Colégio Estadual do Campo Alberto Santos Dumont – Ramilândia
Orientador de Estudos: Ivanete da Silva
Participantes: Ademar, Ângela, Andréa, Eliane, Elizangela,José Luiz, Joselaine, Luiz Carlos, Maria Terezinha, Márcia, Michel, Orlando, Rosineide, Tatiane, Terezinha, Vanusa
Durante nossos estudos em grupo, fomos relembrando a história da educação e percebemos que sempre houve uma desvalorização no processo educativo, tornando-se elitista e excludente Com o passar dos tempos e a evolução da educação, esta, passou a ser democrática. O ensino adquiriu uma visão estritamente profissional, formando alunos para o futuro mercado de trabalho e uma grade curricular tecnicista, fazendo com que se desmotivasse a inserção nas universidades.Com o passar dos anos percebeu-se que essa nova forma de aprender não estava dando o resultado esperado pois enfraqueceu muito nossos currículos que praticamente preparavam os alunos para cursos técnicos.
No decorrer dos anos a história da educação foi tomando outros rumos e, nos dias atuais, busqua-se uma formação humana que garanta ao adolescente jovem e adulto trabalhador ou não, o direito de uma formação completa para a leitura do mundo e para atuação como cidadão, sujeitos capazes de participar e transformar esferas públicas e privadas, buscando uma sociedade mais justa.
Devemos elencar para o ensino médio a educação, as ciências, a tecnologia e a cultura.
Sabemos que os professores do ensino médio são a principal motivação para os alunos, que já não percebem mais a escola como algo prazeroso na busca da aprendizagem.
Percebemos também a omissão da família como incentivadora da continuidade dos estudos dos nossos alunos, por mais que a escola se esforce para apoiar e motivar, se a família não fizer a sua parte, em alguns casos será em vão os esforços da comunidade escolar Além do incentivo por parte dos professores e pela família, necessitamos de novas prática pedagógica que venham realmente de encontro a realidade vivida de nossos alunos e comunidade.
Em nosso município nossos jovens e adolescentes precisam deixar a escola para entrarem no mundo do trabalho cedo demais, pois precisam prover a sobrevivência em seus lares, fazendo com que o quadro de abandono, evasão e pouco domínio dos conhecimentos básicos da educação integral aumente a cada dia de uma forma desenfreada.
Alguns paradigmas sobre o Ensino Médio deveriam ser repensados, o ensinar e aprender, voltar os olhos de forma diferenciada para a educação e a formação de professores, rever e revitalizar os compromissos com a escola e o aluno.
E isso precisa ser feito com o direcionamento dos recursos financeiros para o Ensino Médio, com políticas focadas na educação básica; e com professores bem formados e bem remunerados.
Um grande desafio esse estudo nos deixa é a universalização da educação básica onde se promove a superação da atual estrutura social geradora da desigualdade.