P { margin-bottom: 0.21cm; }
REFLEXÃO E AÇÃO: E se todos os professores e professoras se perguntassem sobre o que os jovens e as jovens estudantes pensam e sentem sobre a escola de Ensino Médio? Seria possível surgirem desta abertura à escuta e ao diálogo alternativas para a superação dos crônicos problemas de relacionamentos e realização da vida escolar que afetam o cotidiano de muitas escolas?
O gênero Carta pode ser uma boa alternativa para a abertura do diálogo com os jovens estudantes. Que tal então produzir coletivamente uma carta dos professores e professoras endereçada ao jovem estudante de sua escola? Esta carta coletiva pode ser fixada no mural, entregue a cada um dos estudantes ou mesmo ser publicada na internet.
Curitiba, 02 de setembro de 2014.
Querido aluno,
Ontem li sua carta com muita atenção e carinho, realmente fiquei comovida com a sua situação. Não é nem um pouco fácil o que você está passando, tão jovem e com um problema deste . Sei que a carga é grande , pois você precisa trabalhar e estudar para poder ajudar seus pais e irmãos que precisam de sua renda para complementar a renda familiar. Você tem o meu apoio, e no que depender de mim não irá desistir de seus sonhos. Não concordo que deva deixar os estudos, e somente trabalhar. Sabe sempre digo que o sonho alimenta a alma e realmente acredito nisto. Então pense com carinho e siga meu conselho: continue a estudar, vá em busca de seus objetivos.
Sabe, você tem um grande potencial, é inteligente, dedicado e bom menino. Não deixe que as adversidades e que os problemas de viver em um país em desenvolvimento te atinjam. Temos que ser forte , pois não é fácil para ninguém. Não perca a esperança tenha foco, força e fé. Conheço várias pessoas que também viveram momentos difíceis, mas não desistiram foram em frente e hoje são pessoas felizes, que alcançaram o equilíbrio entre o material , emocional e o espiritual.
Falo isto porque acredito que a felicidade está em dar valor a essência do ser humano. Devemos correr atrás de nossos objetivos e mesmo diante dos problemas não desistir. Seguir...Bom, caso precise de mim, estou sempre de portas e coração aberto. Só te peço para vislumbrar um futuro diferente fazer uma faculdade! Você merece , ou melhor não é que mereça, mas é um direito seu de cidadão ter novas oportunidades.
Caso precise conversar e trocar ideias estou pronta para te ajudar, porque sei que precisa de alguém que lhe estenda a mão, e eu como professora posso fazer isto . Meu querido já passei por situações muito difíceis e tive ajuda de pessoas amigas, e é claro de Deus !E se eu tivesse desistido certamente hoje eu não estaria aqui te escrevendo esta carta. A escolha é sua ,mas pense com carinho no meu conselho. Avante meu jovem, o mundo é dos fortes e dos que não desistem... Vá em frente, sempre!
Com carinho
Professora Danielle
Em anexo, Cartas redigidas por alunos de nossa escola, em resposta a carta da professora.
Obs.: Cartas enviadas no formato original, sem reescrita ortográfica.