Colégio Estadual Diamante D'Oeste Caderno II Etapa III Ciências da Natureza
COLÉGIO ESTADUAL DIAMANTE D’ OESTE – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Alunos cursistas: Cristiane Franco Pivatto, Lizandra Susana Carvalho, Elias Oliveira do Santos, Fátima Ines Schneider, Rosane Lucia Schneider
Tutora: Cleonice Pereira de Almeida
CADERNO III ETAPA II – CIÊNCIAS DA NATUREZA ANO LETIVO 2015
TEMA: FONTES DE ENERGIA
OBJETIVO:
Propomos uma abordagem interdisciplinar sobre o tema energia nuclear, sob um olhar que analise os aspectos de risco e de benefício trazidos por ela. É inevitável que as experiências desastrosas, como as das bombas nucleares ou os acidentes ocorridos na usina nuclear na Ucrânia (Chernobyl) e no Japão (Fukushima), ou ainda o armazenamento indevido do lixo nuclear, como ocorreu em Goiânia (setembro de 1987), são fatores de riscos que precisam ser superados. É preciso que se considere o benefício conseguido para a sociedade em áreas como pesquisa, indústria e medicina. Entre esses benefícios estão, por exemplo, a geração de 20 % da energia elétrica mundial e o tratamento de doenças como o câncer.
Expor a realidade do uso da energia nuclear no mundo, os principais países que a utilizam e também graves problemas que podem ser gerados em caso de vazamento de radiação nuclear. O objetivo deste projeto, será construir com o aluno um senso crítico no que diz respeito ao uso na energia nuclear no Brasil.
A temática será abordada com os alunos do 3º ano A do Ensino Médio numa perspectiva interdisciplinar, envolvendo as disciplinas: Física, Biologia, Química e Matemática sendo que optamos pela metodologia de trabalho da seguinte forma:
Física: o crescimento do consumo de energia no mundo nos obriga a pensar em diferentes alternativas para obtê-la. Entre essas alternativas, o aproveitamento da energia nuclear figura como uma possibilidade de obtenção de energia elétrica a partir da energia atômica.
Estudar o princípio de funcionamento de uma usina nuclear, a quebra do núcleo atômico libera calor, que é utilizado para produzir vapor de água, que, por sua vez, terá como função movimentar uma turbina, gerando energia elétrica.
Química: compreender os conceitos de fissão e de fusão nucleares, reconhecendo algumas de suas aplicações e as reações nucleares (nesse caso o urânio-235 enriquecido cerca de 3,5 %). Os núcleos dos átomos que constituem esses elementos combustíveis, ao serem bombardeados com nêutrons, são divididos, liberando mais nêutrons. Esses nêutrons desencadeiam novas quebras de núcleos atômicos, aumentando assim a liberação de calor.
Biologia: os efeitos da radioatividade nos seres vivos. Serão abordadas as seguintes questões: como a radiação é usada no tratamento do câncer? Os tecidos normais, ao redor do tumor, são afetados pela radiação? Os problemas ambientais causado pelo lixo atômico, a técnica de armazenamento utilizada que desperta algum tipo de insegurança na sociedade, embora o foco esteja geralmente voltado para as usinas nucleares, devemos considerar outros aspectos da atividade humana que fazem uso de material radioativo, como a indústria e a medicina.
Matemática: porcentagem da população que foram afetadas pela radiação no acidente que ocorreu no Japão (Fukushima). Cálculo do consumo de energia elétrica em kWh. Os países que mais utilizam usinas nucleares, com dados em tabelas e gráficos. O custo benefício em construir uma usina nuclear.
METODOLOGIA:
Os alunos serão levados ao laboratório de informática e divididos em pequenos grupos. Cada grupo pesquisará sobre os principais tipos de energia utilizados no Brasil.
Ainda na sala de informática, eles deverão responder as perguntas abaixo, baseadas na fonte de energia que encontraram na pesquisa anterior.
Pergunta1: Quais destas fontes de energia são renováveis e não renováveis? Por quê?
Pergunta 2: Quais destas são energias limpas? Por quê?
Iniciaremos a aula informando que o tipo de energia elétrica estudada na aula será a nuclear. Perguntaremos aos alunos se já ouviram falar sobre energia nuclear.
Após a pesquisa e o debate, os alunos assistiram um vídeo: saiba como funciona uma usina nuclear por dentro.
Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=65Nr8A_xt98
Sensibilização: pesquisa no laboratório de informática sobre os maiores desastres nucleares ocorrido no mundo e os avanços na área de medicina.
Pesquisa na internet sobre a geração nuclear de energia elétrica no Brasil, suas vantagens e desvantagens.
Serão trabalhados dois textos:
1º texto: O uso da radiação no tratamento de câncer.
Objetivo: o texto indica uma pesquisa sobre os tipos de câncer e seus respectivos tratamentos.
Atividade apresentada aos alunos sobre o texto:
1.Procure em jornais e revistas ou na internet dados sobre o tipo de câncer mais comum nos homens e nas mulheres.
2.Identifique os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento dessas doenças.
3.Você conhece alguma campanha de prevenção a algum tipo de câncer em seu município?
2º texto: O que é urânio enriquecido?
Objetivo: fazer uma análise crítica da política internacional sobre a proliferação das armas nucleares.
Atividade apresentada aos alunos sobre o texto:
1.Qual a importância da Usina Nuclear para você?
2.Em sua opinião a Usina traz mais benefícios ou problemas? Quais seriam?
3.Você vê vantagens ou desvantagens de ter uma Usina Nuclear perto de casa? Justifique
4.Você acha que a Usina Nuclear causa algum tipo de estrago ambiental? Se sim, qual seria?
CONCLUSÃO:
A energia nuclear pode ser uma importante alternativa em meio as dificuldades apresentadas atualmente. Em países onde não se tem um favorecimento climático, serve como fonte de geração de energia elétrica. Ela pode também ser uma nova opção para o esgotamento dos combustíveis fósseis como o petróleo. Seu vasto uso na medicina, construção civil e até na agricultura, aumentam ainda mais a amplitude do uso de tal fonte. Entretanto se usada para destruição, pode vir a ser uma fonte de extinção da vida na terra. A energia nuclear deve ser usada para fins pacíficos e suas usinas devem ser operadas com o máximo grau de rigidez possível. Caso não atenda a estes dois últimos argumentos, fica assim, inútil a utilização dessa fonte de energia.
Portanto, não existe certo e errado, existe sim uma combinação de fatores que devem ser cuidadosamente analisadas, para que as soluções de hoje não se torne desastres amanhã. Contudo, um fator deve ser considerado com pleno e essencial: precisa haver muita responsabilidade, coerência e seriedade no que diz respeito ao planejamento e aplicação das matrizes eletronucleares.
Através deste trabalho, podemos enriquecer nosso conhecimento sobre energia nuclear, tal como os riscos, as potencialidades, o funcionamento do processo de geração de energia nuclear, as vantagens, as desvantagens, bem como suas reações químicas e todo o seu desenvolvimento no âmbito global e brasileiro.
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