdos com o cotidiano do aluno que não fique algo distante da realidade. O ensino baseado no método de investigação e não apenas uma explanação do conteúdo.
      Ensinar ciência e estimular através da disciplina de Química eles buscam por meio de remédio melhorar a qualidade de vida e até prolonga-lo.
      O que não seria ciência pode citar a falta de materiais e não promover discussões e os debates em sala.
     A Física como qualquer outra matéria do composto curricular está colocada para formar ou procurar que os educandos tenham as condições necessárias para ter no momento adequado as mesmas condições mínimas para poder decidir que rumos  tomar no caminho da formação.
      Todos os assuntos tratados pela física tem uma relevância e influencia em nosso cotidiano que em sala de aula são apresentados de forma mais clara e mais demorada. Precisamos apenas ser realista, pois uma coisa é apresentar assunto de forma genérica mostrando a extensão dos assuntos de forma muito breve e outra é apresentada de forma sistematizada e equacionada.
     O que não seria ciências é de deixar de fazer a relação do dia a dia por meio de leitura e a problematização. E alguns experimentos, como experiências.
     Ao destacar a relevância da disciplina na área da ciência da natureza a disciplina de Biologia tem como objeto estudo a vida e todo a suas manifestações.
     A Biologia é a ciência que estuda a vida, ou seja, animais, vegetais e todos os seres vivos de nosso planeta.
     Na leitura e problematização o professor consiga resgatar a o conteúdo do cotidiano e trazer para a sala de aula para que torne o ensino de aprendizagem de Biologia mais interessante. Despertar os jovens a curiosidade, e também possa tomar decisões a frente dos desafios contemporâneos entende que a disciplina de biologia contribua para formar cidadãos os   críticos e atuantes através dos conteúdos que acerca delas podemos compreender melhor  a vida  e toda a sua complexidade.     
     O que não seria ciências e não resgatar o conteúdo de Biologia no cotidiano do aluno em seu dia a dia. E não usar o laboratório para fazer os experimentos e as experiências para mostrar os aos alunos é não ensinar a ciência é não dar condições étnicas ao educando.
     Ao trabalhar as Ciências da Natureza as disciplinas de Biologia, Física e Química. Nas diretrizes curriculares os três componentes, dever trabalhados cada uma com suas especificidades.
     As Ciências da Natureza permita que o estudante estabeleça relações e se posicionar a frente às questões, estabelecer e tomar decisões e fazer escolhas.
     A escola pode garantir que essa área contribua questões sociais cientificas.