Colégio Estadual Bartolomeu Mitre - Caderno V - A Gestão do Trabalho Pedagógico: PPP em Ação

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele: É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas  e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.                                                                                                                                                                                                                                        Para analisar a gestão democrática da escola pública é imprescindível relacioná-la às políticas; os temas estão interligados, o modelo de gestão decorre de uma política definida. O presente PPP  tem como objetivo salientar a necessidade que a nossa realidade   têm de inovar para que o  trabalho possa ser ampliado para que aja uma construção de um Projeto Político Pedagógico - PPP coletivo. Um dos pressupostos é que as escolas, como estão organizadas hoje, estão invariavelmente destituídas de espaço coletivo e democrático.Mais especificamente, o problema que desejamos enfocar centra-se na questão da possibilidade dessa construção pela comunidade escolar ser capaz de fazer com que os sujeitos, autores do PPP, se comprometam com a escola, fortalecendo o trabalho de cada um estimulando o exercício da participação na coletividade. Podemos afirmar que o projeto político pedagógico, tendo sua confecção no ano de 2005,  onde participaram todo o corpo docente da escola, bem como dos diretores, equipe pedagógica, agentes educacionais I e II, assim como a participação dos alunos e a comunidade.  Quanto a sua finalidade, podemos afirmar que é a democrática inclusão de todos da  comunidade não importando sua etnia, classe social, até mesmo os portadores de deficiência auditiva, buscando com isso a integração das famílias com o ambiente escolar, e a inclusão de campanhas que permeiam a saúde pública, educação sexual, meio ambiente e orientação para o trabalho. Além de parcerias com universidades, faculdades, empresas, fundações, associações e ONG's. Em nosso PPP, temos como prioridade o conhecimento pleno para o exercício da cidadania, promovendo uma relação entre o sujeito que aprende e o que ensina, observando as adversidades sociais, culturais e educacionais. Em suma o ensino-aprendizagem procura proporcionar aos alunos uma formação crítica para a prática da cidadania.