Colégio Estadual Hiram Rolim Lamas - caderno II - etapa II

 

1. Introdução

Esse artigo tem como objetivo a construção de uma discussão sobre o trabalho interdisciplinar e a incumbência de um entendimento mínimo sobre as demais disciplinas.
A temática no texto dessa reflexão e ação parte do questionamento sobre a necessidade de que para trabalhar temas interdisciplinares é necessário que se conheça minimamente o trabalho dos professores das demais disciplinas,para que isso ocorra seria necessário que o planejamento do ano letivo escolar fosse organizado de forma a dar tempo para que professores de áreas correlatas tivessem a possibilidade de interagir com maior frequência,e que no início do ano todos os professores tivessem a possibilidade de visualizar um planejamento anual simplificado dos demais colegas afim de identificar temas que possibilitem essa interdisciplinariedade, uma das dificuldades para  isso é a escassez de tempo para esse planejamento inicial ocorrer, já que parte dessa semana é usada para discussão de temas vindos de outras esferas, apesar de sempre serem dedicados dias para isso e também a impermanência do quadro docente da escola.
Durante o ano a dificuldade está na possibilidade de adequar as horas atividades dos professores para que consigam se aproximar mais em conversas sobre a interdisciplinariedade.
Fica claro no texto que o professor de cada disciplina deve ter domínio pleno do conteúdo trabalhado,já o trabalho interdisciplinar exige uma adequação,sendo assim não se procura ou melhor não exige-se que cada professor seja um "Expertise"* em todas as disciplinas,mas que tenha a flexibilidade para correleacionar alguns assuntos, o que irá representar para os alunos que aquilo que estudam não seja tão desfragmentado da sua vida cotidiana e também que a conexão existente entre as áreas do conhecimento é capaz de aprimorar habilidades e pode tornar o aprendizado mais dinâmico e contextualizado.
O tema escolhido em concordância com os cursitas foi POLÍTICA e a maneira como os professores das disciplinas envolvidas trabalhariam em sala de aula.

 

2. Política

A palavra política está sustentada por uma expressão grega - polis, que quer dizer cidade e a palavra cidadania se fundamenta em um termo latino correlato - civitatem. Esses dois vocábulos nos remetem à vida em sociedade, com suas ações e atuações de direitos e deveres. Portanto a escola trabalha a cidadania, mas deve trabalhar a política, que está a ela associada. Ao estudarmos a cidadania devemos estudar também a política, dentro de um processo democrático. A escola tem função primordialmente social e quando a política se vincula à cidadania, elas se reinventam. 

A medida que a escola torna-se cada vez mais democrática, envolvendo os alunos nas discussões, ou seja mostrando na prática o que seria essa democracia plena, mais chances temos de preparar os alunos para serem cidadãos que lutarão por isso.

A escola tem o papel de ser referência para o aluno no que diz respeito a participação política, seja através de grêmios estudantis atuantes, seja na reivindicação dos seus direitos fora do ambiente escolar, com o objetivo de fazer de cada aluno, um autor de transformações sociais tanto individualmente quanto coletivamente.

Cabe também a escola ensinar a pensar a política como um bem comum que não deve ser tratada num disciplina específica, mas deve estar relacionada ao tema da cidadania , que  implica em participação e para que isso ocorra  é necessário um mínimo
de consciência e de conhecimento do que está acontecendo. De forma geral a população é muito alienada com relação à realidade política, à organização e funcionamento da sociedade. A maioria das  pessoas preferem manter distância da realidade que os cerca e afeta suas vidas diariamente a se envolver, ou se comprometer com algo .
De acordo com Delor:

                               "A educação para a cidadania constitui um conjunto complexo que                                         abraça, ao mesmo tempo, a adesão a valores, a aquisição de                                               conhecimentos e a aprendizagem de práticas na vida pública. Não                                         pode, pois ser considerada como neutra do ponto de vista ideológico". 

