Colégio Estadual do Campo Paulo Freire (Francisco Beltrão – PR)

Colégio Estadual do Campo Paulo Freire (Francisco Beltrão – PR)

Reflexões sobre Organização e Gestão Democrática da Escola.

A busca por uma sociedade justa passa pela formação escolar. Democracia na escola é importante para que os alunos percebam como a gestão democrática leva a transformações positivas, demonstrando que todos podem e devem participar do processo de escolha ou decisão que leva ao cumprimento de ações que privilegiem a igualdade, o pluralismo e a valorização de todos os integrantes da comunidade escolar.
Para que a Gestão Democrática seja praticada, primeiramente há a necessidade de se realizar as eleições para diretores. Entretanto, neste ano de 2014, não ocorrerá eleições de diretores e diretoras de escolas, atitude essa que ocorreu sem que houvesse uma consulta ou um debate com a comunidade escolar. Vemos que essa atitude em nada se aproxima ao ideal democrático que buscamos cumprir nas escolas. 
Em nossa realidade, neste ano, podemos afirmar que o coletivo de professores e professoras participou das decisões que afetam a vida da escola. Assim, concluímos que não houve exclusão do corpo docente e, tão pouco, motivos para tal. Nesse sentido, a inclusão dos docentes se deu de forma coesa proporcionando, o pleno cumprimento do PPP, em um trabalho articulado, interdisciplinar entre os educadores.
  A discussão que uma gestão democrática proporciona, como foi o nosso caso, permite aos professores autonomia para desenvolver o trabalho em sala de aula, e liberdade para participar de tomadas de decisões que envolvam a realidade escolar. Para que esse processo realmente se efetive, como sugestão, é que sejam ampliados os espaços e horários para informes e debates sobre assuntos que venham ao encontro de interesses da escola e/ou dos envolvidos.
Nossa escola tem um Conselho Escolar instalado, mas, não fomos comunicados das decisões tomadas durante o ano letivo. Uma ação tomada pelo grupo é buscar junto a direção ( presidente do conselho ), informações e decisões tomadas por este.
Quanto ao Grêmio Estudantil na escola, há participação em atividades e datas comemorativas. Contudo, para que melhore e se efetive a atuação dos integrantes nas tomadas de decisões e na compreensão da realidade escolar, sugerimos que haja formação através de grupos de estudos, em período contrário, promovendo o protagonismo juvenil, fomentando lideranças que colaborem para a real Gestão Democrática.
  Para superar a prática patrimonialista existente na escola, é importante conscientizar a comunidade escolar para que as ações não sejam interpretadas apenas para um grupo de pessoas, caracterizando projetos egoístas que não condizem com a democracia. O que dificulta a participação das tomadas de decisões por parte dos pais na escola é porque, muitas vezes, eles não estão inseridos nos debates acerca de assuntos relacionados à educação.
O PPP da nossa escola contempla a realidade da comunidade onde esta inserida, mas é importante que se faça uma reformulação da proposta, primeiro porque se trata de uma exigência da LDB, depois para a inserção de novos projetos. Cumprir o PPP é trabalhar em sala de aula privilegiando a formação de sujeitos autônomos e capazes de intervir em sua realidade buscando efetivar os princípios democráticos. Nesse sentido, a participação de toda comunidade escolar na formulação e reformulação do PPP promove a busca de uma escola que atenda aos anseios e desejos de uma sociedade que contemple a justiça e a igualdade para todos.    

 

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Cursistas: Claudiney de Oliveira, Ieda Ines Reinehr, Mari Ane Trentin de Carli, Raquel Lazarotto, Regiane Maria Kielba, Tais Naiana Reolon, Patrícia Blange, Maria de Lourdes Fernandes.