Colégio Estadual Inêz Vicente Borocz - Curitiba - Caderno 4

Reflexão e ação – caderno 4

Análise da notícia “Ligações clandestinas causam risco de incêndios”, de Silvério Morais

O texto “Ligações clandestinas causam risco de incêndios”, de Silvério Morais, publicado num jornal de São Paulo, em fevereiro de 2012, revela um triste cenário que ameaça os valores básicos do cidadão, causado por falhas na estrutura social. No Artigo 5º da Constituição Federal, lê-se que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. O Artigo 6º se refere aos direitos sociais como saúde, educação, trabalho, moradia, entre outros, como essenciais ao povo. Nesse sentido, tais direitos buscam assegurar a qualidade de vida dos indivíduos, todavia, apesar de todo esforço governamental muitos brasileiros ainda estão à margem desse processo.

Fazendo uma leitura mais ampla da notícia, verifica-se que o problema das ligações clandestinas envolvendo a energia elétrica e o consequente risco de incêndio para as moradias vem acompanhado da falta de infraestrutura nesses locais. O crescimento de determinada cidade exige planejamento e investimentos que atendam a demanda da população. Assim, é necessário, por exemplo, expandir os serviços públicos, disponibilizando de forma adequada a distribuição de água, a energia elétrica, a rede de esgoto, a pavimentação etc. Infelizmente, muitas áreas urbanas em que vivem famílias pobres são desprovidas dessas infraestruturas. É importante lembrar que geralmente a alternativa de moradia para as pessoas carentes, devido ao baixo poder aquisitivo, é a ocupação de terrenos em periferias. Esses moradores não têm condições de pagar um aluguel ou comprar um imóvel em bairros mais estruturados. Por isso se fixam em determinados locais, como reservas ambientais ou terrenos particulares vazios, na esperança de um dia regularizarem a situação. No entanto, o sonho da casa própria para essas pessoas muitas vezes se torna um pesadelo transfigurado em chamas ou ações de despejo. A vítima maior desse sistema é a própria sociedade, somos todos nós.

Quanto à prática em sala de aula sobre a situação relatada, pode-se fazer um debate com os alunos do Ensino Médio, abordando os problemas referentes à moradia no Brasil. Antes da discussão, é interessante mostrar aos estudantes outros materiais relacionados ao tema como documentários, filmes e textos motivadores, com o intuito de ampliar o conhecimento, estimular o senso crítico, refletir sobre questões sociais e apontar possíveis soluções para os problemas. Um trabalho dessa natureza pode ser ampliado por mais tempo e fazer parte de uma pedagogia de projetos na escola. Seja como for, tal atividade deve promover também o diálogo entre as disciplinas, envolvendo no processo instrutivo, por exemplo, saberes linguísticos, sociológicos, históricos e geográficos. Como sugestão na área de Língua Portuguesa, pode-se trabalhar com os alunos o gênero argumentativo e utilizar o tema discutido na produção de texto.