 

3. Proposta de atividades

PROPOSTA DE ATIVIDADES

*Na disciplina de História a proposta é a seguinte:
1º Discussão sobre a corrupção no Brasil desde o início da Política no país.
As trocas de favores, o poder local, os benefícios para o povo,
possíveis melhoramentos, nossos direitos e o exercício da cidadania.
2º Pesquisa - Período republicano no Brasil (1889-1930 República das
espadas. coronelismo, política dos governadores e política café com
leite).
Apresentação dos alunos em grupo e com temas diferenciados.
Levantamento de problemas referente a pesquisa e discussões.
3º Conclusão - Um breve comentário tentando relacionar a Política  do
Início da República e da atualidade, identificar diferenças e
semelhanças, possíveis soluções para esse problema no Brasil.
4º Interpretação de texto sobre o problema e a crise política no Brasil atual.
*Na disciplina de Química seria feito um histórico da química, iniciando-se na:
Pré-história - com a importância da descoberta do fogo.
Na Idade Antiga - Egípcios, gregos, fenícios e chineses, entre outros
obtiberam metais( ouro,ferro, cobre, chumbo etc), vidro, tecidos,
bebidas alcoólicas ( vinho e cerveja), sabões, perfumes e duas ligas
metálicas: o bronze (cobre e estanho) e o aço (ferro e carvão).
No antigo Egito, o fato mais notável foi a munificação de cadáveres.
Na Grécia, se destacou a defesa da cosntituição atômica da matéria.
Idade Média - Os alquimistas tinham dois grandes objetivos: obter o
elixir da longa vida; conseguir a pedra filosofal, que permitiria
transformar um metal comum (ferro, cobre, chumbo etc) em ouro.
Testando atingir esses objetivos, os árabes obtiveram muitas
substâncias (álcool, ácido clorídrico, ácido nítrico, ácido sulfúrico,
água régia etc) e construiram apetrchos químicos usados até hoje (por
exemplo almofariz e alambique).
Idade Moderna - Surge a qúimica médica ou latroquímica ( século
XVII).Nessa época, os químicos liderados pelo suíço Paracelso,
abandonaram as duas metas alquimistas e passam a descobrir substâncias
que curavam doenças(remédios).
No final  do século XVII , durante a Revolução Francesa, a Quimica, a
exemplo da Física, torna-se uma ciência exata, com Lavoisier ,
inicia-se na química, o método científico.
Idade Contemporânea - A química tecnológica surge a partir da Primeira
Guerra Mundial e ganha impulso com a Segunda Guerra Mundial.
*Na disciplina de Sociologia:
1º - A aula iniciará com uma série de levantamentos dos problemas
sociais do Brasil como exemplo: saúde, educação, habitação, trabalho,
desemprego etc (discussão em sala)
2º - A opinião dos alunos referente a esses problemas, possíveis causas
e soluções.
3º - Solicitação de uma pesquisa sobre alguns conceitos e definições
sobre: Política (origem, história, conceito), relação de política e
poder, formas de governo, formas de governo no Brasil, corrupção e
corrupção no Brasil.
A pesquisa deverá ser realizada em horário de aula, no laboratório de
informátoica da escola.
4º Uma apresentação dos alunos referentes ao que conheceram sobre os
assuntos pesquisados e como podemos relacioná-los com os problemas
sociais.
Fazer uma conclusão escrita sobre o questionamento: A relação da
política e os problemas sociais.
5ª Trabalho com um  texto e uma charge sobre corrupção no Brasil para
avaliar o grau de interpretação dos alunos.
Ainda na disciplina de sociologia uma outra possibilidade seria o
plano que segue:
Aulas: 8 aulas                                Disciplina: Sociologia
Objetivo geral: Entender a política como instrumento de intervenção social.
Objetivos específicos:
Reconhecer as inter-relações entre o Poder, a Política e o Estado, bem
