Organização e Gestão democrática da Escola
Até o presente momento não nos sentimos excluídos das decisões da escola. Nossa escola tem uma gestão democrática, na qual o diretor expõe suas decisões. O grupo é unido, cooperativo e participativo nas opiniões e sugestões, contribuindo assim para um bom andamento da escola.
Neste estabelecimento de ensino ocorrem muitos tipos de discussão e são tomadas as decisões de forma coletiva envolvendo todos os agentes da educação, procurando solucionar os problemas de forma democrática sempre pensando no bem de toda comunidade escolar, incluindo o Conselho Escolar, que entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto político pedagógico com a direção e os professores, bem como o acompanhamento e a execução do projeto.
Nas Escolas públicas onde tem o Grêmio Estudantil este deve ser estimulado pelos gestores da Escola, tendo em vista que ele é um apoio à Direção numa gestão colegiada. As atividades dos Grêmios Estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política. Assim, os Grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da nossa juventude.
Desta forma, buscaremos instrumentalizar os alunos, bem como a comunidade escolar, para que compreendam a importância da sua participação no processo de democratização da sociedade e da educação, entendendo que a realidade escolar não pode se distanciar da realidade social, com isso aprende que, a resiliência diz respeito à capacidade de tomar medidas que minimizam os problemas que surgem no contexto social.
As ações de caráter patrimonialista podem destacar, por exemplo, a compra de materiais escolares, pedagógicos, didáticos, de limpeza, aquisições de aparelhos eletrodomésticos, entre outros com recursos da escola ou do estado. Já a autonomia concedida (efetiva) podemos ver através de práticas pedagógicas específicas como ensaios, apresentações, passeios, visitas, palestras e etc (atividades de cunho cultural e esportivo), também na construção do horário de professores e funcionários, em regras e punições disciplinares, reuniões com pais, e outras entidades engajadas no sistema escolar.
Em relação a participação dos pais na vida escolar, podemos destacar que é de suma importância, sendo que os mesmos devem participar das decisões da escola, tanto no âmbito pedagógico, como no âmbito administrativo, dessa forma teremos a construção de uma comunidade escolar sólida, o que certamente irá refletir positivamente na melhora da qualidade do processo de ensino e aprendizado. Assim sendo a escola sempre deve estar aberta a participação dos pais, proporcionando momentos como reuniões, assembléias, entre outros meios para valorizar e estimular a participação efetiva da comunidade, pois dessa forma teremos uma educação mais próxima do que julgamos para formarmos verdadeiros cidadãos capazes de interagir positivamente com a sociedade que está inserida.
O Projeto Político Pedagógico da escola foi discutido, pesquisado e elaborado pela equipe pedagógica, professores e toda equipe da escola democraticamente tendo por finalidade nortear toda prática pedagógica, e não sendo somente um documento que fica guardado na secretaria ou pedagógico, mas sim algo dinâmico, que possa estar ao alcance de professores, pais, alunos e funcionários para auxiliar em todos os âmbitos educativos.
Manter um espírito de dialogo entre os funcionários, professores, alunos e direção para assim manter o espaço escolar agradável, possibilitando aos educando o exercício da cidadania plena para o desenvolvimento de um país cujo paradigma tenha como referências a justiça social e a solidariedade. E através de múltiplas formas de diálogo que devem contribuir para a construção de identidades afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar ações solidárias e autônomas de construção de conhecimentos e valores indispensáveis á vida cidadã.
E por último a escola tem como função a formação global e integral do aluno em seus aspectos físicos, emocionais, cognitivos, morais, éticos e sociais, buscando formar um cidadão critico e participativo capaz de atuar na sociedade onde está inserido de modo democrático e consciente de seus direitos e deveres.
GRUPO DE ESTUDOS DO PACTO
LUCIANA AUREA TEGONI
LUCINEIA DE CARVALHO FAVERO
JORGE CLAUNIR RIBAS
ADELIA APECARIDA DA SILVA
EDSON DE JESUS MEDEIROS
EDSON FERNANDO PINHEIRO
EVANDRO RABELO ULRICH
LUCIANE SANT’ANA MORAIS
MARCELO BATISTA MAIA
ROSELEI GUNDES DIAS
SUELY APARECIDA BRISQUELEAL TOPAN