DIVERSIDADE E PLURALIDADE
A Comunidade Escolar, sofre com um desafio que não pertence somente a ela ,mas também à sociedade como um todo.
Com as novas demandas da sociedade civil organizada, através dos movimentos pela redemocratização e as pautas de reivindicações por reconhecimento aos seus direitos, a escola, nesse momento, passa a desempenhar o papel de mediador desse desafio com a comunidade escolar e familiar.
Falar sobre legislações relacionadas aos direitos da criança e do adolescente, das mulheres, das comunidades indígenas, do campo, quilombolas e outras minorias que conquistaram espaço na legislação brasileira vêm redefinindo a ampliação do conceito de pluralismo e diversidade.
As dificuldades das escolas em abordar esses temas começam primeiramente, em torno da palavra diversidade. Há ainda vários questionamentos em torno de um tema tão complexo de ser abordado em sala de aula devido às diferenças relevantes existentes entre os grupos sociais e que conforme comentários do professor Miguel Arroyo anteriormente não eram explicitados; e o despreparo entre a comunidade escolar para abordar os possíveis conflitos de determinados temas.
Na perspectiva de uma proposta de formação humana integral e de garantia do acesso à educação e ao direito à aprendizagem, significa que a escola, na organização do seu trabalho pedagógico, deve levar em conta os referenciais culturais, especificidades de gênero, raça/etnia, religião, orientação sexual, valores e outras diferenças definidas a partir das histórias pessoais de sua clientela.
O professor enquanto sujeito que atua no espaço escolar também estabelece relações num contexto de pluralidade e diversidade com outros sujeitos, interagindo não apenas com os seus alunos em sala de aula, mas imprimindo suas influências em todo o espaço educativo, mediado pelos conhecimentos científicos, culturais, tecnológicos, filosóficos, artísticos e políticos.
A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de uma nova organização do trabalho e, a formação docente inicial e continuada contribui e intensifica o debate. Também é necessário que haja uma maior compreensão, esclarecimento e discussão desses temas entre os grupos que compõem o colegiado escolar para só a partir de então serem debatidos e levados para as salas de aula e compartilhados com os diversos grupos sociais.
E mais ainda, para que haja efetivamente resultados positivos precisamos que os movimentos sociais, responsáveis por determinadas conquistas que expressam as formas de resistência, suas sabedorias e sua visão de mundo, definindo neste processo de construção um universo de referência específico constituam não apenas um mecanismo de reivindicação de direitos e de justiça, mas também uma forma de afirmação de um patrimônio cultural específico.