Sabendo-se que o currículo não é um conjunto de conteúdos prontos a serem reproduzidos em sala de aula, mas sim, antes de tudo, a construção, a seleção e a legitimação de conhecimentos e práticas produzidas e reinterpretadas em contextos concretos. Desta forma devemos nos conscientizar que ao propor um novo tópico teremos que levar em consideração relações com a ciência, tecnologia, cultura e trabalho de forma a contemplar diferentes áreas do conhecimento.
O Currículo é uma ação dinâmica desencadeada pela vivência de um plano curricular. São todas as experiências que cada aluno vive em um programa de educação que utiliza, no seu planejamento, as informações de teorias e pesquisas, e os resultados de experiências passadas e presentes. A Educação é sempre a expressão de uma civilização e de um sistema político e econômico. O sistema escolar está relacionado com o ambiente cultural, histórico, econômico e com as circunstâncias políticas de uma determinada sociedade.
É preciso pensar uma escola a qual se preocupa com a formação humana em sua plenitude. O planejamento escolar deve atingir as finalidades da educação básica definidas no projeto coletivo da escola.
Diante da centralidade dos sujeitos do ensino médio precisamos articular o trabalho, ciência, tecnologia e cultura não pode ser de forma homogeneizada e padronizada. Faz-se necessário assegurar um conjunto de conhecimentos e saberes científicos, éticos e estéticos garantindo a diversidade para que todos possam ter direito ao patamar de educação básica dessa diversidade buscando superar os limites propostos para a educação brasileira visando as necessidades e características dos adolescentes, jovens e adultos que frequentam essa última etapa da educação básica.
As experiências curriculares presentes nas escolas, são de conteúdos prontos a serem transmitidos. São orientados pela sociedade por uma seleção de conhecimentos a partir dos objetivos educacionais desejados.
Assim sendo esse conhecimento citado tem o dever de ser o centro de nosso currículo escolar e oferecer as bases para a compreensão das relações entre o universal e o particular, devendo levar em consideração os saberes locais cotidianos que nossos alunos trazem para escola. Sabemos ainda, que é na interação com o grupo que o conhecimento se efetua, na busca das respostas aos desafios interpostos entre eles e a produção de sua existência, material e imaterial.
Segundo Silva 2012 o currículo pode ser compreendido como a seleção dos conhecimentos e das práticas sociais historicamente acumulados, tendo por base o projeto de sociedade e de formação humana que a ele se articula; se expressa por meio de uma proposta pedagógica definida coletivamente e na qual se explicitam as intenções de formação, e as práticas escolares.
Segundo Arroyo, 2011, o currículo passando por um novo modelo e trabalhando os temas que abordem o dia a dia do jovem estudante, implantando os conteúdos transdisciplinares em um âmbito geral, em que todos os educandos poderão contemplar nas diversas disciplinas que lhes serão aplicadas, relacionando os conhecimentos com a história e os saberes de cada indivíduo que frequenta a escola.
Segundo Rule 1973, define o currículo como experiências humanas organizadas para a prática educativa e que se diferenciam através dos objetivos e da forma expressada no programa da escola.
A diferenciação curricular adequada aos alunos pressupõe uma dimensão deliberativa que tende a veicular um currículo concebido em função de alunos concretos, cujas características requerem, pela sua diversidade, respostas curriculares diferenciadas (Sousa, 2010).
Conforme foi citado acima precisamos rever constantemente o Currículo escolar, de acordo com a realidade que estamos enfrentado na escola, levar em consideração os conhecimentos prévios dos nossos alunos, temos que sair do comodismo e buscar novas práticas pedagógicas que venham de encontro com as necessidades educativas atuais buscando a formação integral e humana dos sujeitos, posto que esta também está sendo a nosso encargo.
As razões pelas quais a Sociologia deve estar presente no currículo do ensino médio são diversas. A mais imediata, e de que já se falou, mas não parece suficiente, é sobre o papel que a disciplina desempenharia na formação do aluno e em sua preparação para o exercício da cidadania. O que necessitamos é de um currículo mais próximo da realidade, com os professores mais presentes para as discussões nas montagens das aulas.