ORGANIZAÇAO E GESTÃO DEMOCRATICA NA ESCOLA
Até o presente momento não nos sentimos excluídos das decisões da escola. Nossa escola tem uma gestão democrática, na qual o diretor expõe suas decisões. O grupo é unido, cooperativo e participativo nas opiniões e sugestões, contribuindo assim para um bom andamento da escola.
Neste estabelecimento de ensino ocorrem muitos tipos de discussão e são tomadas as decisões de forma coletiva envolvendo todos os agentes da educação, procurando solucionar os problemas de forma democrática sempre pensando no bem de toda comunidade escolar, incluindo o Conselho Escolar, que entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto político pedagógico com a direção e os professores, bem como o acompanhamento e a execução do projeto.
Nas Escolas públicas onde tem o Grêmio Estudantil este deve ser estimulado pelos gestores da Escola, tendo em vista que ele é um apoio à Direção numa gestão colegiada. As atividades dos Grêmios Estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política. Assim, os Grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da nossa juventude.
Desta forma, buscaremos instrumentalizar os alunos, bem como a comunidade escolar, para que compreendam a importância da sua participação no processo de democratização da sociedade e da educação, entendendo que a realidade escolar não pode se distanciar da realidade social, com isso aprende que, a resiliência diz respeito à capacidade de tomar medidas que minimizam os problemas que surgem no contexto social.
As ações de caráter patrimonialista podem destacar, por exemplo, a compra de materiais escolares, pedagógicos, didáticos, de limpeza, aquisições de aparelhos eletrodomésticos, entre outros com recursos da escola ou do estado. Já a autonomia concedida (efetiva) podemos ver através de práticas pedagógicas específicas como ensaios, apresentações, passeios, visitas, palestras e etc (atividades de cunho cultural e esportivo), também na construção do horário de professores e funcionários, em regras e punições disciplinares, reuniões com pais, e outras entidades engajadas no sistema escolar.
Em relação a participação dos pais na vida escolar, podemos destacar que é de suma importância, sendo que os mesmos devem participar das decisões da escola, tanto no âmbito pedagógico, como no âmbito administrativo, dessa forma teremos a construção de uma comunidade escolar sólida, o que certamente irá refletir positivamente na melhora da qualidade do processo de ensino e aprendizado. Assim sendo a escola sempre deve estar aberta a participação dos pais, proporcionando momentos como reuniões, assembléias, entre outros meios para valorizar e estimular a participação efetiva da comunidade, pois dessa forma teremos uma educação mais próxima do que julgamos para formarmos verdadeiros cidadãos capazes de interagir positivamente com a sociedade que está inserida.
O Projeto Político Pedagógico da escola foi discutido, pesquisado e elaborado pela equipe pedagógica, professores e toda equipe da escola democraticamente tendo por finalidade nortear toda prática pedagógica, e não sendo somente um documento que fica guardado na secretaria ou pedagógico, mas sim algo dinâmico, que possa estar ao alcance de professores, pais, alunos e funcionários para auxiliar em todos os âmbitos educativos.
Manter um espírito de dialogo entre os funcionários, professores, alunos e direção para assim manter o espaço escolar agradável, possibilitando aos educando o exercício da cidadania plena para o desenvolvimento de um país cujo paradigma tenha como referências a justiça social e a solidariedade. E através de múltiplas formas de diálogo que devem contribuir para a construção de identidades afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar ações solidárias e autônomas de construção de conhecimentos e valores indispensáveis á vida cidadã.
E por último a escola tem como função a formação global e integral do aluno em seus aspectos físicos, emocionais, cognitivos, morais, éticos e sociais, buscando formar um cidadão critico e participativo capaz de atuar na sociedade onde está inserido de modo democrático e consciente de seus direitos e deveres.