COLÉGIO ESTADUAL ARNALDO BUSATO – ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E NORMAL - VERÊ - PARANÁ

ETAPA 1 - CADERNO 4 – ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR

ORIENTADORA: MARCIA CORRÊA ZANETTE

CURSISTAS:
ALEXANDRO CARLOS LOHN
CLEUSA CECCON DA SILVA
CLÉZIA CECCON GARBOSSA
ELISABETE COPELLI
ELSIO CÁSSIO GUARESE
GUSTAVO DENGO
LORENA REGINA SCHMITZ
MARA CRISTINA CALGAROTTO
MARGARETE RAITZ
RONALDO JAGUCZESKI
ROSANE MARIA BEAL SILVA
SELVINA JANUÁRIA SEZINANDI
SOLANGE LEZITA DE LIMA
TÂNIA MARGARETE DE LIMA
TANIA REGINA MORESCHI FABIANE
TERESINHA CARINI GORGES
VALTER CRESTANI
ZULMIRA APARECIDA RAITZ GUZELLA

 

ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR
A partir do pressuposto de que a alimentação é uma necessidade vital, os professores cursistas do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio desenvolveram através do tema “educação alimentar” atividades integradoras de cada disciplina que poderiam trabalhar acerca do tema, por exemplo:
História: iria desenvolver atividades sobre um prato típico paranaense o ‘’barreado’’ que tem como ingrediente principal a carne bovina. Trabalharia em forma de pesquisa a história e cultura, também as etapas de produção respeitando as normas de higiene e sanidade animal, almejando assim construir uma visão global da produção do alimento e inserir o educando em um mundo de preservação.
Artes: seriam desenvolvidas atividades de teatro com fantoches sobre alimentos, verduras e frutas. Trabalharia com massa de modelar, confecções de painéis e exposições dos trabalhos.
Física: falaria sobre a conservação dos alimentos, temperatura, escalas, transferência de calor maquina térmicas, geradores elétricos e receptores, transporte de alimentos, força de atrito e de tração, pressão princípio de Pascal, polias e transformação de energia.
Matemática: trabalharia os balanços energéticos, energia adquirida e energia gasta.
Inglês: seria discutido sobre a importância de uma alimentação variada, trabalhar com alimentos desconhecidos dos alunos, também desenvolveria uma visão crítica sobre a influência das mídias na alimentação com as comidas de “Fast-food” e suas consequências na vida das pessoas.
Química: seria trabalhada a questão do calor que é a energia transferida de um corpo a outro e as relações químicas que absorvem e liberam calor, esta energia que é proveniente dos alimentos e nutrientes que o corpo absorve.
Espanhol: seria trabalhado sobre os nomes dos alimentos em geral, pesquisas sobre a alimentação espanhola e dos países que foram colonizados pela Espanha com suas comidas típicas, trabalho de preparo de algum prato e degustação sobre as comidas.
Buscamos desenvolver um trabalho integrado entre as disciplinas para que isso acarrete em um entendimento melhorado do aluno sobre o tema, e para que isso aconteça o professor terá que mudar sua prática de ensino, criando novas para se dinamizarem com as demais matérias.
A vida é um processo de interferência no mundo, que se dá por meio de uma ação a qual, se altera de forma consciente. De acordo com o trecho da obra Cartas a Théo, L&PM Pocket, 1997, podemos destacar as dimensões do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia, sendo:
Trabalho é o modo pelo qual o ser humano produz para si e o mundo, os objetos e as condições de que precisa para existir. Portanto, o carvão, o grafite, o lápis, a pena, o tinteiro eu óleo representam as ferramentas de trabalho do ser humano.
Cultura é a forma de resposta adaptativa de que somente o homem se revela capaz por ser o animal que vence as resistências do meio ambiente, a produção da sua existência individual e da espécie.
Ciência é um processo cumulativo, e de rupturas, reorganizações, redefinições de objetos e métodos. Observa-se a presença da ciência nas cartas, através das descobertas de novos instrumentos e na evolução dos métodos.
Tecnologia é vista como uma coleção de sistemas, incluindo as tecnologias de caráter de organização (sistemas de saúde, de educação), projetadas para realizar as funções sociais. Tecnológico, portanto, é aquilo que transforma e constrói a realidade física, e a realidade social. No texto percebemos a existência das tecnologias em todas as produções humanas, incluindo todas as técnicas, os meios de produção e o resultado final, neste caso a obra.
Reconhecer a ciência e a tecnologia como produções humanas, resultados de uma ação transformadora consciente do ser humano, é caracterizá-las como parte da cultura e consequentemente como bens que são constantemente produzidos e reproduzidos.
No trabalho pedagógico integrado, o método de ensino deve restabelecer as relações dinâmicas e dialéticas entre os conceitos, reconstituindo aqueles que configuram a totalidade concreta da qual se originam, de modo que o objeto a ser conhecido revele-se gradativamente em suas peculiaridades próprias representadas em disciplinas. Ele tem como objetivo possibilitar a compreensão do significado dos conceitos, das razões e dos métodos pelos quais se pode conhecer o real e apropriá-lo para o ser humano.
Para um trabalho no Ensino Médio de modo significativo é necessário que cada professor conheça bem o fundamento da sua disciplina e porquê estes conhecimentos são importantes para os alunos. É fundamental que cada educador conheça as Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio, assim como, as Diretrizes Estaduais, a Proposta Pedagógica da Escola e o Projeto Político Pedagógico para efetivamente planejar sua aula de modo a cumprir com a função social da escola que é o conhecimento científico. Vejamos os fundamentos de cada disciplina e sua impotância para o aluno:

