COLÉGIO ESTADUAL EUCLIDES DA CUNHA - ETAPA-II , CADERNO-II
PROFESSOR: Jilsomar Cardoso de Medeiros
ESCOLA: COLÉGIO ESTADUAL EUCLIDES DA CUNHA-ENSINO FUNDAMENTAL MÉDIO E NORMAL.
MUNICÍPIO: Matelândia - PR
INTERDISCIPLINARIDADE
No texto podemos verificar que os estudos apresentados pelos autores que se interagem são de pequeno número, e os que existem tem a concordância por parte dos autores em vários pontos. Tomar emprestado de outra disciplina exige assumir o que Janice Lauer chamou de "encargo da compreensão". É necessária uma compreensão mínima do que se trata a disciplina, incluindo os conceitos básicos, modos de investigação, termos, categorias de observação, técnicas de representação, padrões de prova e tipos de explicação.
A Interdisciplinaridade é definida como um processo de integrações mútuas entre várias disciplinas e áreas do conhecimento, que é capaz de romper as estruturas de cada uma delas para alcançar uma visão única e comum do saber, trabalhando sempre em parceria.
O trabalho interdisciplinar é de suma importância na vida do educando, pois o conduz a estudar um tema em que é possível ser trabalhado em diversas disciplinas e possibilita seu amadurecimento tanto na teoria quanto na prática.
Para haver a interdisciplinaridade é imprescindível que haja não somente o domínio do conhecimento específico de cada disciplina, ou específico do conteúdo abordado, mas sim de conceitos e informações particulares que estejam integradas às outras disciplinas ou áreas do conhecimento para constituir o saber amplificado da realidade para o estudante.
Não convém apenas relacionar um conteúdo específico de determinada área do conhecimento a outro sem haver um aprofundamento dessa abordagem, mas precisa-se entender como o tema é abordado na outra disciplina e qual é a relação entre ambas.
E para isso, também, é preciso ter conhecimento específico das outras áreas do conhecimento científico. Para tanto, a formação continuada do professor é de fundamental importância, pois são nesses momentos que se consegue compreender de que forma podem ocorrer adequações necessárias.
Exemplos: em Geografia, ao trabalhar zonas climáticas, trabalha-se os tipos de vegetação que se adapta nos climas específicos, relacionando-os com a Biologia para identificar a biodiversidade específica da região que venha a favorecer a produção, na disciplina de História ao compreender a ocupação populacional de uma região mais propícia à produção de alimentos ou desenvolvimento econômico, na disciplina de Sociologia com a relação à convivência coletiva das pessoa em determinadas condições e, ainda, na disciplina de Matemática com a análise e estudo de dados numéricos sobre clima, vegetação, ocupação humana, produção de alimentos, economia, entre outros.
Reflexão e Ação 2
Na continuidade das reflexões sobre o processo de humanização do trabalho pedagógico, dos conteúdos disciplinares e da própria escola. Desenvolvemos pesquisa como os alunos abordando a temática “Quais são seus valores atuais, seus planos para o futuro, e como eles se imaginam daqui a 10 anos”. A questão foi proposta aos estudantes de Ensino Médio dos três períodos de aula (manhã, tarde e noite). As respostas foram apresentadas de forma escrita e assinalaram resultados que apontam que o jovem do Ensino Médio continua dando destaque a valores considerados tradicionais, como família, trabalho e estudo. Mesmo não destacando estes mesmos valores como atuais, quando se reportam ao futuro acabam revelando o que realmente anseiam. A seguir os resultados
TABELA 01 – ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO – MANHÃ
Entrevistados
Em 10 anos
pretendem estar com Total
Faculdade 69
Moradia fora de Matelândia 60
Casa Própria 53
Casado 46
Emprego 42
Filhos 28
Família 28
Bem sucedido financeiramente 28
Morar em Matelândia 20
Carro 12
Solteiro 12
Viajar 7
Empresa 4
Pós Graduação 3
Com Banda 2
Carreira militar 2
Fonte: Questionários respondidos
TABELA 02 – ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO - TARDE
Entrevistados
Em 10 anos
pretendem estar com Total
Faculdade 15
Casado/família 12
Bom salário/independência financeira 12
Casa Própria 6
Filhos 4
Carro 3
Estar com pessoas que ama 1
Fonte: Questionários respondidos
TABELA 03 – ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO - NOITE
Entrevistados
Em 10 anos
pretendem estar com Total
Família 43
Faculdade 42
Casa Própria 33
Emprego 31
Filhos 30
Casado 26
Carro 25
Bom salário 16
Empresa 4
Bem sucedido financeiramente 3
Não morar em Matelândia 2
Pós Graduação 1
Fazenda 1
Solteiro 1
Skate 1
Igreja 1
Fonte: Questionários respondidos
Reflexão e ação III
Compreender os fenômenos históricos e culturais da organização curricular é fundamental para uma prática pedagógica coerente, para que, apesar dos limites e possibilidades, possamos superar a fragmentação dos conhecimentos, numa tentativa de buscar sentido e significado dos saberes produzidos pela humanidade.
Dentre as contribuições das Ciências Humanas para a compreensão da relação entre a juventude e a Educação, consiste na aprendizagem fomentar conhecimentos emancipatório, voltados aos dilemas da nossa contemporaneidade, destacando a aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos.
