Colégio Estadual Bartolomeu Mitre - Foz do Iguaçu

Caderno III - Temática III
Reflexão e ação: Possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares na área de Ciências da Natureza
Escolha da temática: Atividades Físicas
Elaboração do problema: Quais os impactos da atividade física?
Elaboração das Hipóteses: Quais são os benefícios da atividade física? Quais conceitos Físicos, Químicos e Biológicos podem ser explorados?
Elaboração de procedimentos: Inicialmente os alunos serão pesados, medidos e  será verificado o Índice de Massa Corporal (IMC). Em parceria com algum laboratório os alunos poderão verificar o nível de colesterol, triglicerídeos para terem uma noção a priori de como está a sua saúde. Após um determinado tempo (definido previamente) essas medições devem ser refeitas para verificar se houve melhora dos alunos.
Coleta e análise de dados: Com os números verificados no primeiro momento de coleta e no segundo momento os alunos poderão tirar conclusões sobre os seus próprios resultados.
Elaboração das Conclusões: A partir das análises dos dados os alunos, além de se autoavaliar, podem tirar conclusões sobre quais conteúdos físicos podem ser observados (Leis de Newton, força atrito, roldanas, entre outros), conteúdos biológicos (músculos, ossos, sistema nervoso, etc) e os conteúdos químicos (a transformação da glicose em energia).