Colégio Estadual Cecília Meireles - Ampére - Reflexão referente ao Caderno 6

As avaliações externas foram justificadas como necessárias para monitorar o funcionamento de redes de ensino, além de fornecer subsídios para seus gestores na formulação de políticas educacionais como dados melhor definidos em termos dos resultados na aprendizagem dos alunos. A avaliação deve estar vinculada ao desafio da aprendizagem e não como mecanismo de aprovação e reprovação, a finalidade da avaliação deve ser educacional e garantir que todos aprendam.
Avaliação externa é entendida como método de medir a qualidade de cada instituição publica, para assim obter resultados entre o que é proposto e avaliado, enfim de certa forma é uma maneira de ver a realidade de cada escola.
Avaliar significa refletir e planejar a prática pedagógica, realizando um diagnóstico para sanar as dificuldades do processo de aprendizagem, é importante realizarmos discussões durante o ano além do conselho de classe para estabelecermos o que precisamos melhorar e posteriormente o que está dando certo para seguirmos em frente. Refletir o porquê que nosso aluno não aprende (resultado das avaliações externas) e o que quanto escola podemos fazer para mudar esse quadro, além de mostrar efetivamente o que o aluno também precisa fazer para ter uma boa aprendizagem. Porém um fato que prejudica muito a analise das avaliações externas é a demora do retorno para as escolas referente aos resultados.
No processo de avaliação também deve-se levar em conta o trabalho pedagógico do professor, os instrumentos avaliativos, as recuperações de conteúdos, a atratividade das aulas, o pleno domínio do conteúdo e como trabalhar com a indisciplina e desmotivação dos alunos. De acordo com Paulo Freire, Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.
Importante lembrarmos que a avaliação é fundamental para o desenvolvimento do aluno, seja na vida social ou pessoal, é dinamizar oportunidades de ação-reflexão, o educador como mediador do conhecimento, precisa ter atenção, ter uma compreensão diferenciada do que é avaliação, para que possa perceber todas as manifestações do educando durante o caminho pelo qual ele percorre em suas construções do saber.
A avaliação está associada ao um ótimo planejamento, que contemple objetivos claros, nosso dever é mediar o conteúdo, oportunizando ao aluno a formação de conceitos e assim garantir a aprendizagem, só assim a avaliação terá resultado positivo e poderemos ver como nosso aluno está na sua aprendizagem, propor recuperação sempre quando ele não se apropria do conhecimento.
Avaliação é uma palavra portadora de muito significado e importância, a qual merece bastante atenção e deve ser o centro de todo trabalho escolar, pois é a partir dela  que muita coisa pode ser mudada ou direcionada para valorizar e reavaliar o ensino que se oferece. 
Além do mais, não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. É necessário esclarecer que toda teoria educacional traz, implícita ou explicitamente, sua concepção sobre avaliação.
Segundo Lukas Mujika e Santiago(2009, p. 91) Avaliação é um processo de intensificação, coleta e análise de informações relevantes, que podem ser quantitativas ou qualitativas de modo sistemático, rigoroso e planejado, dirigido afim de tomar decisões que ajudem a aperfeiçoar os aspectos mais relevantes do processo avaliativo. Como atingiu ou não determinado conhecimento
Competência ou habilidade. Precisamos levantar informações sobre aquilo que se quer avaliar, a partir do levantamento, elaborarmos técnicas e instrumentos de avaliação favorecendo a revisão de estratégias, ajustes nas atividades planejadas para que os alunos tomem consciência de seus progressos e dificuldades contribuindo para se tornarem sujeitos plenos de suas aprendizagens.
É urgente uma reestruturação no sistema educacional brasileiro. É gritante a necessidade de mudanças, deve-se cobrar mais comprometimento e resultados do educando, uma vez que esteja matriculado na escola. E não exigir tantas obrigações do professor e da escola. O aluno na maioria das vezes vem para a escola orientado, talvez, quem sabe pela família, para somente cobrar direitos sem se importar com sua obrigação de apreender os conhecimentos e ensinamentos ofertados pela escola.
Ao analisarmos nossa atuação no cotidiano escolar, percebemos que os nossos maiores desafios são referentes aos diferentes níveis de aprendizagem dos alunos nas turmas em relação aos conhecimentos básicos de cada ano. Com isso o processo avaliativo fica comprometido, pois temos que avaliar a partir da realidade do aluno e a compreensão de que a avaliação é o resultado do processo de ensino e aprendizagem, torna-se complexo. Outro grande desafio é observar a partir da avaliação, as mudanças necessárias de metodologias, para fazer com que o conteúdo seja aprendido por todos.