como suas influências no cotidiano.
Compreender a ideia de participação política.
Avaliar as relações de poder presentes em todas as esferas da vida social.
Compreender “o que está por trás” dos interesses políticos.
Encaminhamentos Metodológicos: Debater com os estudantes o tema para
uma melhor compreensão estabelecendo um conceito básico de política um
caminho conveniente buscando a origem da palavra, isto é, de onde ela
veio e em que sentido foi usada no início.
Partindo desses elementos alguns estudiosos do assunto concluíram que
tratar de política é cuidar das decisões sobre problemas de interesse
da coletividade, e por isso definiram, política como “arte e ciência
do governo”.
Consideram que é arte porque comporta e exige muita invenção e uma
sensibilidade especial para conhecer os seres humanos, suas
necessidades, suas preferências, seus caprichos, suas virtudes,
visando encontrar um modo mais conveniente de conseguir a concordância
de muitos e promover o bem comum. E considerando como ciência porque
hoje existem várias ciências que estudam os comportamentos humanos
sendo assim torna-se possível estabelecer cientificamente algumas
regras a vida humana em sociedade e sobre como os seres humanos
deverão reagir a cada situação.
Por exemplo, quando um empresário estabelece as normas de conduta para
os trabalhadores de sua empresa, ele está exercendo poder sobre estes,
na medida em que pauta as formas de agir desses indivíduos no espaço
da empresa e no exercício de suas atividades profissionais. A base
para o exercício desse poder são as relações de produção da sociedade
capitalista, que permitem ao patrão determinar a conduta dos
empregados, desde que não infrinja as normas previstas na legislação.
Quando um governante, no exercício de sua função, estabelece normas e
regras sociais que devem ser cumpridas por todos, também estamos
diante de uma relação de poder.
Processos Metodológicos: Dividir a turma em grupos 5 a 6 alunos,
orientando-os a fazer uma simulação eleitoral dentro dos grupos de
discussão, dando total liberdade de criação aos alunos quanto a
escolha da legenda do partido “que criarão” os planos de governos de
tal partido, terá no mínimo quatro e o máximo oito metas.
Dentro do grupo, eleger em grupo secreto o “Governador ou Presidente’.
Ao final da tarefa, o “Governador ou Presidente” de cada grupo
defenderá suas propostas para toda a turma. Finalizando com uma
eleição.
*Na disciplina de Português:
Disciplina: Português
Tema: Política
Justificativa: Incorporar a diversidade sociocultural e a pluralidade
das vozes participantes dos processos pedagógicos.
Objetivos: Desenvolver práticas de ação-reflexão-ação com os educandos
para que estes participem das tomadas de decisões na escola,
juntamente ao grêmio estudantil, representantes de turmas, incentivar
a maior participação dos responsáveis nas ações do colegiado.
Conteúdo Estruturante:  O discurso como prática social.
Conteúdos Básicos: Oralidade, leitura e escrita.
Conteúdos específicos: Artigo de opinião. Texto dissertativo.
Metodologia: Através da sensibilização, por meio de dinâmica que volte
o olhar do grupo para a atual conjectura do país, colher críticas a
respeito do processo educativo que vivemos, como também contextualizar
escândalos que a mídia está divulgando.  Lendo artigos de opinião
contemporâneos, refletindo sobre os opositores dos textos trabalhados,
posicionando-se a respeito do tema polêmico, neste caso política,
para que de  forma coletiva construam-se argumentos, a fim da
elaboração individual de artigos de opinião.
Recursos: Textos de boa qualidade com o gênero artigo de opinião e
reportagens. Datashow.
