COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME PEREIRA NETO - Reflexão e Ação Caderno 1 - Texto 2

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME PEREIRA NETO

 

Refletindo sobre todo o processo de implantação de ensino no Brasil e no seu processo histórico,sabemos que este se deu para atender as necessidades da Elite Nacional que necessitava de uma formação : política, administrativa e intelectual, que atendesse aos seus anseios. A dualidade então se instalou com dois sistemas educacionais: um para o proletariado e outro para classe dominante. Enquanto a classe dominante tinha uma educação direcionada para o ensino superior e para os seus interesses de classe dominante, a classe popular, que eram os dominados(trabalhadores), se contentavam com a escolarização técnica focada apenas no mercado capitalista dos três setores : agrícola, industrial e comercial.

Esta dicotomia educacional, elite X classe popular, infelizmente ainda acontece. Apesar dos significativos avanços, sabemos que ainda é ínfima a porcentagem de pessoas que terminam o ensino básico e adentram o ensino médio com o foco nas universidades. Mesmo com as reformas do ensino e de muitas mudanças, sabemos que ainda temos desafios e muito o que melhorar no âmbito educacional do Ensino Médio.

Vários fatores interferem neste percentual, dentre eles : a opção do mercado de trabalho em detrimento aos bancos escolares e falta de incentivo da família que muitas vezes não vê o estudo como algo importante. Na maioria das vezes, os alunos têm que trabalhar para ajudar financeiramente sua família e acabam desistindo da escola.

Os desafios para a melhora Educacional são muito extensos. Entre eles a mudança curricular com conteúdos básicos universais, mais investimento na infraestrutura( pois está ainda é precária), investimento em pesquisa científica e também uma capacitação profissional mais sistemática, com mais políticas públicas desvinculadas de ideologias políticas que visem o bem pessoal em detrimento ao coletivo.

Sabemos que nas relações sociais o real investimento na Educação poderá reintegrar o sujeito à sociedade de forma mais equiparada, dando a ele pleno direito de sua cidadania. Melhorando o seu desempenho educacional, para que este galgue novos caminhos e enfrente os desafios da sociedade contemporânea.

Depois de muita reflexão e debate do grupo, resolvemos fazer uma pesquisa com o Ensino Médio de nossa escola.  Vivemos  uma nova realidade , porque  2014 é o primeiro ano de implantação do Ensino Médio na nossa escola. O colégio fica numa região periférica da Capital Paranaense, Curitiba. Percebemos o grande impacto desta desigualdade, tanto na infraestrutura como no que diz respeito as expectativas dos nossos jovens em relação a sua escolaridade e futuro.

Para comprovarmos nossas discussões, o grupo optou em aplicar um questionário na série inicial do Ensino Médio propedêutico com a intenção de   detectar , quais as possíveis causas  do abandono e defasagem nesta etapa de ensino, porque sabemos que esta diferença de perfil social é impactante e influencia muito no processo de ensino aprendizagem.

O questionário será uma sondagem do perfil social, cultural e econômico de nossa escola. O grupo percebe e concorda que a pesquisa é de suma importância, porque através dela, poderá adequar o Ensino Médio da escola, com medidas relacionadas ao perfil dos seus alunos.

Entendemos que a formação humana integral perpassa pelas especificidades de cada comunidade e por suas necessidades. Como sabemos a Educação no EM, não é voltada somente para o  acesso ao ensino superior, ou ao mercado de trabalho, e sim para a formação integral do cidadão, que considera a" omnilateralidade- que visa a formação científica, tecnológica, humanística, política e estética" ( página 34)..

 

Com a intenção de alcançarmos nossos objetivos, discutimos o Projeto Pedagógico da Escola e, direcionamos a pesquisa dentro dele para que o resultado venha a somar no desenvolvimento de metodologias nesta nossa nova fase implantação de Ensino .

 

" A escola não é a preparação para a vida é própria vida" Dewer

 

Em anexo o questionário aplicado e o resultado do mesmo.

 

 

COLEGIO ESTADUAL GUILHERME PEREIRA NETO

NOME:________________________________________________________________ IDADE:_______ TURMA:______

QUESTIONÁRIO

  1. VOCÊ TRABALHA? EM QUE?

 

  1. QUAL O GRAU DE ESCOLARIDADE DE SUA MÃE?

( ) FUNDAMENTAL INCOMPLETO

( )FUNDAMENTAL COMPLETO

( ) MÉDIO INCOMPLETO’

( )MÉDIO COMPLETO

( )SUPERIOR INCOMPLETO

( )SUPERIOR COMPLETO

 

E DE SEU PAI?

( ) FUNDAMENTAL INCOMPLETO

( )FUNDAMENTAL COMPLETO

( ) MÉDIO INCOMPLETO’

( )MÉDIO COMPLETO

( )SUPERIOR INCOMPLETO (QUAL CURSO?______________________)

( )SUPERIOR COMPLETO (QUAL CURSO?______________________)

 

  1. SE INCOPLETO O GRAU DE ESCOLARIDADE, EM QUAL SÉRIE DESISTIRAM DE ESTUDAR?

MÃE:_______________________________PAI:_____________________________________

 

  1. QUAL MOTIVO QUE OS FEZ DESISTIR?

MÃE:_______________________________PAI:_____________________________________

 

  1. PRA VOCÊ, QUAL É A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR?

 

