Colégio Estadual Antonio José Reis – Toledo - Paraná - Reflexões e ações – caderno II - Etapa II
Proposta de Ação Curricular numa abordagem Interdisciplinar
O Trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico
Temática: Alimentação
Tema Norteador: Desperdício de alimentos x fome
Documentário: Ilha das Flores, 1989. Curta metragem brasileiro, gênero documentário, do cinesta Jorge Furtado, Casa de Cinema de Porto Alegre.
1- Introdução:
Teorias referentes à aprendizagem apontam que o trabalho didático pedagógico deve estimular a experimentação em cada um dos componentes curriculares, de forma contextualizada, partindo da sua realidade para a consolidação do conhecimento. Portanto, construímos uma proposta de ação curricular que estimula essa experimentação numa prática pedagógica relacionada à interdisciplinaridade, partindo da experiência de vida do estudante, conduzindo-o de situações reais para uma construção efetiva de aprendizagem, capacitando-o, dessa forma, por meio de atividades individuais e coletivas, a fazer conexões de conteúdos, cruzando conceitos , informações e saberes variados. Constituindo, assim, uma proposta comprometida à articular os diferentes componentes curriculares, no sentido de facilitar o acesso ao conhecimento, necessário à construção da cidadania, capacidade ética crítica e autonomia de pensamento e argumentação. Ainda compreendendo que a interdisciplinaridade objetiva possibilitar a compreensão do significado dos conceitos, das razões e dos métodos pelos quais se pode conhecer o real e apropriá-lo, em seu potencial (é a reconstituição da totalidade pela relação entre os conceitos originados a partir de recortes da realidade). Nesse contexto, elaborada em conformidade com as DCNEMs:
O currículo deve contemplar as quatro áreas do conhecimento, com tratamento metodológico que evidencie a contextualização e a interdiciplinaridade ou outras formas ou outras formas de interação e articulação entre os diferentes campos de saberes específicos. A organização por áreas de conhecimento não dilui nem exclui componentes curriculares com especificidades e saberes próprios construídos e sistematizados, mas implica no fortalecimento das relações entre eles e a sua contextualização para apreensão e intervenção na realidade, requerendo planejamento e execução conjugados e cooperativos dos professores.
2- Descrição e articulação dos conteúdos
A partir da exibição do documentário que servirá para ilustrar ou exemplificar a temática, presente nesta proposta pedagógica, passando a ser interrogado, confrontando, comparado e contextualizado nas áreas do conhecimento, contemplando todos os componentes curriculares que as compõem.
2.1- Área de Ciências Humanas
2.1.1- Geografia: Pode-se trabalhar a questão dos impactos ambientais produzidos pelo descarte de lixo das cidades, visualizando toda parte de produção desde do agricultor, o qual produz matéria prima até o consumo, onde este é descartado quando não tem as qualidades adequadas impostas pela vigilância sanitária para fins de comercialização e a falta de uma política pública para lidar com estas situações.
2.1.2 – História: Explorar a problemática elencando elementos do Capitalismo presentes no documentário, mecanismos que produzem a desigualdade social. A partir desses, perceber que se trata de uma sociedade inserida no sistema econômico capitalista e, nesse contexto, compreender o próprio capitalismo, conceituando: lucro; consumo; produção em grande escala; dominantes e dominados, propriedade; público e privado; desigualdade social, exclusão social; trabalho assalariado; circulação de mercadorias; problemas sociais ( doenças, habitação, saneamento básico, fome... ); problemas ambientais. Remeter situações presente na sociedade contemporânea às condições de vida e de trabalho da classe operária no século XVIII, com a Revolução Industrial, percebendo permanências, semelhanças e mudanças, bem como, conhecer programas de combate a fome no Brasil ( Fome Zero, Bolsa Família) e no mundo.