Avaliação: Materialização do saber com as produções textuais, através
da participação individual no decorrer das aulas.
Referências: Olimpíada de Língua Portuguesa. Escrevendo o Futuro.
Leis: 9394/96, 11.465/2008 e a 10.639/2003.
*Na disciplina de Inglês poderia-se analisar e comparar as diferenças
entre as formas de governo no Brasil e em países de língua inglesa.
*Na disciplina de geografia :
1º -Identificar a importância da construção de Brasília no processo de
ocupação territorial do Brasil Central; • Compreender a situação
política Brasileira em que esse processo ocorreu; • Identificar as
conseqüências dessa mudança da capital brasileira.
Para iniciar a presente aula, será feita  a leitura do texto que trata
da construção de Brasília, disponível no seguinte link:
www.educacional.com.br/especiais/brasilia45anos/construcao_brasilia.asp
Após a leitura e debate será feita uma  sintese com  as principais
idéias sobre a construção da capital
2º Será mostrado aos alunos o mapa da votação das eleições
presidenciais 2014 disponível em:
http://www.google.com.br/url?q=http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2014/10/16/eleicoes-2014-vao-deixar-um-pais-dividido/&sa=U&ved=0CBYQwW4wAGoVChMIkaGCm7DMxwIVgkyQCh13Xgds&sig2=KNc8amFfMoWCchwAqXiMRQ&usg=AFQjCNG47UbIwK-tKpwbYoogXevGQd9Clg
Neste segundo momento os alunos irão debater com a intermediação do
professor suas opiniões sobre esse mapa eleitoral, para dar subsídio
aos alunos poderá ser feita a leitura da seguinte reportagem:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1530190-analise-divisao-e-socioeconomica-e-nao-geografica.shtml.
3º Os alunos deverão realizar em casa a tividade  de produção textual
na forma dissertativa relacionando a construção de Brasília, as
eleições presidencias e a influência das decisões políticas nas
mudanças no desenvolvimento regional do Brasil.
*Em matemática:
        Política é a arte ou ciência da organização, direção e administração
de nações, Estados ou políticas para alguma coisa. Nos regimes
democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se
ocupam dos assuntos públicos com o voto.
        Matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. A Matemática
estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Um
trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular
conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e
definições, estabelecer novos resultados.
        Como podemos constatar, ambas se caracterizam como sendo ciência de
algo ou para algo. A política é mais uma ciência que tem como pilar
fundamental a Matemática, visto que sem Matemática não se poderia
proceder:
A contagem de votos num sistema política democrático;
Não se poderia organizar um orçamento de estado para gerar um país;
Não se poderia proceder os censos para questionar a população, nem
poderia existir o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística).
A Matemática também possibilita a construção de tabelas e gráficos que
permitem uma leitura mais rápida para a população. A Estatística, ramo
da Matemática, permite coletar, organizar e representar
expositivamente todos o dados gerados em uma eleição.
*Na disciplina de Biologia a proposta é a seguinte:
INTRODUÇÃO
                Encarando os problemas ambientais atuais, o lixo é o maior deles,
dentro de diversas prefeituras no Brasil a fora.
        Tanto que foram criadas leis para tentar resolver essa situação.
Políticas que visam amenizar o problema ambiental, social e econômico
que os resíduos geram.
        As prefeituras tinham até o ano de 2014 para se adequarem a Política
de Resíduos Sólidos, muitas das quais ainda possuem lixões em seus
territórios.

