Colégio Estadual Antonio José Reis - Toledo - Pr - Reflexão e Ação Caderno IV
Áreas de conhecimento e integração curricular
No modelo tradicional de escola, que visa a formação propedêutica, as disciplinas tem como referência os conhecimentos produzidos pela ciência, percebemos que os conhecimentos escolares acabam sendo desconectados da realidade. Atualmente as perspectivas apontam que o conhecimento escolar não deve ter apenas o conhecimento científico como referência, devendo incluir, ai ,fontes de conhecimentos de diversas práticas sociais e culturais. Apontamos, nesse contexto, que em nenhuma dessas perspectivas podemos deixar de considerar os saberes advindos das disciplinas científicas , uma vez que nossa sociedade está organizada pelas referências do conhecimento científico e tecnológico. Negar isso aos educandos é negar-lhe o direito a uma vida socialmente organizada.
Podemos admitir que, um currículo preestabelecido e organizado, data desde a tradição grega e depois medieval. Na Idade Média e o movimento do Renascimento e com a ciência moderna aparece outra evidencia epistemológica. Na atualidade, temos uma quantidade enorme de conhecimentos especializados, esses efeitos refletem sobre o desenvolvimento das ciências, mas o foco é a importância de se obter pela integração dos conhecimentos, a visão da totalidade.
Sendo assim, as áreas de conhecimento, nada mais são que uma unidade epistemológica e metodológica no âmbito da ciência, que na organização curricular, permitem uma integração mútua de conceitos, da terminologia. Desse modo, as áreas de conhecimento, devem expressar a aglutinação, a integração e interlocução dos campos do saber, ampliando o diálogo entre os componentes curriculares e os professores, como também pelos educandos, para ser transformadora da cultura rígida e fragmentada de conteúdos.
Nesse contexto, e ainda, baseados nas referências sugeridas na questão nº1 da Reflexão e ação: filme Mutação e texto, podemos afirmar que a temática Educação alimentar e Nutricional é uma abordagem que pode permear as diversas áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar: Linguagem pode explorar a leitura, a interpretação e a ´produção de textos; Matemática, criar situações problemas envolvendo a temática de forma contextualizada com os cálculos a serem desenvolvidos; Ciências Humanas , explorar a questão da diversidade cultural a partir prática alimentar, a produção de alimentos, agricultura de subsistência, sustentabilidade, produção alimentar, globalização vista a partir do fator alimento, a desigualdade social e a questão ambiental; Ciências da Natureza, abordar valores nutricionais, relação alimento/saúde, componentes de produção e conservação dos alimentos, reações, preservação ambiental. Portanto, o trabalho pedagógico envolvendo essa temática poderá ocorrer de forma dinâmica e proveitosa se houver a mediação dos conteúdos das diversas disciplinas de forma interdisciplinar, abrangendo todas as áreas, englobando questões de cunho social, cultural e econômico a qual os estudantes estão inseridos.
A educação para conquistar as dimensões da cultura com trabalho e uso da tecnologia exigem, o ensino com métodos de interdisciplinaridade, proporcionando o conhecimento dos aspectos que estão presentes no mundo contemporâneo e que possam ser aplicados no cotidiano, vivenciado os conceitos mediados entre acontecimentos passados e contemporâneos e entre teoria e prática na educação. Por isso, no trabalho pedagógico integrado, o método de ensino deve reestabelecer as relações dinâmicas e dialéticas entre os conceitos, reconstituindo os fatores que configuram a totalidade concreta da qual se originaram, de modo que o objeto a ser conhecido revele-se gradativamente em suas peculiaridades próprias; em conformidade com teorias propostas. GADOTTI (1995, p. 31). Nesse sentido, a segunda reflexão dessa temática nos trás um texto retirado do livro de Van Gogh, Cartas a Théo, onde podemos destacar nas dimensões da : Cultura – A própria carta, o diálogo com o irmão, a arte do desenho da pintura e o registro deixado por esta. Ciências – O desenvolvimento da pesquisa, das técnicas no ato de transformar a matéria prima em instrumento de trabalho. Pensar na produção de um instrumento mais aprimorado. (a pena) Trabalho – Transformar a matéria prima e produzir obras de arte, instrumentos de trabalho. Tecnologia – Transformar o carvão em um lápis; pensar na pena como um instrumento que vai facilitar e qualificar o trabalho. Essa produção poderia ser incorporada como material didático ao se propor o estudo do tema. A ciência a serviço da produção visto na dimensão da cultura do trabalho, da ciência e da tecnologia objetivando perceber o desenvolvimento da pesquisa e descobertas motivadas pela necessidade de produção no contexto de um modo de produção. Esse material pode ser explorado em sala de aula objetivando proporcionar o conhecimento científico dos conteúdos das teorias desenvolvidas ao longo dos anos, considerando sua historicidade e permanência no meio social. A questão da utilização do carvão para a prática da pintura poderia envolver questões como a história do desenvolvimento humano (cultura e civilização), os processos e as transformações tecnológicas desde a plantação das árvores, da derrubada da floresta, sua transformação até o produto final que hoje é o lápis, bem como poderia ser discutido os prejuízos para o meio ambiente de todo esse processo, a questão da sustentabilidade e o futuro ambiental para as gerações futuras.
Quanto ao texto: “Ligações clandestinas causam risco de incêndios”, numa proposta de se trabalhar a partir da realidade dos estudantes poderíamos explorar a temática: ”Produção de energia no contexto do capitalismo”, levando-os a :
- Produzir textos relatando a importância da energia elétrica, os benefícios proporcionados pela mesma.
- A produção e distribuição desse tipo de energia (as hidrelétricas).
- Os condutores de energia.
- A desigualdade social.
- Regras e valores de uma sociedade. (legislação).
- As consequências de ligações inadequadas (riscos).
- Problemas sociais que exigem políticas públicas.
- Estrutura urbana (saneamento básico).
Esses conhecimentos devem ser levados para sala de aula, principalmente porque os conteúdos disciplinares têm por obrigação levar ao conhecimento dos estudantes as questões sociais, econômicas e culturais na qual está inserida a população que necessita se sujeitar a gatos, esgotos a céu aberto, falta de coleta de lixo doméstico, ou seja, a falta de condições mínimas de moradias dignas. Estudar a história do desenvolvimento do país, estado ou região onde reside e compreender o porquê e como se dá a distribuição de renda no país é primordial para que o conhecimento ultrapasse os limites do censo comum.
Referências:
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Formação de professores do Ensino Médio: Áreas de Conhecimento e Integração Curricular - Caderno IV. Curitiba: UFPR, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 47 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
GADOTTI, Moacir – Educação e Compromisso, 1995, 5ª edição, Campinas, SP, Ed. Papirus.
GEHLEN, S. T. A função do problema no processo ensino -aprendizagem de Ciências:
Contribuições de Freire e Vygotsky. Tese doutorado. Florianópolis: PPGECT/UFSC, 2009.
GOITIA, Fernando Chueca. (Org.). História Geral da Arte: Pintura VI. Espanha: Ed. Del Prado, 1995.
KUENZER, Acacia Zeneida (org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.
______________________. Pedagogia da Fábrica - 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Formação continuada para os professores do Ensino Médio do Estado do Paraná. Caderno IV. Curitiba, junho de 2014.
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