2.1.3- Sociologia: A partir das questões sociais expostas no documentário conduzi-los à compreensão das desigualdades sociais a partir das teorias sociológicas possibilitando ao estudante uma postura investigativa que vise a reflexão de que os fenômenos sociais não são naturais, eles são produzidos a partir de relações humanas histórica e socialmente geradas. Nesse contexto, perceber a problemática da fome como desigualdade socioeconômica analisada, em Sociologia, a partir de 3 elementos: a estrutura social, que organiza os aspectos econômico, cultural, social, político e histórico de determinada sociedade; a estratificação que diz respeito ao modo como a sociedade é dividida; e a mobilidade social que é o que determina a possibilidade de um indivíduo mudar de posição na hierarquia social. Conhecer os vários tipos de estratificação no mundo, porém focar o estudo de 3 delas é fundamental para o entendimento das desigualdades: o sistema de castas, os estamentos e as classes sociais.
2.1.4- Filosofia: Nessa atividade devemos nos perguntar de que maneira a Filosofia permite a humanização das pessoas. A partir disso, nos cabe a seguinte reflexão: o ser humano, é um ser de consciência? Em nossa sociedade, quais são os valores atribuídos aos seres humanos e aos animais? O problema constatado no filme: “Ilha das Flores” seria o lixo misturado a comida; quem era responsável o cineasta que o produziu ou o Estado na sua omissão? Com isso, percebemos a necessidade de se criar nas pessoas uma autoconsciência para diferenciá-los dos animais. As medidas de reparação que surgem 20 anos depois como a construção da quadra esportiva é algo que alguns chamam de cala a boca ou retribuição do sucesso do filme? O Brasil é um país capitalista e esse conceito surge inicialmente quando as pessoas são seduzidas para ceder o uso de sua imagem sem medir as consequências disso e percebem que foram usadas e prejudicadas e vêem a justiça como caminho restituir a sua dignidade humana. Portanto, podemos realizar a seguinte análise: qual é o papel do estado? Qual é o papel da sociedade na tomada de consciência do ser humano.
2.2 - Ciências da Natureza:
2.2.1- Física: Nos dias de hoje a alimentação é algo que “no discurso” nos preocupa muito, porém, na hora de se alimentar, a preocupação é esquecida, simplesmente nos deixamos levar por aquilo que mais gostamos independente de quais consequências o mesmo pode nos trazer. Então resolvemos levar em consideração a forma de preparo dos mesmos, neste caso especificamente “O Churrasco”, buscando demonstrar “a Física” presente neste ato. Podemos nesta situação analisar e discutir os efeitos da propagação do calor na preparação dos alimentos. Através de uma reportagem da Revista VEJA, faz-se um balanço das melhores formas de fazê-lo, incluindo algumas técnicas modernas, que podem suscitar uma discussão com a turma a respeito das propriedades calóricas dos alimentos e como elas influem na hora de prepará-lo.
Para isso podemos abordar:
Termodinâmica; (Temperaturas em várias Escalas Termométricas); Conservação dos alimentos;
Dilatação dos corpos;
Transmissão do calor; (irradiação, condução);
Alimentação e Energia (Quantidade de calorias absorvidas por cada pessoa neste churrasco);
2.2.2 – Química: O ensino de Química contribui para o exercício da cidadania, neste contexto engloba-se a produção, consumo e desperdício de alimentos. O conteúdo Físico-Químico abordado no 2º ano como Soluções (dipersões, propriedades coligativas, etc), Termoquímica (processos endotérmicos e exotérmicos, calorias, etc) e Cinética Química e fatores que a afetam, abordam dentro da temática ALIMENTOS o preparo correto dos alimentos, hidratação, calorias e energia que produzerm, conservação, mastigação e influência da temperatura.
2.2.3- Biologia: O ensino da ciência de forma interdisciplinar pode contribuir com os problemas saúde X meio ambiente nas questões dos transgênicos, agrotóxicos e alimentos industrializados?
