COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME PEREIRA NETO - REFLEXÃO E AÇÃO I - CADERNO 3 - Etapa 2 - Ciências Naturais

COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME PEREIRA NETO
Introdução caderno III – Ciências Naturais
PONTOS PRINCIPAIS (Introdução):
→ Manter a curiosidade e o desejo de compreender o mundo que os alunos possuem quando pequenos;
→ Discutir as poucas mudanças que ocorreram dentro da Escola e, as muitas que ocorreram na nossa Sociedade;  A Escola atual mudou pouca coisa em relação à antiga, enquanto os alunos desses “diferentes tempos” mudaram muito... a Escola deveria acompanhar essas mudanças e transformações da nossa Sociedade e não continuar da mesma maneira aplicando conteúdos e avaliações como se o tempo tivesse parado antes das mudanças acontecerem;
→ Ter conhecimento que as Ciências da Natureza estão presentes na sociedade e que todos os seres humanos, acabam por sofrer influência das consequências desses conhecimentos;
→ Utilizar a Tecnologia de forma benéfica a aprendizagem, aproveitando-se desta ferramenta para um melhor desenvolvimento do conhecimento e do conteúdo.

1. Contextualização e contribuições da área Ciências da Natureza para a formação do estudante do Ensino Médio.
PONTOS PRINCIPAIS:
→ Conteúdo fragmentado;
→ Divisão do conteúdo não leva em consideração a ampliação da aprendizagem dos estudantes; Prejudica a aprendizagem do aluno, pois o mesmo “tema” dentro de física e química, por exemplo, são tratados em tempos distintos ao longo do ensino médio, dificultando assim, o entendimento científico relacionado à natureza que é objeto comum de estudo da química, física e biologia;
→ Dificuldade de relacionar o conteúdo entre as disciplinas para facilitar a aprendizagem do aluno (falta de interação entre as disciplinas);
→ A decoreba desestimula o aluno, já que o conhecimento neste caso proposto, servirá basicamente para obter notas em exames (provas e vestibulares), ao contrário de quando relacionamos o conteúdo com o cotidiano do aluno, que instiga o mesmo a pesquisar, estudar, compreender, já que faz parte da vida dele;
→ Dificuldade que os alunos possuem de substituir o conhecimento das concepções prévias pelo conhecimento científico;
→ Importância do aprendizado da linguagem científica na padronização do conhecimento científico.

REFLEXÃO E AÇÃO:
“Comportamento do Esgana-gata”
Analise a questão e discuta com o seu grupo:

A) Quais são os conhecimentos que essa questão tem como objetivo avaliar?

INTEGRAÇÃO DA TEORIA E DA PRÁTICA!!!
Construção de explicações do aluno referente ao tema após observações;
BIOLOGIA: Relação Teoria (comportamento do peixe esgana-gata) com a prática (teste com modelos diferentes de peixes de cera em aquário com uma única amostra de material vivo), que pode ser desenvolvida pelo aluno; Nesta mesma prática, podemos relatar a questão da reprodução desta espécie, que, por sua vez, tem relação com o comportamento (faz parte do seu nicho ecológico) e a mudança de coloração (característica que chama a atenção o aluno!).

B) Discuta com seu grupo a importância de o estudante do Ensino Médio ser avaliado em relação a esses conhecimentos, de acordo com o que foi aprendido nesta unidade.

Integração da Teoria com a prática, levando-se em conta que é o aluno que investiga e tira as próprias conclusões de acordo com seu estudo, que está relacionado com o conteúdo; construção do conhecimento através das hipóteses levantadas, lembrando sempre que a ciência não é estática, ou seja, não é algo pronto.

C) Como o ensino das ciências da natureza, no seu contexto de trabalho, pode contribuir para o desenvolvimento desses conhecimentos?

Instigando os alunos para despertar nos mesmos a curiosidade e incentivando o mesmo a pesquisar para esclarecer essas curiosidades, levando em conta o seu conhecimento prévio sobre o assunto.