Colégio Estadual Inêz Vicente Borocz - Curitiba - Caderno 2

Reflexão e Ação

Formação das Juventudes, Participação e Escola

A desmotivação pela escola é algo facilmente percebido em grande parte dos alunos de hoje, principalmente os de Ensino Médio. A grande questão é: Como fazer com que eles desenvolvam esse interesse? Como integrar o aluno ao meio escolar?

Grande parte dos nossos alunos participa de grupos sociais fora da escola. Atividades religiosas, esportivas, culturais, a convivência no trabalho fazem parte do cotidiano desses jovens e traduzem o desejo de participação e integração à sociedade. A educação escolar é algo imposto a eles, e grande parte não consegue enxergar na escola uma utilidade ou ainda um sentido. O tradicionalismo das escolas, dos professores e outros profissionais, que insistem em não rever seus métodos de trabalho, a estrutura precária das escolas em um mundo altamente tecnológico acabam por trazer desinteresse e até mesmo gerar conflitos na escola, ocasionando na desistência ou abandono dos alunos.

Uma solução, talvez, seria trazer para a escola o ambiente vivenciado e criado por esses jovens. Criar um ambiente de diálogo, onde o aluno passe de mero ouvinte para transmissor do conhecimento.

O professor é o principal agente educacional. É ele quem orienta o aluno nas discussões geradas em sala de aula. Sendo assim, deve criar um ambiente onde o aluno possa se sentir seguro. Quando perguntar suas dúvidas possam ser sanadas, por mais absurdas que possam parecer. Para ele, certamente, a dúvida não é absurda. O aluno deve ser instigado a indagar e, ainda mais, compartilhar suas experiências, que devem ser recebidas com atenção e importância pelo professor.

Outro caminho, que deve ser levado em conta, é a auto avaliação, tanto do professor quanto do aluno. O professor deve olhar para si. Olhar para a forma como se relaciona com seus alunos e deixar que os alunos o avaliem, que eles possam mostrar o que os incomoda e o que os satisfaz. E, da mesma forma, o professor deve orientar os alunos para refletirem sobre tal comportamento enquanto estudante. Esse tipo de atividade gera um ambiente de confiança entre as partes, um ganho para a educação.

Por fim, o trabalho em grupos leva os alunos às discussões, ao embate de ideias. Uma maneira de se conhecerem melhor e a respeitarem a opinião do outro.

A integração ao meio escolar depende não só do professor, mas de toda uma estrutura escolar que busque uma formação integral, em que o aluno entenda que a escola é um ambiente de socialização onde ele é o principal agente de transformação.