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ORIENTADORA: MARCIA CORRÊA ZANETTE
CURSISTAS:
ALEXANDRO CARLOS LOHN
CLEUSA CECCON DA SILVA
CLÉZIA CECCON GARBOSSA
ELISABETE COPELLI
ELSIO CÁSSIO GUARESE
GUSTAVO DENGO
LORENA REGINA SCHMITZ
MARA CRISTINA CALGAROTTO
MARGARETE RAITZ
RONALDO JAGUCZESKI
ROSANE MARIA BEAL SILVA
SELVINA JANUÁRIA SEZINANDI
SOLANGE LEZITA DE LIMA
TÂNIA MARGARETE DE LIMA
TANIA REGINA MORESCHI FABIANE
TERESINHA CARINI GORGES
VALTER CRESTANI
ZULMIRA APARECIDA RAITZ GUZELLA
A AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Ao analisarmos nossa atuação no cotidiano escolar, percebemos que os nossos maiores desafios são referentes aos diferentes níveis de aprendizagem dos alunos nas turmas em relação aos conhecimentos básicos de cada ano. Com isso o processo avaliativo fica comprometido, pois temos que avaliar a partir da realidade do aluno e a compreensão de que a avaliação é o resultado do processo de ensino e aprendizagem, torna-se complexo. Outro grande desafio é observar a partir da avaliação, as mudanças necessárias de metodologias, para fazer com que o conteúdo seja aprendido por todos. A avaliação deve ser voltada à realidade do aluno, porém nossos alunos, mesmo na mesma turma tem conhecimentos e realidades diferentes. Como avaliar diante de tantas peculiaridades? Como conduzir uma boa aula e realizar uma avaliação justa diante de tantos alunos que chegam ao Ensino Médio sem estar realmente alfabetizados?
Segundo o Projeto Político Pedagógico da escola (PPP) a avaliação deve ser um processo contínuo e cumulativo com ênfase na análise qualitativa e têm três objetivos: Saber o nível atual de desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico); Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação); Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).
Os instrumentos mais utilizados são as provas orais e escritas, trabalhos individuais ou em grupo, seminários, debates, etc. Os critérios mais utilizados são: assimilação do conteúdo, desenvolvimento da atividade, cumprimento dos requisitos estabelecidos, compreensão do que é necessário fazer para completar a atividade, expressão oral sobre o tema, entre outros.
As instâncias colegiadas que participam da definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo são: equipe pedagógica, direção e professores. Como sugestão para melhorar o processo ensino e aprendizagem, citamos: retomar o conteúdo, rever metodologias e mostrar ao aluno em que momento do trabalho ele está falhando, o que lhe falta para compreensão daquela ideia que faz com que o conhecimento seja assimilado.
Para nós a avaliação é o resultado do processo de ensino e aprendizagem e deve ser utilizada para retomar o conteúdo não aprendido revendo a metodologia para um possível entendimento e efetivando o processo de ensino e aprendizagem.
Em nosso PPP a avaliação é diagnóstica e contínua, porém temos dificuldades de saber qual a forma mais correta, já que cada aluno aprende de um jeito.
Os dados do nosso Colégio referentes a 2013 são: Aprovação: 82%, Reprovação: 8,3% e Abandono: 9,4%. Esses dados nos revelam que a aprovação se manteve, a reprovação diminuiu e o abandono aumentou em relação aos dados anteriores. Esses dados são discutidos entre os professores mas é necessário um trabalho efetivo para que esses problemas sejam superados. Uma sugestão seria a elaboração coletiva de ações a serem incluídas no Plano de Ação da escola.
A avaliação não é estanque e cada disciplina têm suas particularidades.
Os dados da avaliação do Ensino Médio têm mostrado a realidade em que está a nossa educação em todos os âmbitos, esses dados retratam a realidade em que se encontra a nossa educação. Dados esses que tem sido analisado, pela direção, equipe pedagógica e professores em nossa escola, porém a maior preocupação está em o que fazer para solucionar o problema, como manter o aluno estudando se muitos alunos dizem que não querem. No grupo do Pacto temos discutido a que fazer para melhorar o Ensino em nossa Escola e mesmo nos intervalos a preocupação continua e o assunto é a aprendizagem dos alunos. Essa discussão também acontece nos encontros pedagógicos e nas horas atividades.
Os resultados da avaliação externa estão sendo analisadas e discutidas no grupo, com o objetivo de repensarmos a prática pedagógica com o foco de melhorarmos os resultados da aprendizagem de nossos alunos. Mas como foi estudado no caderno 6, temos alguns alunos que se destacam e os que estão bem abaixo dos resultados publicados. É nesse contexto em que se encontra a nossa educação, mas estamos trabalhando para que haja avanços na aprendizagem dos alunos.
Em relação ao ENEM a escola tem realizado atividades em forma de simulados com o objetivo de que os alunos conheçam o estilo de prova ao qual serão submetidos. Os alunos têm comentado sobre o ENEM, dizem que é uma avaliação de grande valor para o ingresso no Ensino Superior e sabendo dessa importância o medo e a insegurança fazem parte da rotina dos estudantes, principalmente os alunos dos 3º anos que tem a curiosidade sobre: conteúdos, estilos de questões, etc.