Os professores participantes do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio de nossa escola, discutiu e propôs algumas medidas em relação ao ensino interdisciplinar. Cada disciplina sintetizou os assuntos conforme suas possibilidades de implementação de conteúdos.
REFLEÇÃO E AÇÃO CADERNO II
Reflexão e Ação p.18
Tema: A água.
Com relação a interdisciplinaridade é necessário adequar a situação, reunir o grupo de professores para a escolha do tema e fazer a discussão coletiva, é necessário que esse grupo seja um grupo heterogêneo, porque há resistência por porte dos professores das ciências humanas em trabalhar com as ciências exatas, pois as ciências humanas são mais abrangentes e envolvem uma relação entre o passado e o presente.
Para realizar a interdisciplinaridade devemos envolver os educadores, equipe pedagógica e funcionários, cada um realizando a sua função, pois o grande problema é que nós realizamos uma função que não é nossa e deixamos de exercer a nossa profissão com perfeição. Essa interdisciplinaridade envolve um projeto de ensino e de aprendizagem. Sendo que o projeto de ensino visa a preocupação em cumprir com os conteúdos conforme a grade curricular e o projeto de aprendizagem tem como preocupação saber se o aluno está aprendendo o que realmente precisa aprender. O modelo de aprendizagem muda o currículo por isso o plano de ensino deve ser flexível.
Faz-se necessário desenvolver uma aula diferenciada para cativar o aluno com o objetivo de levá-lo a compreender melhor as diversas áreas que envolvem o conhecimento, despertar o senso crítico e condicionar possibilidades de melhorar seus argumentos em relação a exposição de seus pontos de vista.
O tema escolhido pelo grupo para desenvolver e realizar um projeto interdisciplinar foi a água. Sendo que cada disciplina desenvolverá o tema da seguinte forma:
A disciplina de Português trabalhará a questão da produção de texto a coesão e coerência textual e análise linguística. Utilizando-se de recursos materiais existentes na escola para apresentação através de seminários, debates e finalmente pela produção de texto.
Em história, estudo das formações de grupos sociais no entorno dos rios, a importância no contexto político social e econômico. Desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos.
Geografia trabalhará a supervisão dos mapas, localização, aspectos socioambientais e preservação ambiental. A importância dos rios nas questões climáticas, fauna e flora.
A disciplina de Biologia desenvolverá um trabalho sobre a importância da água para a vida em relação a célula, tecidos, órgãos e sistemas. Seus resultados em relação a influência da água na natureza, estudo do ecossistema, ambiente e seres vivos de um modo geral.
Em Matemática o volume, vazão, unidade de medidas e temas transversais. Questão financeira, valor das contas de água e esgoto e o valor da água mineral.
A disciplina de Química trabalhará a transformação química da água, seus estados sólido, liquido e gasoso. Estado físico da molécula da água, a importância da água na reação química chamado meio aquoso. Elementos químicos, átonos, polaridade, fontes de hidrogênios e substâncias químicas da mistura da água.