Colégio Estadual Conselheiro Zacarias - Reflexão e Ação caderno IV

Colégio Estadual Conselheiro Zacarias – EFM e EJA
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Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – 2014

Professores participantes:
Célia Oliveira Quadros
Daniele Moraes Janhaki
Edson José Veiga da Silva
Graciele Dellalibera de Mello
Izabel Cristina Calzado Trindade
Hamilton Cesar do Nascimento
Paulo Soares de Souza
Raquel Angela Arpini
Renato Marin
Tania Maria dos Santos

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – 2014

REFLEXÃO E AÇÃO caderno IV

1 – Proposta de ação pedagógica sobre educação alimentar e nutricional.

ETAPA 1: reunião entre professores para determinar o tema que será desenvolvido de maneira articulada, integrada. Neste caso, educação alimentar e nutricional.
ETAPA 2: o professor de cada disciplina prepara o seu Plano de Trabalho Docente, elencando os conteúdos estruturantes, conteúdos básicos e conteúdos específicos.
ETAPA 3: reunidos, os professores decidem como introduzir o assunto. Vejamos um modelo:
- Na primeira semana todos os professores abordam o tema “Educação Alimentar e Nutricional” por meio de aulas expositivas e vídeos.
- Na segunda semana, professores e alunos passarão por um período de imersão, com aulas de campo e palestras.
• Visita a uma chácara de cultivo de produtos orgânicos
• Visita a uma fazenda de monocultura
• Visita a um frigorífico
• Visita a uma fábrica de biscoitos
• Palestras e/ou mesas de diálogo com líderes religiosos
- Na terceira semana cada disciplina introduz seus conteúdos elencados na ETAPA 2 correlacionando ao que já foi abordado nas duas semanas anteriores.
CONSIDERAÇÕES: Cada área que compõe o currículo escolar abordará aspectos diferentes da temática conforme descrito a seguir:
PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR
ARTE: Os alunos poderão produzir paródias que utilizam o aproveitamento máximo ou reaproveitamento e alimentos para uma dieta equilibrada e saudável podem também criar embalagem com publicidade para uma alimentação saudável.
BIOLOGIA: Os Alimentos e Suas Funções. Tipos e distúrbios alimentares (bulimia, anorexia, obesidade, desnutrição). Doenças transmitidas por alimentos.
EDUCAÇÃO FÍSICA: Alimentação Saudável e Atividade Física: Binômio da Qualidade de Vida. Como texto básico: segredo do corpo-educação física do ensino médio); relação dos alimentos e atividade física; cálculo de IMC (massa corporal).
LÍNGUA PORTUGUESA: A influência da propaganda através da crônica (O procedimento de dona Dolores); Rotulagem Nutricional.
FILOSOFIA: Influência positiva e negativa da mídia e sua interferência  na liberdade e na construção dos hábitos alimentares saudáveis e de saúde.
HISTÓRIA: Origem do alimentos; hábitos do passado (cultura brasileira)
GEOGRAFIA: Regionalizar no mapa a origem dos alimentos e a influência cultural dos mesmos.
MATEMÁTICA: Combinações possíveis de uma receita saudável; analise estatística (média, estatísticas) conforme diagnóstico alimentar das turmas.
ESPANHOL: Vocabulário dos alimentos originários da América (toponomia)
QUÍMICA: Praticando uma alimentação saudável, informação nutricional, receitas e ingredientes.
2- Reflexão sobre O ensino integrado: trabalho, ciência, tecnologia e cultura

Cultura: "a cultura é o próprio ambiente do seu humano, socialmente formada com valores, crenças, objetos, conhecimentos. A ciência e a tecnologia são produções humanas, resultados de uma ação transformadora consciente do ser humano", portanto, são parte de nossa cultura e "como bens são constantemente produzidos e alterados" por nossa própria cultura.

Trabalho: Van Gogh nos mostra que a tecnologia alterou a forma de trabalho do desenhista. Antes se desenhava com o carvão bruto (compara com um lápis de carpinteiro que é mais grosseiro que um para desenhista), por vezes mergulhado em água, e na época do pintor já existiam facilidades que seus mestres não tiveram: lápis de variadas qualidades que produziam infinitas texturas e graduações de cinzas. No entanto, o pintor questiona a qualidade desse material tecnologicamente alterado para facilitar o trabalho do desenhista, ou seja, quando se muda o material usado (através da tecnologia) altera-se a forma de trabalhar com ele, é preciso reformular a técnica até então utilizada.

