Colégio Estadual Barão do Rio Branco - Inajá PR

Carta aos alunos                                                                                 Inajá, 16 de agosto de 2014.

Olá jovem estudante,
Você sabia que eu me preocupo muito com você? Sei que às vezes parece que não, mas é verdade.  Quase sempre, quando chamo a sua atenção e até brigo com você, não é porque não te gosto, pelo contrário, é porque, assim como seus pais, eu quero o seu melhor. Mas imagino que seja difícil você compreender as minhas broncas dessa forma, afinal, fica chateado(a) e até com raiva de mim, eu entendo. Mas pode acreditar, também não fico feliz por ter que brigar com você,  até porque, essas situações nos afastam cada vez mais e eu não gostaria que fosse assim.
Sabemos que a relação professor/aluno nem sempre é tão boa como gostaríamos, e, sinceramente, queria entender por quê. Afinal, passamos a maior parte do nosso tempo juntos. Eu convivo mais com você, direta ou indiretamente, que com a minha própria família, então seria muito importante termos uma boa relação, ou seja, uma convivência que fosse agradável para nós dois, você não acha?
E como poderemos resolver isso? Como poderemos mudar essa situação? 
Penso que o primeiro passo é nos conhecermos melhor, por isso, estou lhe enviando esta carta, para que você saiba que eu me interesso por você.
Sei que você tem muitas dúvidas e conflitos, típicos de sua idade, e isso deve gerar muitas confusões na sua cabeça. Mas também sei que você está cheio de expectativas, é criativo e tem muito potencial, e por saber disso te cobro tanto. E acho que é exatamente aí que nossos problemas começam.
Por isso, quero que saiba que  posso mudar a minha maneira de ensinar e lidar com você, caso eu compreenda melhor as suas necessidades. E como você precisa aprender os conteúdos e eu tenho que ensiná-los, afinal essa é a minha função, que tal fazermos isso da melhor forma possível e mantermos uma relação agradável, de amizade, cumplicidade e comprometimento?
Então, me escreva, me fale sobre você, das suas dificuldades em aprender, o que você acha da sua turma de sala de aula, como você gostaria que eu te ensinasse, o que posso fazer para contribuir com o seu crescimento tanto na escola quanto na vida... entre tantos assuntos que você desejar. Penso que a comunicação franca, respeitosa e sincera seja um grande passo para nos entendermos melhor e além do mais, eu  quero fazer a diferença na sua vida. Quero ser mais que um(a) professor(a), quero ser seu amigo(a) e aguardo, ansiosamente, pela sua carta.
Atenciosamente,
Professores do Colégio Barão.