Avaliação no Ensino Médio.
Analisando sobre quais são os maiores desafios no campo da avaliação educacional, acreditamos que o primeiro passo seja motivar os alunos para que eles participem efetivamente do processo avaliativo, pois como avaliar um aluno que não participa das atividades propostas, que não faz trabalhos, avaliações etc. Então primeiramente devemos estabelecer uma relação onde os alunos decidam realmente participar desse processo avaliativo, fazê-los entenderem que o que vai fazer diferença em suas vidas não será o seu tempo acadêmico, ou as notas que ele teve no boletim, e que muitas vezes podem não ser expressão verdadeira de seu aprendizado, mas sim, o que vai mudar a vida dele é o que realmente ele aprendeu, as habilidades adquiridas, como ler, produzir um bom texto, sua capacidade de interpretar um texto, suas habilidades matemáticas, filosóficas, sociológicas. Enfim fazê-los compreender que os conhecimentos produzidos pelo estudo das diferentes disciplinas visa prepará-los para a vida, para o mercado de trabalho, ou seja, para que ele seja capaz de atuar, compreender, agir e transformar essa sociedade na qual ele vive, sendo assim, um cidadão crítico responsável e consciente
As avaliações educacionais, associadas aos objetivos, conteúdos e estratégias de ensino, formam um conjunto inseparável de instrumentos para a promoção de aprendizagens. Nesse sentido, ela é uma importante aliada na busca contínua pela melhoria e aperfeiçoamento dos processos de organização e de gestão para escolas , por se tratar de um processo contínuo de investigação, análise, decisão, ação e reflexão. Frequentemente identificada como um processo que leva à “aprovação ou reprovação”, a avaliação transporta a possibilidade de construção de bons resultados quando busca compreender uma situação ou experiência para tomar decisões e produzir práticas educativas melhores. Centrada na aprendizagem, o seu sentido reside em auxiliar estudantes, professores e escolas na superação de insuficiências e dificuldades.
A avaliação deve ser entendida como um instrumento de acompanhamento do processo pedagógico, sendo crítica e transformadora a serviço da melhoria do processo educacional e deve estar direcionada para a construção do conhecimento. Tendo como instrumento correção dos cadernos, trabalhos individuais ou em grupo, provas escrita ou oral e seminários, onde as notas são atribuídas 60% de provas e 40% de trabalhos e seminários.
A recuperação se faz necessária na medida em que o aluno tenha aproveitamento independente do nível de apropriação conforme Regimento, abaixo da Média estipulada pelas leis que regem este Estado e esta Nação, sendo uma forma de auxiliar o educando a adquirir, reforçar e compreender os conhecimentos aprendidos no decorrer da caminhada escolar do ano letivo, constituindo um conjunto integrado ao processo de ensino, além de adequar as dificuldades do aluno, devendo ser paralela, diagnóstica e contínua e se efetivando também no final de cada bimestre ou semestre escolar.
Com relação ao IDEB da escola em 2013, a média foi 4,0 tendo um aumento expressivo no decorrer dos anos, alcançando as metas previstas para a escola. Como podemos obervar esse dado poderia ser ainda melhor se não fosse o alto índice de evasão escolar na escola, por ser uma comunidade carente onde a desestrutura familiar é acentuada, fazendo com que os alunos do ensino médio abandone a escola para trabalhar auxiliando na renda familiar, assim os profissionais da educação procuram trabalhar de maneira diferenciada com esses educandos.
Nesta instituição entende-se que as avaliações externas podem trazer melhorias para a organização da prática pedagógica, pois todos os envolvidos no processo educativo podem rever suas ações, práticas e valores éticos com o aprendizado tendo também um melhor diagnóstico da realidade educacional. São organizados simulados com discussões das questões das provas dos anos anteriores para que os educandos se familiarizem com esta avaliação, mesmo porque, quando se realizam os planos de trabalhos os educadores contemplam as matrizes de referência do Enem.
GRUPO DE ESTUDOS DO PACTO
LUCIANA AUREA TEGONI
LUCINEIA DE CARVALHO FAVERO
JORGE CLAUNIR RIBAS
ADELIA APECARIDA DA SILVA
EDSON DE JESUS MEDEIROS
EDSON FERNANDO PINHEIRO
EVANDRO RABELO ULRICH
LUCIANE SANT’ANA MORAIS
MARCELO BATISTA MAIA
ROSELEI GUNDES DIAS
SUELY APARECIDA BRISQUELEAL TOPAN