Diante do todo o processo histórico da Educação são grandes os desafios e enfrentamentos no Ensino Médio que vão contribuir para a naturalização das diferenças e das desigualdades sociais, que ainda existentes após uma conquista histórica de uma construção tardia, na qual não devemos aceitar qualquer retrocesso. Mas o maior enfrentamento é no Ensino Médio noturno que são alunos trabalhadores que tem necessidades financeiras e conclusão do Ensino Médio. Muitas vezes eles não conseguem conciliar estudo e trabalho e acabam desistindo de seus estudos. É inadiável o enfrentamento desse problema ao acesso e a permanência dos alunos trabalhadores que levam a desistência de seus estudos, e acontece a repetência ou ingresso tardio. E para chegarmos à universalização do Ensino Médio, são necessários motivação ou estímulo por parte da família, da escola e da sociedade, isto é fazer com que os alunos sejam conhecedores das necessidades da conclusão do Ensino Médio. Isso deve acontecer no ensino fundamental com uma formação integral com princípios pedagógicos, que tornem a educação humana um grande desafio, que através da formação integral e contínua os alunos terão a intenção ou possibilidades de cursar até então o Ensino Superior para buscar melhorias na qualidade de vida e consequentemente no trabalho.