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
        Com o crescimento econômico pelo qual o Brasil passou nos últimos
anos, um enorme problema surgiu, de acordo com O ECO (2015):
O consumo gera lixo. Nos últimos dez anos, a população do Brasil
aumentou 9,65%, enquanto que, no mesmo período, o volume de lixo
cresceu mais do que o dobro disso, 21%. Esta enorme geração de lixo,
entretanto, não é acompanhada de um descarte adequado...Só em 2012,
dos 64 milhões de toneladas de resíduos produzidos pela população, 24
milhões (37,5%) foram enviados para destinos inadequados.
        Segundo a REDE BRASIL ATUAL (2015), a Política Nacional de Resíduos
Sólido prevê o:
reaproveitamento e a disposição correta em caso de resíduos não
recicláveis, entre outras medidas ...elaborada para permitir o avanço
necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas
ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos
resíduos sólidos.
        Também é previsto na Lei de acordo com REDE BRASIL ATUAL (2015), os
seguintes itens:
* Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos:
dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão
e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na
Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.
• Também cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação
dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis
nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e
municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de
Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
        Com relação a importância dessa Lei, para o Brasil na questão do lixo
segundo O ECO (2015):
O lixo (resíduos sólidos) que produzimos é uma questão ambiental e,
como tal, não pode ser compartimentada a só uma entidade ou pessoa. O
ambiente é direito de todos, bem de uso comum do povo, e também
responsabilidade comum de todos. Assim, fabricantes, importadores,
distribuidores, comerciantes, o Estado, o cidadão e titulares dos
serviços públicos de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos são
todos responsáveis pela minimização do volume de resíduos sólidos e
rejeitos gerados, bem como pela redução dos impactos causados à saúde
humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos
produtos.
        Além de eliminar com os lixões das prefeituras, há a necessidade da
implantação de Logística Reversa segundo BRASIL (2015):
a) Embalagens Plásticas de Óleos Lubrificantes – O acordo setorial foi
assinado dia 19/12/2012;
b) Lâmpadas de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista – a minuta de
acordo setorial, concluída após negociações entre o governo e o setor,
foi aprovada em reunião do Cori e o próximo passo é a consulta
pública.;
c) Produtos Eletroeletrônicos e seus Resíduos – Foram apresentadas dez
propostas, já analisadas pelo MMA, e estão fase de negociação com os
proponentes.
d) Embalagens em Geral – Minuta de acordo setorial foi aprovada em
reunião do CORI e o próximo passo é submetê-la a consulta pública.
e) Descarte de Medicamentos – As propostas ainda estão em negociação.
        O limite era meados de agosto de 2014, mas muitas prefeituras ainda
não se adequaram as novas regras, conforme BRASIL (2015):
Deve-se ressaltar que a disposição inadequada dos resíduos sólidos -
seja na água ou no solo - constitui crime ambiental previsto pela Lei
n° 9.605 (Lei de Crimes Ambientais) desde 1998 e, portanto, o
adiamento do prazo não isentaria os municípios da obrigação
constitucional de proteger o meio ambiente e combater a poluição em
qualquer de suas formas incluindo, claro, a disposição em vazadouros a
céu aberto, os lixões.
REFERÊNCIAS
BRASIL Tire Suas Duvidas Sobre a Política De Resíduos Sólidos
Disponível em: http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/08/tire-suas-duvidas-sobre-a-politica-de-residuos-solidos
Acesso em: 28 de agosto de 2014,
O ECO Entenda a Política Nacional de Resíduos Sólidos Disponível em:
http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28492-entenda-a-politica-nacional-de-residuos-solidos/
Acesso em: 28 de agosto de 2014,
REDE BRASIL ATUAL Entenda o Plano Nacional de Resíduos Sólidos
Disponível em: http://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2014/08/entenda-o-plano-nacional-de-residuos-solidos-n-9118.html
Acesso em: 28 de agosto de 2015,

 

 

4. Conclusão

A conclusão a que chegamos é que todas as disciplinas tem capacidade de relacionar-se com as outras, porém isto exige um esforço por parte dos docentes para que essa prática inicie-se e possa ter continuidade, além do suporte material e assistencial por parte da equipe pedagógica e diretiva.

Apenas o fato de por parte da esfera federal estarmos tendo a oportunidade de participarmos dessa formação continuada, que permite a reunião com os pares para que possamos pensar essas práticas é um grande avanço em direção as mudanças que almejamos na formação de cidadãos conscientes a partir do ambiente escolar.

Colocar essa proposta em prática é um desafio a ser superado

5. Referências

http://educador.brasilescola.com/politica-educacional/cidadania-politica.htm

http://porvir.org/politica-democracia-tambem-sao-temas-para-escola/

http://institutocidadania.org.br/ensinando-politica-escola/

http://www.mundoeducacao.com/politica/como-funciona-sistema-politico-brasileiro.htm