Ciência: no trecho da carta o pintor mostra o aprimoramento da técnica de desenhar através do desenvolvimento do material básico de desenho: o grafite. Se os mestres do Renascimento usavam um grafite puro e grosseiro, segundo a especulação de Van Gogh, na sua época muito se perde em qualidade ao usar materiais aprimorados pela pesquisa científica e que colocou o grafite em gramaturas e texturas variadas em coleções de lápis separados por categorias B, BB, BBB, mas todos seguem um padrão.

Tecnologia como um conjunto de sistemas: nas cartas de Van Gogh ele fala de dois sistemas para se pintar, um mais novo (tecnologia avançada) e outro mais rústico. Ambos produzem bons resultados, mas muito distintos entre si. São o mesmo material: um em forma bruta, outro refinado com o uso da tecnologia de uma indústria (Faber), de um sistema. Apesar de serem, em sua essência, o mesmo material, possuem técnicas diferenciadas para serem usados e seus resultados são distintos.

A partir de um simples grafite para desenho, Van Gogh mostra a Theo (e a nós) que a indústria pode mudar a forma de trabalho de artistas e artesãos. Ou seja, que a tecnologia pode alterar uma matéria-prima da natureza em função do aprimoramento e modificar com isso o processo de trabalho humano com esse material.

Concluindo, a ciência aliada à tecnologia altera a forma de produção material, portanto, modifica a cultura do trabalho (altera técnicas). Como exemplo atual, temos a mudança que o uso de tecnologias digitais tem feito na cultura de trabalho atual, as técnicas têm de ser revistas, sistemas precisam ser revistos, reformulados e a forma de trabalho se altera, criam-se novos métodos de fazer um serviço porque a tecnologia altera as regras vigentes.

3 - Elaboração coletiva da proposta curricular integrada.

1. Problematizando o fato: A gravidez na adolescência e a vacinação contra o vírus HPV.( Na nossas escolas aconteceram durante esta semana a vacinação das meninas entre 11 e 13 anos, contra o HPV. Assim  como em varias regiões do país, aqui  também muitos pais não aceitaram assinar  o compromisso/autorização).

2. Teorias e conceitos fundamentais. O papel de guarda dos pais, do ponto de vista legal.  A Constituição federal, no artigo 227. Outra perspectiva é a analise da teoria do amadurecimento sexual, do aflorar precoce da libido, estimulado pela mídia e falta de apoio familiar. O papel da família no século XXI, cuidados com o corpo na adolescência.

3. Campos da ciência:Dentro das Leis: Campo da Sociologia e da História. Amadurecimento Sexual: Campo da Educação Física e Biologia. A influencia da Mídia e o apoio familiar: dentro do campo da filosofia e da língua Portuguesa e Geografia.

4. Relações com outros campos: A proposta pode ser desenvolvida em outras disciplinas , pois em matemática e física, educação religiosa e química ( a questão da sexualidade mesmo sendo estudada no campo morfológico a de se levar em consideração a questão ideológica).

5. Abordagens interdisciplinares:  A educação sexual, dentro da visão religiosa-moral-social-pedagógico pode ser analisada por todas as disciplinas, além das que foram mencionadas acima.

4 – Vídeo “em busca de Joaquim Venâncio”:

O trabalho realizado a partir do filme “Em busca de Joaquim Venâncio” está contextualizado e envolve conhecimentos de várias disciplinas (áreas do conhecimento), valorizando a experiência das pessoas mais velhas, compreendendo o que é memória, percebendo como os objetos e imagens podem trazer lembranças de um tempo passado, observando que as memórias podem ser registradas oralmente e pela escrita, realizando um  trabalho pedagógico que não “consegue” ser fragmentado e descontextualizado. Assim, ele  apresenta esse “caráter” interdisciplinar.

5 – Ligações clandestinas (gatos):

Primeiramente, é fundamental contextualizar a situação para compreender como esse processo funciona. O professor poderia fazer um trabalho de pesquisa com os alunos a fim de compreender:
• o que são favelas;
• como elas são organizadas;
• como elas funcionam em seu dia a dia;
• qual é o “perfil” das pessoas que moram lá;
• quais são as condições básicas de seus moradores (esgoto, água tratada, moradia, acesso à cultura, à educação, a atendimento médico, trabalho...);
• quando (época) surgiram as primeiras favelas e como elas foram (e vão) progredindo;
• em que parte da cidade as favelas estão;
• por que elas estão onde estão;
• qual é o “tratamento” dispensado por parte dos governos a essas comunidades (assistência quanto à moradia, à saúde, à educação, a saneamento básico etc.);
• qual é a crença (concepção) das pessoas que não moram nessas comunidades.

Quanto ao fato relatado em “gatos” (ligações clandestinas), poderia ser realizado um levantamento de como esse procedimento é arranjado, por que os “gatos” são efetuados, quais os riscos que essas pessoas e as que moram próximas correm, como esse problema poderia ser resolvido.