A Diretriz Curricular do Estado do Paraná na disciplina de Língua Estrangeira Moderna - Inglês utiliza como fundamento que a escola é o lugar onde deve ocorrer a socialização do conhecimento e que estes contribuam para a crítica às contradições sociais, políticas e econômicas presentes nas estruturas da sociedade contemporânea e propiciem compreender a produção científica, a reflexão filosófica, a criação artística, nos contextos em que elas se constituem e assim permitam uma transformação emancipadora. A proposta adotada nesta diretriz se baseia na corrente sociológica e nas teorias do Círculo de Bakhtin, que concebem a língua como discurso. Além da comunicação, o principal objetivo ao estudar a Língua Estrangeira é fazer com que o aluno aprenda a atribuir significados para entender melhor a realidade. A partir do confronto com a cultura do outro, torna-se capaz de delinear um contorno para a própria identidade. Assim, atuará sobre os sentidos possíveis e reconstruirá sua identidade como agente social. Os alunos devem estudar textos que permitam explorar as práticas de leitura, de escrita e da oralidade, além de incentivar a pesquisa e a reflexão.

Os conteúdos de História são importantes porque ampliam a percepção do estudante sobre o contexto histórico, no qual está inserido. Para que ele consiga entender a relação e faça a distinção entre passado-presente. Através da problematização dos conteúdos, nas aulas de História, o aluno poderá compreender porque vivemos determinados confrontos, tais como: desigualdade e exclusão social, discriminação étnico-racial e de gênero.
Ao estudarmos as Relações de Trabalho, Cultura e Poder, é possível entender as relações humanas no tempo (que são os acontecimentos históricos). Ao analisarmos documentos históricos como fonte de pesquisa, (imagem, objeto, oralidade...), estamos permitindo a criação de conceitos sobre o passado e o questionamento dos conceitos já construídos.
Quando os temas históricos são trabalhados de forma interdisciplinar, ocorre uma articulação dos conceitos em diversas áreas do conhecimento, e consequentemente os educandos também mudam os seus conceitos e suas ações.
Os conteúdos de História contribuem para a formação de conceitos políticos, culturais e sociais, levando o educando a perceber que ele faz parte do processo histórico em construção, e portanto, poderá ser um agente transformador da realidade, a qual está inserido.
  Para o ensino de Arte no Ensino Médio a proposta é o aprofundamento usando os quatro eixos da arte “Musica, Teatro, Dança e Artes Visuais “sempre trabalhando com a experiência cultural e escolar dos alunos, abordando a mídia, os recursos tecnológicos enfocando a arte na sociedade contemporânea, apropriando a pratica e a sua teoria com as diversas culturas; pois sabemos que para o mercado de trabalho ele terá uma articulação ligada as funções sociais sua produção para a sociedade e o mundo.
    Seu objetivo central é definir uma nova identidade integrada estimulando uma articulação interdisciplinar por áreas de conhecimentos.
Ao lermos e analisarmos as DCNEM e a DCE de Física percebe-se que o fundamento desta disciplina é estudar o Universo, sua evolução, transformações e interações que nela ocorrem para aplicar e explicar o funcionamento do mundo natural. Esses conhecimentos são importantes para o aluno pois a disciplina é uma ferramenta para compreender e explicar os fenômenos naturais, o desenvolvimento da ciência, o desenvolvimento econômico e a transformação dos indivíduos e da sociedade.
A função do ensino da Língua Portuguesa é trabalhar, a partir do discurso como prática social (conteúdo estruturante), as práticas de leitura, oralidade e escrita. Propiciar o aprimoramento dessas competências linguísticas para garantir ao aluno uma inserção ativa e crítica na sociedade, em diferentes circunstâncias do seu dia a dia.
O objeto de estudo da geografia é o espaço geográfico- espaço produzido e apropriado pela sociedade, composto pela inter-relação entre sistemas de objetos naturais e culturais, políticos e econômicos. Esses sistemas não podem ser considerados isoladamente, mas como um quadro único. Natureza selvagem formada por objetos naturais, que foram sendo substituídos por objetos técnicos, mecanizados, fazendo com que essa natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina.
Nós, seres humanos é que temos ação, porque com essa ação temos um objetivo. Todas as ações realizadas pelos indivíduos, resultam de necessidades, nos levam a agir, transformar. Conhecer essa relação (presente, passado, futuro) homem-natureza, planeta, nos dias atuais é fundamental, porque com toda essa interferência devemos perceber que se vive a geografia em nosso cotidiano. Não se concebe com a globalização, não se fazer as relações da disciplina com o que acontece -economia, transformações, degradações, acontecimentos (lugar, no planeta, período). Temos a necessidade de conhecer e o objetivo da geografia é nos localizar nesse espaço cada vez mais integrado. Por isso ela é muito importante.
