Colégio Estadual Ernani Vidal - O aluno do Ensino Médio

   Atualmente o aluno do ensino médio encontra-se desmotivado devido à transformações que vem atingido a juventude brasileira de muitas formas, pois, ao lado de demanda por maior escolaridade, por melhor formação para o trabalho ou para a vida, há a diminuição absoluta da oferta de empregos, com exigências de uma qualificação mais aprimorada, mesmo que não apresente experiências anterior, ao emprego ofertado.  Ao mesmo tempo, faltam espaços sociais e de vivência cultural, sendo a escola pública, de certa forma, um dos únicos espaços públicos que restaram, pois a urbanização acelerada não foi acompanhada de investimentos públicos em equipamentos sociais e culturais. A iniciativa privada assumiu, em função de seus interesses, a criação de áreas de convívio, como shopping centers, concebidos para o consumo, o que não favorece as classes menos favorecidas, mas que, por isso, promovem mais facilmente a segregação econômica que a vivência cultural coletiva, não sendo espaços públicos, portanto. Isso tudo tem levado os jovens, em escala sem precedentes, a permanecerem na escola após o ensino fundamental para se qualificarem a potenciais empregos, para o trabalho autônomo, para o acesso ao ensino superior, ou simplesmente em busca de convívio social e cultural. Cada um desses anseios constitui, por si só, um direito indiscutível, mas que nem sempre é reconhecido por escolas, cujo projeto pedagógico foi concebido noutras circunstâncias e para outro público, e que hoje estão em descompasso com sua própria constituição social, uma vez que não só seus alunos mas também seus professores são predominantemente originários das camadas populares. Hoje muitos alunos que não tiveram preparado adequado e que por cotas entram em cursos superiores não conseguem dar continuidade a seus propósitos e conseguem pelo menos recorrer há um pós-médio, que nem sempre proposto por todas as escolas estaduais.