Ensino Médio e Formação Humana Integral
O currículo integrado no ensino médio em suas diferentes modalidades, tal como o entendemos enquanto formação humana integral, é um direito do trabalhador brasileiro, uma necessidade premente e atual, uma conquista histórica e uma construção tardia na qual não devemos aceitar retrocesso.
É fundamental garantir uma base igualitária para todos. Assim, o EM profissionalizante
ou não, destinados a adolescentes, jovens ou adultos, urbanos ou rural, diurno ou noturno, indígina, quilombola ou ribeirinho deve ser concebido a partir de uma concepção comum, igualitária.
È preciso portanto, incorporar ao currículo conhecimentos que contribuam para a compreensão do trabalho como principio educativo, que permita a compreensão do significado econômico, social, histórico, politico, e cultural das ciências, das letras e das artes.
Na busca pela conquista da aprendizagem de qualidade, entendemos que compete à instituição definir, a partir do trabalho pautado pelo projeto politíco pedagógico da instuição, os objetivos e as melhores estratégias para alcançar e avaliar a aprendizagem do grupo de estudantes.
No panorama atual a educação está passando por uma grande tormenta, que vem se agravando, dados estes que afloram, nos índices como na evasão escolar, no comprometimento da família com a escola, devido a desestruturação das famílias a desigualdade social, a necessidade de ingressar no mercado de trabalho, a conscientização do aluno/funcionário da qualificação (empresa/escola), políticas de incentivo com acompanhamento da vida escolar valorização dos profissionais da educação;
O Colégio apresenta vários problemas no contexto educacional pelo motivo do meio social que a escola esta inserida apresenta Baixo IDH: 0,732 (Baixa renda, analfabetismo dos pais, desestruturação das famílias, etc.), desta forma a população escolar, possui baixo poder aquisitivo, cuja renda advém do trabalho temporário, serviços diários nas áreas de fazenda e alguns habitantes que se deslocam a outro município para trabalhar principalmente nos frigoríficos da SADIA, COPAGRIL, PRATI DONADUZZI, FIASUL entre outras e existe ainda considerável parcela da população desempregada beneficiários dos programas sociais do governo.
Motivos como estes nos faz pensar que a mudança na educação está além dos muros da escola, nos mostra que a finalidade do ensino secundário não deverá ser exclusivamente para ingresso em ensino superior, e sim para á formação do homem em todos os setores da atividade nacional, e construindo no seu espírito todo de hábitos, atitudes e comportamentos que o habilitem a viver por si mesmo e a tomar em qualquer situação as decisões mais convenientes e seguras.
Os indicadores expressam a exclusão de grande número de brasileiros do acesso à educação e na participação no desenvolvimento social torna inadiável o enfrentamento dos problemas, necessitando da universalização do ensino médio com uma grade curricular, mais voltada para o dia a dia do educando com uso de tecnologias e mídias apropriadas para essa clientela com projetos diversificados atendendo os interesses sociais e culturais da localidade, assimilando normas e regras dentro dos critérios educacionais cumprindo as leis contidas nos estatutos, em relação à família e a sociedade valorizando os profissionais da Educação.