COLÉGIO ESTADUAL ARNALDO BUSATO – ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E NORMAL. VERÊ - PARANÁ. ETAPA 2 - CADERNO 1 – ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

COLÉGIO ESTADUAL ARNALDO BUSATO – ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E NORMAL. VERÊ - PARANÁ. ETAPA 2 - CADERNO 1 – ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

ORIENTADORA: MARCIA CORRÊA ZANETTE

CURSISTAS:
ALEXANDRO CARLOS LOHN
CLEUSA CECCON DA SILVA
CLÉZIA CECCON GARBOSSA
ELISABETE COPELLI
ELSIO CÁSSIO GUARESE
GUSTAVO DENGO
LORENA REGINA SCHMITZ
MARA CRISTINA CALGAROTTO
MARGARETE RAITZ
RONALDO JAGUCZESKI
ROSANE MARIA BEAL SILVA
SELVINA JANUÁRIA SEZINANDI
SOLANGE LEZITA DE LIMA
TÂNIA MARGARETE DE LIMA
TANIA REGINA MORESCHI FABIANE
TERESINHA CARINI GORGES
VALTER CRESTANI
ZULMIRA APARECIDA RAITZ GUZELLA

 

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
A diversidade e a pluralidade constituem um grande desafio na organização do trabalho pedagógico escolar, pois a grande maioria dos professores da educação está e foi preparada para trabalhar com turmas homogêneas e a realidade é outra atualmente, sendo necessário, portanto uma nova organização no trabalho pedagógico desenvolvido. Na atualidade encontraremos uma pluralidade de comportamentos e culturas, raças, credos, entre outros, que no conjunto necessitam de uma atenção especial.
      A pluralidade e a diversidade serão a mola propulsora para uma nova organização, de forma que os conteúdos sejam trabalhados contemplando estas modalidades, para que o respeito em relação a todo cidadão seja efetuada e não haja discriminação. Esta visão possibilitou e já possibilitava um novo olhar sobre a diversidade de nossas escolas, pois vínhamos nos preocupando com as mudanças que ocorrem a cada ano.
   Os problemas mais comuns e que interferem no bom andamento no espaço escolar em relação a pluralidade e diversidade são o bulling, a homossexualidade, o racismo, discriminações. O professor enquanto sujeito que atua nesse espaço de estabelecer relações no contexto dessa diversidade e pluralidade, interagindo não apenas com seus alunos em sala de aula, mas imprimindo suas influências em todo o espaço educativo, mediado pelos conhecimentos científicos, culturais, tecnológicos, artísticos, políticos.
          Em nossa escola, para contribuir foram realizadas palestras, orientações para esclarecimentos legais. Quanto aos estudantes, podem contribuir para diminuição deste problema, com pesquisas, estudos para terem conhecimento de fatos reais sobre o tema.
          Os docentes, penso que o mais eficaz é mostrar isso com exemplos, não adianta somente falar.
O ser humano transforma o mundo em sua volta, bem como sua natureza, afim de adapta-la de acordo com suas necessidades, sendo assim, é importante que o ser tenha uma noção do todo que o cerca e vive em torno dele, portanto é natural que o processo de conhecimento, aprendizagem e formação do mesmo, se dê de maneira integral, para que ele possua noções que contemplem com totalidade os processos mais complexos que compõem sua natureza.
        A questão é que se por um lado observamos a necessidade da formação de um cidadão ciente de interpretar seu meio, observamos também uma complexidade com inúmeras variações no que diz respeito ao cidadão propriamente dito. Em uma sociedade complexa, produz-se cidadãos complexos naturalmente, e esses seres diferentes uns dos outros, devem ser observados e tratados como tais. Observamos assim uma contradição, onde temos duas necessidades convergentes, por um lado é o discurso da educação igualitária, democrática, inclusiva e que ofereça igualdade de oportunidades para todos, e de outro lado, notamos uma variedade de indivíduos igual a cada um, ou seja, todos possuem suas diferenças e todos devem ser respeitados e devidamente encaminhados para este processo de educação democrático, mas direcionado a cada individualidade.
        Dessa forma, a construção do trabalho docente educacional deve refletir essa complexidade de fatores. O trabalho deve ser focado a cada cidadão, com suas diferenças e individualidades culturais, sociais, econômicas, etc., mas com a ideia final de prepara-lo e condicioná-lo para as mais diversas variedades que a sociedade contemporânea vai apresentar a ele. Que essa pessoa seja capaz, a partir de suas especificidades, compreender e interpretar os elementos sociais, e relações culturais, de trabalho e poder que norteiam a teia.
Mediante os problemas levantados em um conselho de classe, o baixo rendimento, o pouco comprometimento, o comportamento, a indisciplina; diante desses fatores que nos levam aos encaminhamentos que será através de reunião com os Pais, com a turma, atendimento individualizado se necessário; com isso estabeleçamos as diferenças entre a queixa que é algo aonde pode ser mudado e que não afeta a turma toda; já o problema é algo que atrapalha o rendimento do aluno e dos colegas consequentemente o andamento da aula.
    As questões de ensino e aprendizagem é baixo rendimento e o desenvolvimento de cada um, e os métodos de avaliar e ensinar (diferentes). As sugestões propostas é adequar as metodologias e as avaliações de forma que o aluno possa entender melhor, avaliando de forma adequada para que ele possa obter resultado.
As práticas da gestão democrática é a participação e opinião de todos e prevalece a vontade da maioria que é realizado também o pré - conselho aonde cada professor fala sobre seu aluno, chegando para o grande grupo; as mudanças seriam buscar e oportunizar a participação dos alunos no conselho, desde que haja uma preparação de ambos professor e aluno, com orientações mais concretas.
    A participação é que todos possam dar suas opiniões e que no final o resultado seja um apanhado das ideias coletivas; os objetivos do processo avaliativo é através do pré-conselho e é possível reunir ideias e sugestões que após abordagem no conselho possam vir a estabelecer objetivos coletivos do processo educativo.