COLÉGIO ESTADUAL ARNALDO BUSATO – ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E NORMAL VERÊ - PARANÁ ETAPA 2 – CADERNO 6 - AVALIAÇÃO

ORIENTADORA: MARCIA CORRÊA ZANETTE

CURSISTAS:
ALEXANDRO CARLOS LOHN
CLEUSA CECCON DA SILVA
CLÉZIA CECCON GARBOSSA
ELISABETE COPELLI
ELSIO CÁSSIO GUARESE
GUSTAVO DENGO
LORENA REGINA SCHMITZ
MARA CRISTINA CALGAROTTO
MARGARETE RAITZ
RONALDO JAGUCZESKI
ROSANE MARIA BEAL SILVA
SELVINA JANUÁRIA SEZINANDI
SOLANGE LEZITA DE LIMA
TÂNIA MARGARETE DE LIMA
TANIA REGINA MORESCHI FABIANE
TERESINHA CARINI GORGES
VALTER CRESTANI
ZULMIRA APARECIDA RAITZ GUZELLA
SÍNTESE AVALIATIVA SOBRE A ETAPA II DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

As ações realizadas a partir do Pacto e que tiveram maior repercussão foram diversas em cada disciplina, principalmente a interdisciplinaridade de conteúdos entendida através do texto A interdisciplinaridade como necessidade e como problema das ciências sociais, de Gaudêncio Frigotto e um novo olhar para o estudante do Ensino Médio. A prática metodológica em que o professor trabalha um conteúdo iniciando a partir do conhecimento prévio dos alunos, depois problematiza-o, organiza e realiza atividades do ponto de vista científico, avalia o nível de conhecimento adquirido pelos estudantes e, por fim, propõe uma releitura sobre o estudo realizado com o objetivo de se construir novos saberes contribuiu para a melhoria da aprendizagem. A relação do conteúdo com a vida concreta dos alunos promoveu maior sentido aos conteúdos. Conhecer a realidade dos jovens estudantes fez com que houvesse maior proximidade na relação professor-aluno e maior conhecimento acerca dos desejos, anseios e necessidades dos jovens.
Em relação a melhoria do aprendizado a partir do Pacto podemos citar a carta que os professores elaboraram para suas turmas e aquelas que as turmas devolveram para seus professores, nas quais relataram seus sonhos, anseios, dificuldades e nós professores pudemos conhece-los melhor, a realidade que os envolve e o que pensam sobre a escola e o trabalho desenvolvido. A interdisciplinaridade, aliada ao diagnóstico da realidade e à proposta de pesquisa para os alunos, foram fundamentais para que houvesse um crescimento considerável no interesse dos estudantes pelas atividades propostas por seus professores. Isso também permitiu-lhes compreender o efeito da ação humana sobre o real, e de como o conhecimento pensado cientificamente pode influir sobre os aspectos que envolvem o processo de desenvolvimento humano e social. O trabalho com o caderno sete sobre Investigação Científica foi muito proveitoso, pois levou os nossos estudantes a terem um conhecimento mais significativo através da busca e produção a partir de pesquisas e experimentos. A discussão sobre interdisciplinaridade através do texto do Frigotto foi essencial para o entendimento dos professores sobre esse processo.
As atividades planejadas foram todas desenvolvidas no tempo determinado, no entanto o contexto educacional no Estado do Paraná fez com que o curso tivesse o cronograma reorganizado quase em sua totalidade para o segundo semestre ocasionando uma sobrecarga de trabalho.
O currículo do Ensino Médio precisa ser reestruturado e voltado para a interdisciplinaridade (por meio dos conteúdos e não temas geradores entre as disciplinas ou áreas de conhecimento) quando possível e voltado para o trabalho, ciência, cultura e tecnologia. As Diretrizes Curriculares Estaduais precisam ser levadas em consideração por serem uma construção coletiva. Contextualizar os estudos realizados em sala de aula, promovendo real sentido à vida dos alunos. Tornar a pesquisa um princípio pedagógico como fonte de aquisição de conhecimento científico. Considerar o conhecimento científico como centro do processo educativo, sendo o aluno o sujeito da aprendizagem.
Os estudos do Pacto devem continuar. A continuidade dos encontros e o estudo de fundamentos que orientem o redirecionamento do “novo” Ensino Médio é necessário e fundamental para que os resultados sejam positivos e efetivem um ensino-aprendizagem de qualidade. Aprofundar a forma de ação interdisciplinar por disciplinas ou áreas do conhecimento, promovendo melhor compreensão, maior tempo para debate e realização de experimentos. Dar maior ênfase a conteúdos clássicos nos cadernos do MEC. Descartar a ação interdisciplinar por meio de temas geradores, considerando como correta a ação interdisciplinar por meio de conteúdo.