A química define as relações especiais entre o homem e a matéria, pois o desenvolvimento dos saberes das práticas ligadas à transformação da matéria e que estão presentes na formação de diversas civilizações foi estimulado por necessidades humanas, como comunicação, domínio do fogo, cozimento, manipulação de diversos materiais, a alquimia, os avanços da eletricidade, criação do plástico e fibras artificiais, obtenção de medicamentos, indústria bélica, estudos nucleares. Para entender tudo isso é necessário compreender a composição da matéria e as transformações sofridas. A química tem forte presença na demanda de novos produtos como biotecnologia, oferta de alimentos e medicamentos. O meio ambiente está intimamente ligado à química, uma vez que o planeta vem sendo atingido por vários problemas que correspondem a esse campo do conhecimento, assim o aluno precisa compreender os conceitos científicos para entender as dinâmicas do mundo e possa desenvolver atitudes de comprometimento com a vida do planeta.
É importante que se trabalhe a disciplina de Educação Física no Ensino Médio, porque alguns dos conceitos trabalhados irão auxilia-lo na realização e compreensão de atividades realizadas nas outras disciplinas como: português, matemática, química, física, arte, etc. Através de jogos de xadrez que desenvolvem o raciocínio e a concentração, o teatro, trabalhando com temas relevantes que venham contribuir e fortalecer os aspectos culturais e sociais, propondo o desenvolvimento das habilidades necessárias para a atuação do homem na sociedade, desenvolvendo e aprimorando-se.  Propondo aos alunos atividades que proporcione melhorar a qualidade a qualidade de vida, orientando para os problemas prejudiciais à saúde e sugerindo atitudes preventivas.
  Para a disciplina de matemática, os conhecimentos científicos, técnicos e operacionais que estão na base dos fenômenos naturais e das relações sociais, ao se constituírem um objeto de ensino, formam o conhecimento de acordo com as regras internas de estruturação. Sendo assim existe certa relação de pré-requisitos que devem ser atendidos. Quando se parte do contexto de vivência do educando, temos que ter cuidado pois a tendência é o senso comum ou restrito a determinado contexto.
       O processo de ensino e aprendizagem contextualizado é um importante meio de estimular a curiosidade e fortalecer a confiança do educando.
Portanto, em matemática o aluno deverá compreender os conceitos e princípios matemáticos, raciocinar claramente e comunicar idéias matemáticas, reconhecer suas aplicações e abordar problemas matemáticos com confiança.
Biologia é o estudo da vida. Trata do conhecimento sobre nós mesmos e sobre o mundo do qual fazemos parte e no qual atuamos. É uma palavra formada pelos termos gregos “bios” (vida) e “logos” (estudo) cujo significado literal é “estudo da vida”. É uma ciência natural que estuda a origem e as características dos seres vivos e suas interações com o ambiente.
Historicamente os conhecimentos foram sendo organizados de forma a se materializarem na escola través do tempo em disciplinas. A biologia é uma ciência cuja função é estudar  o fenômeno vida sua manutenção e preservação, sua complexidade, suas  inter relações  com o meio. A  biologia como as demais ciências nasceu da necessidades dos povos de explicar fenômenos até então desconhecidos e hoje é dividida em várias áreas do conhecimento.
Nós temos uma escola integradora e autônoma, com uma gestão democrática e um currículo dinâmico. Sendo assim, podemos trabalhar dentro de uma visão interdisciplinar, a qual nos possibilitará uma intervenção na realidade cultural, social e econômica do educando. Pra que esta forma de trabalho seja desenvolvida, a escola deve se organizar para realização de atividades de pesquisa e investigação de problemas.
A escola deve ser motivadora de projetos integradores, orientando o educando, para que ele tenha uma formação ampla e integral em torno da construção do conhecimento. Para isso, a escola deve abrir-se a todas as possibilidades educativas encontradas nos mais diferentes espaços, institucionalizados ou não.
Assim como na Escola Joaquim Venâncio, esperamos que as relações escolares entre educadores, educandos e seus familiares e demais trabalhadores da escola, contribuam para a reflexão crítica sobre as relações sociais, econômicas, culturais e políticas da realidade em que estamos vivendo.