  1. EM SEUS MOMENTOS DE LAZER, O QUE VOCÊ PREFERE FAZER?

( ) IR AO SHOPPING

( ) LER UM LIVRO

( ) ASSISTIR TV

 

  1. QUAL A ÚLTIMA VEZ QUE VOCÊ LEU UM LIVRO? COMO SE CHAMAVA O LIVRO E QUAL O AUTOR?

 

  1. VOCÊ JÁ FOI EM ALGUM TEATRO OU MUSEU? COM QUEM?

 

  1. QUAIS SÃO SEUS SONHOS (PROJETO DE VIDA) PARA O FUTURO?

 

  1. QUAL PROFISSÃO PRETENDE EXERCER? POR QUÊ?

 

11. O QUE TE LEVARIA A ABANDONAR A ESCOLA?

 

 

Resultado dos dados mais relevantes:

 

Quantidade de alunos analisados: 44

 

Faixa etária: 17% fora da idade escolar.

 

Trabalham? 13% sim.

 

Escolaridade dos Pais:

a)Fundamental incompleto: 55 %

b)Fundamental completo: 5 %

c)Médio incompleto: 7%

d)Médio completo: 18%

e)Superior completo: 2%

f)Alunos que não sabem a escolaridade dos pais: 13%

 

Motivos da desistência escolar dos Pais:

a)Cuidar dos irmãos: 9%

b)Trabalho: 26%

c)Escola distante (moravam no sítio): 13%

d)Alunos que não sabem porque os Pais desistiram: 52%

 

Importância do estudo para o Aluno:

a)Futuro Melhor: 17%

b)Melhor conhecimento: 22%

c)Oportunidade de emprego: 48%

d)Para ser alguém na vida: 13%

 

O questionário montado e analisado, diz respeito à relexão e ação do texto 2 (caderno 1) – Desafios para o ensino médio – que diz: REFLEXÃO E AÇÃO - “Caro colega professor, em um trabalho coletivo – envolvendo colegas professores, funcionários da instituição, membros da equipe gestora e os próprios alunos – levante dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua Escola.”

 

RESPOSTA:

O desafio fica por conta da quantidade de alunos matriculados no ensino médio em relação a quantidade de alunos que seguem até a conclusão, e ainda mais, com relação a taxa de reprovação que segundo os dados aqui apresentados é de 17%. Outro aspecto importante é o cultural, pois não há um acompanhamento dos pais sobre esses alunos em tal fase (EM); e isso é observado no baixo grau de escolaridade desses pais, que enxergam esses adolescentes não mais como filhos que precisam estudar e crescer enquanto seres humanos pertencentes a uma sociedade excludente, elitista e classificatória e sim como um meio de um ganho extra para a família, assim a escola fica em segundo plano, perdendo para o mercado de trabalho e este aluno passa a freqüentar o ensino noturno ou simplesmente desiste de estudar.

Além de que a taxa de matricula dos concluintes do Ensino Médio também caiu entre 2006 e 2010. Os dados apresentam uma defasagem muito grande no Ensino Médio diurno e noturno, o que agrava a situação é que ainda tem uma parcela de jovens entre 15 e 17 anos que não estão matriculados ou ainda estão atrasados devido a desistência em certa série, ou seja, ele não alcançou a aprovação (questão de idade e série correta), e são essas analises (dados) importantes para a avaliação do sistema educacional do país e sua capacidade de combater a pobreza.

Os números do ensino noturno são mais alarmantes, e aqui se insere a EJA (ensino jovens e adultos), que ainda somente é ofertado pela escola publica. Grande parte dos números referente ao abandono ou reprovação nesta fase do ensino, é devido ao grande numero de alunos que estudam e trabalham; Isto devido a um fator cultural impregnado no Brasil que afirma: “o trabalho também faz a juventude”.

É valido lembrar que no país não há uma destinação ao aprendizado para o aluno que trabalha e estuda.

Percebe-se que existem desafios impostos pela sociedade capitalista e opressora, que luta de um lado, para manter os ricos no poder e de outro lado a classe trabalhadora que deve ter ao seu lado políticas sociais que visam a qualificação do ensino médio publico de modo a qualificar o jovem estudante e isto deve acontecer em escolas preparadas e capacitadas para lidar com diversas situações e fazer com que seus alunos ganhem motivações para mudar a realidade social excludente imposta por um mundo imperialista e capitalista.

A pratica pedagógica parte da relação do homem com o trabalho ( capital/trabalho), mesmo sendo uma utopia a tentativa é de superá-lo. O trabalho é sim algo necessário, porem não é correto trabalhar aprendendo tão pouco. O trabalho é sim algo cobrado pela sociedade, porem não deve ser aceito pela mesma que estabelece divisões sociais externas onde alguns grupos sejam pobres e trabalhadores braçais e um outro grupo sempre rico e exploradores de mão de obra barata e com pouca qualificação, mantendo assim um status quo.

O objetivo é a busca de um modelo de educação que não busque apenas preparar para o vestibular ou para o mercado de trabalho, pois eles são mutiladores do aprendizado do ser humano, a formação deveria sim ser unilateral superando a visão de divisão social do trabalho e contemplando a construção de um cidadão integrado a construção social do país. Pretendemos assim a formação de um ser além de ético, capaz de entender e participar da vida publica do país como um sujeito crítico.

Neste ínterim a escola não pode ser vista entendida e aceita como um lugar que recebe alunos com saberes prontos e sim um lugar onde se aprende a confrontar esses saberes nos currículos.