Colégio Estadual do Campo Castelo Branco -
São Miguel do Iguaçu - Pr
NRE Foz do Iguaçu - Paraná
Orientadora de estudos: Maristela Albonico
Componentes: Ademar; Anelise; Lucilene; Ana Cândida; Erval; Janice; Lilliane; Lucimar; Jair; Jane; Margarete; Maria Argentina; Daniela; Fernanda; Flavia; Nilcéia; Neiva; Presa; Geni; Sheila
TEMÁTICA 1 - TEXTO
Existem muitos desafios a serem vencidos. Apesar de ter ocorrido um avanço nos índices de matrícula do Ensino Médio. Porém, ainda há muitos casos de abandono, muitos dos nossos jovens precisam trabalhar e não conseguem conciliar o estudo e o trabalho. Outro desafio que tem que ser estudado é o modelo atual do curso que não atende as necessidades do jovem. É preciso que haja aumento de investimento do governo para garantir a permanência do jovem para que ele possa concluir o Ensino Médio. Ainda há o desinteresse e a falta de incetivo da família que em muitos casos, esta desestruturada e não aponta perspectivas para que o jovem sinta a necessidade de avançar em seus estudos.
Nesse mesmo contexto, podemos traçar assim um perfil social, cultural e econômico dos sujeitos do ensino médio. Geralmente, são alunos socialmente pertencentes à classe média baixa ou média, que tem acesso, praticamente apenas, à cultura de massa, ou ainda apenas o que lhe ofertam a realidade cotidiana e o contexto familiar. Uma vez que, o perfil econômico também condiz à esse contexto no geral, que é precário.
Um projeto de formação humana integral promove o encontro sistemático entre cultura e trabalho, fornecendo aos alunos uma educação integrada ou unitária capaz de propiciar-lhes a compreensão da vida social, da evolução técnico-científica, da história e da dinâmica do trabalho. A formação profissional pautada pelas transformações sociais, políticas e culturais necessárias à edificação de uma sociedade igualitária. Para isso é priciso incorporar ao currículo conhecimentos que contribuam para a compreensão do trabalho como princípio educativo.
Uma prática pedagógica significativa decorre da necessidade de uma reflexão sobre o mundo do trabalho, da cultura desse trabalho, das correlações da força existente, dos saberes construídos a partir do trabalho e das relações sociais que se estabelecem na produção. e pela luta na melhoria das condições de trabalho, incluindo remuneração e carreira, apropriando-se criticamente dos conteúdos das novas DCNEM onde todos os envolvidos na educação contribuam para uma efetiva transformaão na escola.
Diante das diferentes formas de acesso ao Ensino Médio percebemos que a universalização do mesmo, ainda tem um longo caminho a percorrer para que concretize.
Talvez a saída que temos seria um currículo voltado as verdadeiras necessidades dos nossos jovens, este teria que ser flexível, porém contemplar o estudo científico e social contextualizando com a vivência do aluno.
Outro detalhe que precisaria ser concreto para tornar as práticas mais atrativas aos jovens, é a questão de recursos financeiros que precisam estar focados na educação básica, na infraestrutura física pedagógica das escolas, fundamentais à qualidade do ensino médio, professores bem formados e melhor remunerados, elementos estruturais de suporte às escolas de ensino médio são inadequados, com ausência de quadra de esportes, biblioteca, laboratório de informática, acesso à internet, laboratórios de ciências e dependências e vias adequadas a todos os alunos.