O texto apresentado para estudo tem como objetivo uma reflexão acerca de realidade atual na etapa do “Ensino Médio”, conhecida de forma universal e que designa em todos os países como a etapa do ensino situada entre a educação elementar e o ensino superior. Dessa forma essa etapa destina-se a educação de jovens e adolescentes.
No Brasil o Ensino Médio é considerado o mais problematizado na história da educação, devido aos vários fatores de enfrentamento socioeconômico que atingem a população jovem.
Essa educação enquanto Ensino Médio não pode concentrar exclusivamente para conteúdos de acesso ao ensino superior, tampouco para o mercado de trabalho. Portanto, o texto nos remete a uma reflexão para a superação de um ensino que prepare somente para o trabalho ou acesso ao ensino superior, mas que sim o Ensino Médio, busque uma formação humana que garanta ao adolescente jovem e adulto trabalhador ou não, o direito de uma formação completa para a leitura do mundo e para atuação como cidadão, sujeitos capazes de participar e transformar esferas públicas e privadas, buscando uma sociedade mais justa.
Constatamos que os princípios propostos para o EM buscam o trabalho como princípio educativo, as ciências, tecnologia e cultura.
Em seu cotidiano o EM deve adotar concepções comum e igualitária com uma organização curricular sem prejuízo da garantia da formação humana integral. Uma formação com aspectos científicos, humanistas e culturais com competência técnica e compromisso ético, com uma atuação profissional voltada à transformações sociais, políticas e culturais.
Concluímos que diante de tantos desafios para o sucesso do EM o maior é a garantia de uma educação pública, gratuita e de qualidade, com base igualitária destinada a adolescentes, jovens e adultos, urbano ou rural, diurno ou noturno, quilombola ou ribeirinha respeitando assim a singularidade do contexto social político educacional.
Através do debate coletivo dos professores cursistas, observamos no cotidiano a efetivação de práticas pedagógicas condizentes DCNEM, como os exemplos que seguem:
- Coleta de dados sobre a violência doméstica municipal, análise de dados e percepção à realidade.
- Uso constante de temáticas atuais para estudos e reflexões disciplinares.
- Relação teoria e prática efetivada com o uso dos laboratórios ou com exemplificaçòes reais e cotidianas.
- Pesquisa de campo sobre a realidade social do município, seus aspectos positivos e negativos e possíveis intervenções;
- Levantamento de dados sócios econômicos e sociais do aluno para conhecermos a realidade da Escola.
Como estas, muitas outras ações ocorrem, que direcionam ao cumprimento do que está posto nas DCNEM, porém muito há que se avançar em direção a superaçao da dualidade do ensino e da conquista da formação integral.