COLEGIO ESTADUAL DO CAMPO EVALDO TALYULY. NRE TOLEDO

TEMATICA lll

O currículo do EM, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral

Transformar o conhecimento prévio que o aluno traz de sua vivência (senso comum) para o conhecimento científico, desta forma pretendemos formar cidadãos capacitados para interagir com a sociedade.
A escola tem por objetivos transmitir conhecimentos científicos aos educando de forma clara adequando-os à sua realidade.
Articulando o conhecimento científico com o senso comum do educando.
As relações são um tanto quanto divergentes, pois vivemos num sistema capitalista, imediatista, onde o que importa para os alunos é viver o dia a dia. O que nem sempre a Escola oferece na sua totalidade. Assim sendo, muitos alunos abandonam a escola para trabalhar e suprir essas necessidades.
Partindo do conhecimento prévio do aluno fazendo uma co-relação com o conhecimento científico, formando cidadãos críticos capazes de transformar a sua realidade e, consequentemente a sociedade.  Desta forma faz-se necessário a elaboração de currículos interrelacionados.
Prescritiva- currículo prescrito ou formal: quando se explicitam as intenções, conteúdos…ao se planejar uma proposta pedagógica.
Real- currículo vivo, currículo real ou currículo em ação: adquire materialidade por meio das práticas vivenciadas nas salas de aula.
Currículo oculto: decorrente das relações entre educandos e educadores nos momentos formais e informais nos quais trocam ideias, valores.
Revendo os conteúdos acima descritos chegamos a conclusão que os três devem estar interrelacionados.
O crescimento intelectual dos seres humanos só acontece através de mudanças, então faz se necessário uma revisão contínua do currículo do EM.
Tínhamos antes um ensino descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acumulo de informações. Ao contrário disso, buscamos dar significado ao conhecimento escolar, mediante a contextualização, evitando a compartimentalização mediante a interdisciplinaridade; incentivar o raciocínio e a capacidade de aprender.

GRUPO DE ESTUDOS DO PACTO

LUCIANA AUREA TEGONI
LUCINEIA DE CARVALHO FAVERO
JORGE CLAUNIR RIBAS
ADELIA APECARIDA DA SILVA
EDSON DE JESUS MEDEIROS
EDSON FERNANDO PINHEIRO
EVANDRO RABELO ULRICH
LUCIANE SANT’ANA MORAIS
MARCELO BATISTA MAIA
ROSELEI GUNDES DIAS
SUELY APARECIDA BRISQUELEAL TOPAN