Colégio Estadual Jardim Consolata Cascavel

Para nos auxiliar nas reflexões a respeito as Ciência Humanas, trabalhamos com nossos jovens estudantes. Fundamentando se nos princípios teóricos expostos, propõe-se que o Currículo da Educação Básica ofereça ao estudante a formação necessária para o enfrentamento com a vista ás transformações da realidade social, econômica e politica de seu tempo. 
     Ao realizar um debate em sala de aula, foram estimuladas aos estudantes algumas questões como: O que pensam sobre valores atuais e seus planos para o futuro. E qual é o valor que estes jovens dão a família e a escola.
Alguns relatam que a base de tudo é a família, e essa é importante para uma boa sustentação. Comentaram que tem sonhos, se casar e ter filhos, enfim, construir uma família.
     Alguns citaram em uma análise social, de convívio com outras pessoas e isto é uma análise social, de convívio com outras pessoas isto é uma forma de reflexão sociológica. De certa forma, utiliza os conhecimentos geográficos e históricos para explicar o comportamento humano em sociedade. Onde a sociologia estuda os fenômenos sociais. Ou seja: as relações que os indivíduos estabelecem e entre eles próprios, gerando normas de comportamento, atitudes e elaborações de ideias, como dignidade, respeito integridade e éticas emoções e religião.
     Quanto à escola, significa uma chance de obter conhecimento e mudar de vida. A grande maioria falou em prestar o vestibular e fazer a faculdade de seus sonhos para melhorar de vida, tanto intelectual como profissional. Citaram vários cursos que almejam cursar.
    Outros comentaram que no mundo atual em que vive, a tecnologia esta caminhando muito rápido e não pode perder o seu tempo, pois isso exige conhecimentos práticos e agilidade a encontrar meios de progredir, pois vivemos em um mundo competitivo e a tecnologia faz parte desse desenvolvimento.
     No entanto objetivos e pretensões para o futuro, requerem empenho e esforço, pois tudo o que é bem feito exige e em longo prazo.
     Em nossa realidade, na atualidade, um contexto desafiador para a criação de práticas Curriculares promotoras da interdisciplinaridade nas Ciências Humanas, e dessas, com outras áreas do conhecimento, onde ocupam nos currículos do que chamamos de Ensino Médio hoje a história e geografia, filosofia e a sociologia possuem lugares.