Nesta perspectiva de desnaturalização da realidade, sem atitude de conformismo, se faz necessário o estranhamento com postura de investigação, pesquisa, problematização e sensibilização, sem indiferente as necessidades e realidades vividas pelos jovens.
Na área de Ciências Humanas devem ser trabalhadas questões a ciência, a cultura, o trabalho e a tecnologia, para que os sujeitos não achem que tudo é natural, mas sim estranhar o próprio mundo, o cotidiano, as vivencias e experiências individuais ou coletivas, rompendo atitudes de indiferenças e incompreensões na relação com o outro e com os problemas que afetam a comunidade, os povos e a sociedade.
Assim no Ensino Médio, o desafio da analise da sociedade em cada uma das séries, é um exercício de autoconhecimento, onde através da imaginação o estudante compreende, problematiza e resignifica sua própria experiências e a situa no âmbito de permanência e rupturas em diferentes escalas: locais, regionais, nacionais, e mundial.
Para tanto num processo de seleção de conteúdos e conhecimentos, propomos para as séries iniciais do Ensino Médio:
1ª série; Fundamentação da disciplina de História. Resgate da História da Humanidade, desde os primórdios até às primeiras civilizações, abrangendo os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais.
2ª série: Contexto da colonização da América, analisando o choque da “humanidades”. Movimentos humanísticos: Renascimento, Reforma Religiosa e Iluminismo, resgatando valores greco-romanos. Grandes Revoluções: Inglesa, Francesa e Industrial.
3ª série: Século XX e suas mazelas. Brasil: Da Republica(Oligarquia, Ditadura, Populismo, Redemocratização) à atualidade.
Devido a abrangência da disciplina de História, é possível trabalhar a interdisciplinaridade em todos os conteúdos e séries, com as Ciências Humana, bem como com as demais disciplinas.
Um modelo de Projeto interdisciplinar de Ciências Humanas:
Tema: Pão e Circo.
História: O contexto histórico;
Geografia: Localização, fatores naturais e econômicos;
Sociologia: Problemas sociais;
Filosofia: Pensar e agir do ser humano.
Desenvolvimento: Recortes de vídeos, leitura de textos que apresentem as condições da sociedade romana e a prática do Pão e Circo.
Trabalho de campo: Pesquisa, entrevistas, recortes de jornais, fotografias, internet, músicas, vídeos, buscando os problemas sociais atuais.
Seminário: Apresentação do resultado do trabalho de campo.
Produção de textos, desenhos, slides, vídeos, apresentando mudanças e permanências, bem como a compreensão que historicamente o povo é sempre manipulado e alienado para que a burguesia atinja seus objetivos.
Avaliação: Através da observação nas atividades: Trabalho de Campo, Seminário, Produção, envolvimento e compreensão histórica.
Desta forma a Ciências Humanas, tendo como objetivo o mundo social, familiar, tanto no presente como no passado, busca a formação humana integral das diferentes juventudes do Ensino Médio, para que sejam jovens preparados e engajados em processos de discussão e de articulação sociopolíticos solidários, democráticos e participativos.
A proposta do projeto foi a de promover uma mostra com os conhecimentos adquiridos ao longo do trimestre, utilizando maquetes, cartazes, painéis, áudio e vídeo.
Reflexão e Ação IV
Projeto Novo Leste Europeu
Justificativa
Motivar alunos a conhecerem mais sobre a questão politica mundial e outras culturas, tendo como base o conteúdo de Geografia estudado.
Público Alvo
Alunos do 9º do ensino fundamental.
Professor Orientador
Ronald Silva
Disciplina: Geografia
Países tabalhados
• República Tcheca – Praga
• Hungria – Budapeste
• Romênia – Bucareste
• Eslováquia – Bratislava
• Bulgária – Sofia
• Eslovênia – Liubliana
• Croácia – Zagreb
• Montenegro – Podgórica
• Sérvia – Belgrado
• Albânia – Tirana
• Bósnia Herzegóvina – Sarajevo
• Macedônia – Escócia
• Chipre – Nicósia
• Armênia – Ierivan
• Bielorússia – Minsk
• Azerbaidjão – Baku
• Ucrânia – Kiev
• Geórgia – Tibilisi
• Rússia (região oeste) – Moscou
• Turquia – Ancara
• Moldávia – Chisinau
• Estônia – Talliin
• Letônia – Riga
• Lituânia – Vilnius
• Polônia - Varsóvia
Dinâmica da Mostra
Alunos do 9º ano, divididos em grupos, receberam colegas e professores em suas respectivas salas.
Durante a realização da Mostra, os grupos, utilizaram recursos como vídeo, áudio, Banners, entre outros recursos, mostrando todos os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais de cada pais do Novo Leste Europeu.
O Professor de Educação Física, auxiliou os alunos na pesquisa pelo esporte de cada nação, forma de treinamento realizado, histórico de competições e curiosidades do esporte, a Profa. de Inglês trabalhou o idioma inglês e suas influências nesses países, a Profa. de Arte orientou os grupos na elaboração de cartazes. banners e na forma de organização do stand para a apresentação do trabalho.
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