COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA TEKO NEMOINGO DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU .PR.ATIVIDADE REALIZADA COM O AUXÍLIO DOS ALUNOS.
DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O TABACO
Histórico do Tabaco na América: usados em cerimônias, pelos povos da Mesoamérica (indígenas) e posteriormente pelos pré-colombianos (Maias, Astecas, Incas, dentre outros). O tabaco foi objeto de amplo estudo no Colégio Indígena Teko Ñemoingo, no qual foram trabalhados os malefícios (consequências) causados pelo mesmo. Nosso papel deve ser de conscientizar os alunos(as) dos problemas causados pelo vício, mas sabemos que pode ocorrer o uso em rituais guaranis, por parte dos Xãmas. Quando não esclarecermos nossos alunos(as), de que o tabaco poderá ser o inicio do uso de outras drogas ilícitas, temos que continuar os trabalhos, na escola, para diminuirmos o uso deste produto, que causa tanto mal para humanidade.
O atleta ou aluno que possui o vício pelo cigarro é prejudicado diretamente no seu desempenho, pois quando ele esta praticando alguma atividade física seu rendimento é insuficiente pelo fato de sua respiração ser mais ofegante. De fato o cigarro não traz nenhum beneficio a saúde, muito pelo contrario. A prática de atividade física é um grande auxilio para uma boa saúde, e claro para quem quer se cuidar e ter uma vida saudável, porem associada ao consumo de cigarro traz grandes riscos de vida. Antes ou depois das praticas esportivas o fumo traz prejuízos, especialmente na capacidade de aproveitamento da respiração, condição que é necessária para um bom rendimento esportivo. O indivíduo terá uma respiração mais difícil, sem dizer que a pressão arterial ira aumentar, onde poderá ter grandes danos a saúde. A prática de atividade física é recomendado a todos porem associada a vícios como o do cigarro, nada vai adiantar.
O dia 31 de agosto é marcado como o Dia Mundial de Luta contra o tabaco. Diante dos perigos ocasionados por drogas lícitas como o cigarro, observamos a necessidade de realizar um trabalho interdisciplinar conscientizando nossos alunos sobre as consequências do uso do cigarro. Este trabalho não objetivou atingir somente alunos, mas também os pais e a comunidade, pois os educandos por meio de informações recebidas na escola acabam estendendo o aprendizado até sua família, amigos, vizinhos.
Na Língua Portuguesa essa atividade ocorreu da seguinte maneira: iniciamos trabalhando com o gênero História em Quadrinhos, tendo em vista o conceito, elementos organizacionais e estruturais, finalidade, suporte e esfera de circulação. Trabalhado o gênero vimos exemplos de Histórias em Quadrinhos, posteriormente um texto falando sobre os malefícios do cigarro e por fim a produção e exposição dos trabalhos.
Como parte da disciplina da Biologia e Ciências foi ministrada uma palestra com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, explicitando sobre os efeitos do cigarro no organismo e principalmente nas adolescentes grávidas, como as doenças decorrentes do cigarro. Foram utilizadas imagens sobre o conteúdo e vídeos que mostrava a realidade de pessoas fumantes e com essas doenças. Também nessa disciplina foram mostradas peças anatômicas de porco, com os órgãos pulmão, coração, traqueia, laringe para demonstrar os movimentos respiratórios, utilizando para isso uma mangueira para assoprar na laringe e observar o tamanho dos pulmões com a entrada de ar.
O trabalho deu continuidade em sala de aula com a confecção de cartazes, o material disponível nas mesas para livre acesso dos alunos. Com o objetivo de continuar este trabalho em casa e na própria comunidade os alunos elaboraram cartazes desenhando e pintando figuras com objetivo de chocar conscientizar e protestar, uma campanha contra o cigarro.
Durante nossas discussões entendemos que o trabalho interdisciplinar desempenha a integração de áreas específicas, promovendo a interação entre o aluno, professor e cotidiano, relacionando as áreas de estudo, possibilitando as relações necessárias para a compreensão de um determinado conteúdo. É um trabalho conjunto, interagindo as disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade. Busca-se superar a fragmentação do ensino, colaborar na formação da cidadania (GATTÁS; FUREGATO, 2007). Medeiros e Amorin (2007): é uma nova ferramenta na educação para recuperar o sentido do ensinar e do aprender.
