Reflexão e Ação - Caderno I - INDIVIDUAL
Em meio a tantos contrastes, parece ser utopia a universalização do Ensino Médio no Brasil. No entanto, acredito que, a partir do momento em que educação for prioridade em nosso país, estaremos dando os primeiros passos em direção à universalização do Ensino Médio.
Posteriormente, faz se necessário a criação e implementação de políticas públicas, que visem a inserção de todas as crianças e adolescentes em idade escolar na educação básica. A realidade sócio-econômica de uma grande parcela da população brasileira, tem levado as nossas crianças ao trabalho infantil, para ajudarem no sustento de suas famílias. Desta forma, como inserir todas as crianças na escola? E ainda, como garantir a permanência destas, nas instituições de ensino e conclusão do Ensino Médio?
É necessário, a criação de uma política redistributiva emancipatória com a finalidade de retirar do mercado de trabalho os jovens com idade de iniciação e conclusão do Ensino Médio. A universalização se dará de forma efetiva com a implantação de uma escola unitária de Currículo Integrado, que vise a formação humana, como princípio a dialética entre: sociedade,trabalho, cultura, ciência e tecnologia.
As políticas públicas também devem buscar meios para a ampliação dos recursos aplicados na educação. É preciso que haja mais investimentos nas escolas, nos profissionais de educação, bem como a valorização destes. As escolas precisam ser atrativas, dispor dos mais diversos recursos tecnológicos, de professores bem capacitados e motivados.
A grade curricular deve ser reformulada, devendo ser menos conteudista e mais voltada para a formação humana e integral dos nossos alunos. Os conteúdos devem contemplar os conhecimentos acumulados pela humanidade nas diversas áreas, preparando-os para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade.