Caderno 3 - Questão 4
Entendemos que a modalidade da EJA tem grandes desafios, que precisa de mudanças e que deve estar em constante evolução e partindo sempre da realidade do nosso educando e de suas necessidades e aspirações em relação aos estudos. Não podemos perder o principal objetivo das escolas de EJA que é acolher vários perfis de educandos, ou seja, idosos, mulheres, homens, trabalhadores, adolescentes, menores em medida sócia educativa, egressa do Ensino Fundamental, portadores de necessidades especiais entre outros e que para todos temos que exercer a função social da escola que busca propiciar uma sociedade melhor.
O currículo escolar não se limita em uma lista de conteúdos, mas inclui também métodos e procedimentos de avaliação. Uma mudança curricular se faz necessária. Ela não consiste apenas na retirada ou inserção de conteúdos, mas também abrange uma nova abordagem, nova metodologia frente às transformações tecnológicas que modificam a vida cotidiana. A partir dessa análise, se faz necessária uma mudança nos métodos de progressão (aluno sem conhecimentos necessários para o ano seguinte).
Ainda se questiona: ensinar para a vida ou para o vestibular? Ensinar significa construir o conhecimento de forma que o aluno possa ser pesquisador, capaz de buscar conhecimento por conta própria, superando desafios oferecidos.