Colégio Estadual Antonio José Reis – Toledo - Pr - Reflexões e ações – caderno I - Etapa II
Reflexão 1:
A diversidade cultural é um desafio constante no ambiente escolar, mudar a cultura da comunidade escolar é uma missão complexa e demanda tempo para que ocorra a compreensão dos fatos históricos e a necessidade de mudanças, principalmente porque o estudo desta temática é relativamente novo. A princípio vem por força das leis e mais recentemente pela compreensão da necessidade da formação integral dos estudantes, para garantir-lhes o acesso, a permanência, a igualdade, o sucesso, na sua vida escolar, enfim o respeito como ser humano.
Podemos apontar desafios a serem superados pelas Escolas em relação a diversidade cultural:
- Maior participação da comunidade nos assuntos da Escola, promovendo uma escola democrática.
- Cursos de formação continuada, contemplando a temática, para professores, funcionários e membros das Instâncias Colegiadas.
- Combater totalmente o racismo, o preconceito e a discriminação no âmbito escolar e social.
- Promover a valorização e a reflexão sobre conceitos e estereótipos no universo da diversidade cultural.
No Colégio Estadual Antonio José Reis a temática sobre a diversidade tem tido amplo espaço no planejamento coletivo (capacitações, paradas pedagógicas, atividades extraclasses e Projetos e Planos de Trabalhos). São realizados trabalhos interdisciplinares através de metodologias e recursos diferenciados sobre racismo, discriminação, preconceitos, valorização do diferente, gênero entre outros. Há uma Equipe Multidisciplinar formada que, por ocasião da reformulação do PPP, está sendo devidamente incluída e regulamentada nesse documento.
Reflexão 2:
Vivemos numa sociedade onde as mudanças ocorrem a cada momento sendo surpreendidas e invadidas por novas invenções tecnológicas, necessidades, saberes, imagens, sons e, estas mudanças atingem o nosso jeito de viver, nossas instituições e organizações tornando-se um desafio aos nossos conceitos enraizados que advêm de gerações. Porém, através da democratização e socialização do conhecimento teve-se acesso a muitos tipos de saberes e culturas diferentes, e assim estamos vivendo o tempo da pluralidade e da diversidade, onde reina a diferença.
Custa-nos muito conviver com as diferenças, pois sempre mantemos o hábito de estereotipar ou estilizar os outros, tentando enquadrá-los naquilo que consideramos “normal”, o diferente ou estranho nos causa preocupação, é visto como algo incômodo para a construção da vida em sociedade e, também, um desafio no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, manter o processo de aprendizagem, ignorando essas diferenças não cabe mais na sociedade atual. Não podemos mais querer enquadrar os alunos nos mesmos moldes do sistema de ensino vivenciado há décadas. As mudanças precisam ocorrer, porque a justiça é um direito de cada cidadão. Vítimas injustiçadas, esquecidas e excluídas, procuram seus direitos, sejam coletivos ou individuais, motivados principalmente por movimentos sociais.
Por isso, as mudanças devem ser discutidas e aprimoradas no âmbito escolar, junto da comunidade escolar, para que todos possam manifestar suas opiniões, sugestões e possíveis soluções. Para isso é necessário que a escola tenho uma gestão democrática, que priorize a participação de todos.
Reflexão 3:
Levantamento de Problemas:
A escola (Colégio Estadual Antônio José Reis-Ensino Fundamental e Médio), depois de sua construção, 1998, não recebeu nenhuma reforma na sua estrutura física, por isso apresenta muitos problemas que interferem diretamente no trabalho pedagógico e na aprendizagem dos alunos. Dentre vários podemos citar:
Adequação da quadra de esportes;
falta de um anfiteatro para as atividades culturais e cívicas;
falta de um refeitório;
falta de laboratório de química;
laboratório de informática precário;
falta de aparelhos áudio visuais;
salas de aula anexas à quadra de esporte;
falta uma reforma nos banheiros dos alunos e professores que estão precários;
necessidade de uma sala ambiente para Hora Atividade dos professores;
ampliação da biblioteca;
falta de ar condicionado nas salas de aula;
necessária adequação dos espaços para alunos com necessidades especiais (rampas, banheiros, salas, etc.);
necessidade de troca da instalação elétrica na escola, a atual não suporta instalação de ar condicionado nas salas de aula;
Além dos problemas estruturais temos outros, como:
Necessidade de mais funcionários para a biblioteca e laboratórios;
Sistemas de seguranças interna e externa;
deficiência no atendimento da patrulha escolar;
falta de professores especialistas, para atendimento de alunos(as) com necessidades especiais.