Para que aconteça maior participação em trabalhos interdisciplinares, nós professores, direção poderíamos focar, além de uma educação de qualidade, assuntos relacionados com a realidade local, indígena. Em que contemple o dia-a-dia dos alunos, especialmente a cultura indígena guarani. Tendo um maior envolvimento de todos(as) agentes educacionais, uma maior valorização, capacitação e é claro abertos a parcerias que façam com que possamos avançar ainda mais na educação.
Para que ocorra a interdisciplinaridade não se trata de eliminar as disciplinas, trata-se de torná-las comunicativas entre si, concebê-las como processos históricos e culturais, e sim torná-la necessária a atualização quando se refere às práticas do processo de ensino aprendizagem.
A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados (BRASIL, 2002, p. 89).
O problema do cigarro, principalmente na menor idade é um grave problema em nossa sociedade. Ao escolher o tema, os professores de cada disciplina, adaptaram o conteúdo didático conforme tema escolhido. Foi realizado palestras, entrevistas e contato visual com o cigarro para conscientização. A conscientização foi formidável os alunos tiveram total atenção nas palestras principalmente nas imagens transmitidas que chocaram os alunos.
TEXTOS FEITOS PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, SOBRE O CIGARRO.
O CIGARRO
O cigarro é uma coisa que faz muito mal para a saúde, na minha casa os meus pais sempre falam que o cigarro acaba com a inteligência das pessoas, acaba até com o futuro bom que a pessoa devia ter. A pessoa que fuma não consegue trabalho digno, tem pessoas que perdem a família por causa do cigarro, não só por causa do cigarro mas também por outros tipos de drogas.
Já vi muito na TV de pessoas que chegam a morar na rua, o fumante quando não tem dinheiro pra comprar as drogas vende até móveis, objetos de valor de sua família. A pessoa que fuma pode até chegar a matar, roubar por causa do dinheiro.
O cigarro leva a pessoa até a morte ou pode deixar a pessoa com câncer, e essa pessoa vai sofrer muito, ninguém pediu para que ficassem assim, eles fumam porque querem, não pensam na família, nas crianças que vão passar dificuldades pela frente. O cigarro é o maior causador de doenças no mundo.
RELATO DO DOCUMENTÁRIO: CIGARRO
Pelo que vi no documentário o cigarro não é um bom produto, pois causa muito mal a saúde, o cigarro tira a vida das pessoas que fumam muito, o cigarro causa muitas doenças como: câncer, problema pulmonar, problema no coração e outros tipos de órgãos.
O cigarro é o causador de mais de 45% das mortes, será que o cigarro vale mais que a nossa vida? Quantas pessoas estão dando a própria vida pelo cigarro, porque será que em vez de comprar o cigarro não compram algo para seus filhos, algo para eles comerem, algo de saudável como frutas, legumes.
Porque será que as pessoas não pensam em si mesmo, será que eles não percebem que tem uma longa vida pela frente cheia de oportunidades.
O CIGARRO
O cigarro é uma coisa que quase todo mundo usa. O cigarro faz mal a pessoa que fuma. A pessoa que fuma não sabe o que tem dentro do cigarro: veneno de rato, barata, coco de vaca e muito mais tipos de porcarias. O cigarro vicia rápido além disso trás doenças incuráveis como o câncer de pulmão e o câncer de boca.
Teve uma palestra sobre o cigarro, aprendi que durante a gravidez é proibido fumar porque faz mal ao bebê. Se uma mãe fumar durante a gravidez a criança nasce com problemas de saúde e nasce feio, o cigarro causa mal hálito e manchas nos dentes.
O cigarro é uma coisa bem pequena, mas é muito perigosa porque vicia e produz doenças graves, mas tem pessoas que ficam viciadas sem saber que o cigarro faz tanto mal, há pessoas que não conseguem mais parar de fumar, há algumas pessoas que em vez de comprar frutas compram cigarro. Se você sabe quanto perigo o cigarro trás é melhor nem começar a fumar.
FOTOS DOS CARTAZES E HISTORIAS EM QUADRINHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS
- Logue-se para poder enviar comentários