Reflexão e Ação - Caderno I - INDIVIDUAL
Como chegar à universalização do Ensino Médio?
Esse processo será gradativo; mas vai ser a discussão da sociedade sobre o tema, associado a leis, que poderão deixar esse processo, acelerado ou lento.
Do ponto de vista histórico, a lentidão dessa universalização, predominou até então, mas acredito que com as políticas públicas atuais, esse processo tende a ser acelerado.
A universalização do Ensino Médio está associada a diversos fatores: iniciativa governamental, pertinente aos recursos e leis; corpo docente das universidades e escolas, debatendo sobre os possíveis caminhos a serem trilhados para esta educação do Ensino Médio ; consciência das famílias e sociedade como um todo, que tolera a iniciativa do jovem de abandonar a escola, pois temos uma sociedade que se indigna ao abandono escolar na infância, mas tal indignação não ocorre com os jovens, pelo contrário, é tolerada; e quando me refiro a sociedade, coloco em destaque as famílias e empresas, uma vez que as famílias parecem não perceber as consequências desse abandono, e as empresas nem sempre incentivam a associação dos estudos com o trabalho, e infelizmente, muitas dificultam a continuidade dos estudos dos jovens, fazendo esses, quase sempre optarem pelo trabalho, ainda não tendo consciência das consequências desse abandono escolar, para sua vida.
Dentro de uma visão futura, a tendência é que pais com mais instrução educacional, tenham uma maior consciência da importância do Ensino Médio na vida dos seus filhos, incentivando-os a conclusão desta etapa escolar com qualidade.
Acredito que o presente curso, associado às leis em andamento, e as que poderão ser instituídas, conforme necessidades apresentadas pelo corpo docente das universidades e escolas, é com certeza a iniciativa primordial para este caminho.