Condições essas necessárias a uma construção efetiva do conhecimento.
Impactos Negativos percebidos diante dos problemas elencados:
Comprometimento na aprendizagem dos alunos
Comprometimento da saúde dos(as) professores(as)( vocal, auditivo, stress, labirintite, depressão, entre outras);
Inviabilização de aulas práticas por falta de laboratório de química, e de computadores e de uma quadra de esporte padrão.
Atividades culturais em espaços improvisados, sem condições de áudio visuais e desenvolvimento das capacidades artística dos alunos (as);
Mobiliários das salas inadequados, comprometendo a saúde dos adolescentes em fase de crescimento;
Quadro de giz antiquado, provocando doenças (alergias e LER) ;
Calor insuportável e ventilação inadequada nas salas de aula, provocando mal estar em quem está no ambiente;
Roubos, ameaças, drogas, violências ( professor/ aluno).
Diante disso, apontamos como ação que se faz necessária o maior envolvimento da comunidade escolar (Conselho Escolar, APMF, Grêmio, Pais), para juntos se organizarem e cobrar o financiamento da entidade responsável (Estado) o qual não vem cumprindo com seu papel de provedor e repasse das verbas necessárias para reforma e construção da Escola, que lhes é de direito.
Reflexão 4:
Entendemos que a função do Conselho de Classe é diagnosticar problemas e apontar soluções em todos os aspectos que interferem no processo ensino aprendizagem, seja na especificidade de cada um dos estudantes ou, na construção coletiva do conhecimento. É uma das poucas oportunidades em que se reúnem todos os docentes, de uma mesma turma, das diferentes áreas do conhecimento (disciplinas), a fim de analisar o processo de ensino e aprendizagem sob as mais diversas perspectivas. Quando esse momento é bem organizado e bem conduzido possibilita uma análise profunda das ações pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar como um todo ( sala de aula, biblioteca, laboratórios....), além de compreender a situação do estudante no que diz respeito a sua relação com a construção do saber e como administra a sua vida escolar para que, quando necessário, fazer intervenções, que elas sejam propostas e registradas no coletivo, e no momento do Conselho de Classe. É, portanto, um espaço de avaliação permanente e coletiva. Nesse contexto, faz-se necessário a participação, além de todos os docentes, da direção e da equipe pedagógica e que todos tenham clareza das finalidades dessa instância colegiada, possibilitando assim uma interessante experiência de formação profissional, permitindo uma avaliação, inclusive, das práticas pedagógicas e administrativas, visando a melhoria da qualidade de ensino.
Quanto à participação de outros membros da comunidade escolar no Conselho de Classe, destacamos a experiência realizada nessa instituição de ensino. Temos aqui, três importantes momentos desse Conselho: o primeiro é o que citamos acima, participação exclusiva de professores, direção e equipe pedagógica. No segundo momento, diante dos registros feitos no momento anterior, professores e equipe pedagógica fazem uma reflexão com os alunos. Num terceiro momento, os pais são convocados a comparecerem na escola, juntamente com seus filhos, tomando ciência da vida escolar desses, bem como das ações desenvolvidas na escola, oportunizando-os a participar nas tomadas de decisões.
Dessa forma abrem-se espaços para que professores, alunos, pais e demais funcionários discutam situações diversas e busquem soluções para os problemas vivenciados no ambiente escolar. Há sensibilização da comunidade escolar e sua participação é estimulada e valorizada, como deve ser em uma gestão democrática.
Importante salientar que a gestão democrática citada na LDB 9394/96 garante à equipe pedagógica e aos professores da escola o direito de estabelecer os princípios, finalidades e objetivos de seu Conselho de Classe e dos outros mecanismos que a possibilitam.
- Logue-se para poder enviar comentários