Capitulo 1
Este caderno trata-se da explicação sobre quando se inicia a concepção de área de linguagem ela inicia-se na década 90 PCEM (2000) e em 2002 (PCNEM E PCN) linguagens códigos, Tecnologias, Língua Portuguesa , Língua Inglesa, Educação Física, Arte e Informática. Nas orientações curriculares em (2006) a área aparece com a mesma denominação :L P, Literatura , L Estrangeira Espanhol, Arte e Ed física e recentemente nas diretrizes curriculares nacionais gerais para a Ed Física dcneb 2010] dcneb a área passa a ser definida com o nome de Linguagem :. Português , Língua Materna , para população indígena ,Língua Estrangeira Moderna – Arte e Ed Física.
DNNEB 2010 possibilita que as áreas componentes construam suas próprias possibilidades.
(Linguagens, Língua Portuguesa, Língua Materna para populações indígenas: Língua Estrangeira Moderna, Arte, Educação Física . O artigo 16 diz que:
– os componentes curriculares e as áreas de conhecimento devem articular em seus conteúdos a partir a possibilidade abertas pelos seus referenciais, a abordagem de termos abrangentes e contemporâneos que afetam a vida humana em escola global regional e local, bem com o na espera individual. ( macro para o micro)
e nas DCNEB 2012 foi incluido em ARTE : diferentes linguagens : Cênica, plástica e obrigatoriamente musical.
Linguagem é algo amplo por exemplo uma palestra, capoeira ,pintar uma aquarela ,uma dança , teatro nos permite observar como o estudante se desenvolve com autonomia e nos leva a prática social e ao exercício de cidadania.Linguagem é entendida como conhecimento sócio-histórico construído .Desde a prática de um esporte ( futebol. Karatê, quando se escreve um poema, dança um forró em todas as ocasiões se produz sentido- de acordo com o discurso estabelecido e a intencionalidade do momento.
A área de linguagem é ampla e com posicionamentos éticos, estéticos e políticos de diferentes ideologias como por exemplo a ideologia por trás de ritmos como : MPB, Funk, Rap- Clássicos etc .ideologias permeiam toda a ação só cidadão e este deve estar atento a está situação.
A concepção do ensino médio é o da ampliação do potencial humano.
Conhecimentos sobre a linguagem
a- ampliação do saber através do uso de diversas linguagens.
b- conhecer a cultura- local nacional e internacional.
c- diversas linguagens e conhecer
d- mudança social- hegemonia para não ser dominado
e- entender a sua conduta e do próximo.
f- conhecimento do globalizado transcultural e digital. (Marcas linguísticas, étnica e culturais, o mundo digital).
Toda esta discussão podemos fazer ao ver o filme que brilhantente retrata a concepção do que vem a ser LINGUAGENS:
O enigma de Kaspar Houser diretor alemão Werner Herzog.
Procurar , observar e anotar quais são as relações entre linguagem . E a construção da linguagem.Imposição e opção linguagem entre reprodução e mudança social . ( Matriz e Filial )
Capitulo 2
O sujeito do EM e seu direito a aprendizagem e ao desenvolvimento humano na área de linguagem.
Segundo Foucault que concebe o humano não como categoria pré-histórica , ou a-histórica mas como produto de relações de poder que vão se constituída de modo diferente em lugares em tempos diversos , já Bakthim diz que o homem é uma construção histórica –
Ser sujeito inclui assumir que a heterogeneidade social discursiva deve ser concebida como produto de atividade de consciência. Ingo Voese (Analista do discurso.) 1940- 2007 acredita que na Consciência Global a corrupção,e a impunidade estão no coletivo imaginário do Brasileiro.
Na escola temos diversos sujeitos ( o discurso do educador e do extra muro) . Como por exemplo católico, ateu , metaleiro, funkeiro e o ecologista).
Deve se haver espaço para interação- opiniões debates e decisões o que está implícito praticar Ioga, jogar futebol , fazer pi lates – porque fazê-lo ? Quem tem acesso a que e porque – Que poder cada atividade confere ao sujeito: ex , onde mora, quem falará na reunião , quem tem propriedade de fazer uma correção... Quem terá a autonomia ? Ressignificar a educação e apropriar-se do conhecimento interdisciplinar é importante ( mundo digital, rodas de leitura, fóruns )
Pluralidade de Saberes:
1-Pluralidade
2- considerar o saber do aluno
3-compreensão, apropriação de várias formas de lgg (linguagem)
4- acesso crítico a patrimônio .
5- reflexão sobre as relações de poder (instituição ,politicas)
6- problematização das relações entre cultura , ciência ,tecnologia, sociedade e ambiente.
7- conceituar diversas tradições
8- historicidade como forma de desnaturalização.
9- pensamento emancipador
10- desenvolver prática refletidas
11-pensar produções e a transformação do conhecimento.
12- dilemas contemporaneidade que afetam a dignidade humana.
13- vivência no espaço escolar de experiência organizada para interesse específico
14- reflexão .