COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME PEREIRA NETO - Etapa II caderno II CIÊNCIAS HUMANAS

Formação de professores do ensino médio
Etapa II
caderno II
CIÊNCIAS HUMANAS
A integração das ciências humanas como projeto pedagógico
Reflexão e Ação:
Este caderno começa fazendo-nos uma breve reflexão sobre a memória da juventude dos anos entre os anos de 80 e 90, e para tanto resgata uma reflexão a respeito e uma banda chama Legião urbana, banda esta que fez muito sucesso no meio jovem deste período e que buscavam por meio da arte musical expressar todo seu sentimento, fosse ele um sentimento voltado a  criticas a respeito da politica nacional, duvidas, incertezas, sentimentos e percepções de projetos de mundo, foi utilizado nos texto original do caderno aqui em questão, ciências humanas, as seguintes expressões “gente de verdade”, “começar de novo” e “um por todos e todos por um”, no sentido da representação de uma angustia juvenil, expressas nas letras poéticas das musicas, objetivos e a materialização das reflexões, ou seja, das transformações dos sonhos em realidade. Sendo também este o objetivo deste curso e deste caderno, transformar o sonho pedagógico de uma educação pautada na qualidade do professor, da instituição e na valorização dos conhecimento previamente adquirido pelo aluno, além de fazer com as  disciplinas não sejam, ou não fiquem isoladas cada uma em seu micro horário de aula, sem conversarem entre si, fazendo com que cada um  trabalhe a seu modo, e de certa maneira prejudicando o aluno, e toda uma geração de jovens.  
É claro e notório o tremendo contrassenso existente nas escolas públicas brasileiras, no que diz respeito às desigualdades sociais, exclusão, levantadas em movimentos populares, espalhados pelo país, o reflexo destes movimentos são evidenciados posteriormente na constituição de 1988, e ao longo dos anos surgiram as diretrizes curriculares, que não são fixas e acabadas, pois estão em constante processo de transformação e aperfeiçoamento, (assim como os PPP, as gestões democráticas e os DCNEM etc), pois assim, também o é a nossa sociedade.
Os DCNEM, que já passaram por muitos processos de transformações, buscando com certa razão a formação humana integral, e neste interim, não podem ficar esquecidos, as articulações das experiências vividas pelos alunos, seus saberes, as suas configurações e atitudes, ética, o exercício da democracia e da cidadania, o despertar da criticidade em relação a si mesmo, ao lugar em que vivem, a nação de modo geral e ao mundo. E pensando sempre na articulação com as diversas disciplinas (interdisciplinaridade), cabe aqui, também pensar em direitos sociais, diversidade cultural e questões ambientais.
Não se trata de uma unificação das matérias, conteúdos etc, isso seria impossível e nenhum pouco saudável muito menos viável. Trata-se dos professores buscarem, ampliar mais seus conhecimentos e também a criatividade para melhorarem suas aulas, posturas e o diálogo com seu pares, e não me refiro apenas a professores da mesma disciplina, mas de muitas outras, para assim praticarem a interdisciplinaridade e o aluno não ter uma matéria completamente isoladas umas das outras com assuntos e temas completamente desconexos.

CONTEÚDO: A peste negra

Material de apoio: Vídeo – a peste negra
                            Vídeo – motivos pelos quais devemos agradecer a peste negra (fatos desconhecidos).

Tema: a peste negra
Período: Baixa idade média
Séc. XIV

TRANSVERSALIDADE:
- Além da disciplina em foco (história): Geografia, Inglês, Português (Literatura), Arte.

- GEOGRAFIA – Exemplo: pela localização, de onde veio a doença, onde se instalou, a questão demográfica, taxa de natalidade e mortalidade.

- INGLÊS – Por ser na Europa, quais seriam línguas faladas ali.

- BIOLOGIA/CIÊNCIAS – Conceito de higiene, seja com relação ao corpo humano ou cidades, taxa de natalidade e mortalidade.

- PORTUGUÊS – As próprias palavras colocadas no texto em anexo que tem a dicção diferenciada (trabalho com vocabulário e dicionário).

- ARTE – Periodização: baixa idade média, séc. XIV.
Pode-se trabalhar com vitrais das igrejas católicas (artes sacras e suas inúmeras nuances).
Exemplo: a tela: O GRITO  ( 1893 )  Apesar de ser já do século XIX, retrata o espírito do medieval.
Video: THE SCREAN, com trilha sonora: Great Gig in the sky (grande gig no céu) do pink Floyd.