COLÉGIO ESTADUAL AVELINO ANTÔNIO VIEIRA - CADERNO I

DESAFIOS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO p. 31

Os nossos alunos do Ensino Médio pertencem a famílias de baixa renda e infelizmente tem famílias desestruturadas. Muitos dizem que não se relacionam muito bem com seus pais e estão indecisos quanto à sua vida profissional. Portanto, cabe a escola orientar esses alunos no que se refere à questão profissional.

Em nosso colégio podemos observar duas realidades diferentes quando se trata de alunos do Ensino Médio, pois temos dois públicos diferentes. Temos alunos do ensino regular que demonstram pouco interesse pelo aprendizado e cabe a nós professores, a tarefa de orientá-los e prepará-los para a vida futura e para o mercado de trabalho que a cada dia se encontra com uma concorrência ainda maior. E quando se trata do lado profissional, notamos que tem alunos que já estão cursando o último ano do Ensino Médio e ainda não se decidiram pelo curso ao qual vão tentar o vestibular. Já no grupo de alunos da EJA ocorre o contrário, temos alunos que embora estejam fora da idade série, querem se formar, tem um objetivo e lutam por seus ideais.

Como  bem  sabemos nossos alunos se encontram  desmotivados e sem  perspectiva em  se tratando  da sua formação  escolar. Sendo  assim as instituições de ensino  e também  os governantes  lutam  para conseguir uma escola que atenda a esta clientela e procura oferecer uma educação  voltada para a sua realidade, tentando  resgatar valores culturais e educacionais. Os nossos alunos do  Ensino  Médio são  um  público  exigente e os profissionais da educação  devem procurar se adaptar a esse público  buscando  novas tecnologias buscando  enriquecer o  seu  currículo  e assim  resgatar nesses jovens, a vontade de saber,  de conhecer e lutar por seus ideais.