Através desta problemática realizar pesquisas, leituras científicas, atividade em grupo, observações das atividades experimentais, uso de recursos instrucionais e atividades lúdicas, incluindo questões sociais, tecnológicas, políticas, culturais e éticas que se fundamentam e se constituem em importantes abordagens que direcionam o ensino de ciências para a integração dos diversos contextos que permitem os conceitos científicos escolares. A atividade interdisciplinar oferece ao aluno o conhecimento de sua alimentação, as causas das doenças adquiridas por alimentos com química e conservantes, as possíveis doenças crônicas que na atual sociedade tem se tornado um problema de saúde pública (câncer, diabetes e obesidade).
2.3 – Área de Linguagem
2.3.1- Português: Apresentar o tema “FOME”, através do poema de Manuel Bandeira “O Bicho”. Debater com o grupo a temática do poema, e da Literatura crítica/engajada, da não neutralidade, em que o autor apresenta uma reflexão sobre a desumanização do ser humano produzido pelo sistema capitalista em que o lucro está posto acima do bem estar dos sujeitos, os quais, na falta dessas condições necessárias de humanização pelo trabalho, descem abaixo da condição de um dos piores animais: o rato.
Observar que através do trabalho digno é que os sujeitos suprem suas necessidades básicas e se humanizam. Destacar que uma das características da Literatura engajada, é o eu poético fazer uma denuncia social, usando a poesia como uma arma para reflexão e assim, alcançar seus objetivos. Através do poema, defende uma causa, movido pelas ideias. Reafirmar que, na poesia engajada não há lugar para os neutros e indiferentes. Esse é um mundo exclusivo dos que possuem sensibilidade e coragem e de se posicionar. Ser engajado, portanto, é saber posicionar-se a favor de um dos lados da luta.
2.3.2- Educação Física: Problematizar quais as consequências da falta de uma alimentação adequada para a saúde( desenvolvimento físico e intelectual) e até mesmo para a estética. Relacionar atividades esportivas a questão alimentar. Apresentar o mapa da fome no Brasil.
2.3.3- Arte: O alimento como material e tema para Arte, trabalhando o conteúdo Arte Contemporânea relacionando alguns artistas que utilizam alimentos como tema central de suas obras, fazendo muitas vezes uma arte crítica, irônica e bem humorada. Documentário: Lixo Extraordinário de Vik Muniz, retratando condições de vida e trabalho da classe de trabalhadores do aterro sanitário, produção de grande escala, problemas socias e coleta seletiva.
2.3.4- Espanhol: Pesquisa sobre as diferenças de hábitos alimentares na América do Sul (países de língua espanhola e do Brasil) e na Europa (Espanha).
A partir da pirâmide alimentar já trabalhada em Biologia, realizar estudos sobre alimentos saudáveis, fast food, rótulos, quantidades/tipos de alimentos necessários para uma boa nutrição e atividades físicas aliadas a boa alimentação para melhoras a qualidade de vida.
Como atividade prática os alunos realizarão o preparo de comidas típicas espanholas como sangria, tortillas, empanadas, entre outras.
2.4.- Área de Matemática
2.4.1- Matemática: Percebendo que a degração humana é reflexo de um sistema econômico e social perverso, buscar, então, a partir das informações e dados levantados, construir gráficos e tabelas que representem a produtividade de alguns alimentos da cesta básica (Kg/he ou Kg/alq.)conteúdo: áreas e volumes; inflação no preço dos alimentos a partir do Plano real, tomando por base o salário mínimo nesse espaço de tempo, conteúdo: estatística; alimentos mais consumidos pelos brasileiros(Kg/percápita), conteúdo: números decimais e proporcionalidade; tabela nutricional dos alimentos(% de gordura, carboidratos, colesterol) e desperdício, conteúdo: porcentagem e frações.
3- Metodologia
Em função de termos planejado coletivamente, essa proposta pedagógica, com os professores cursistas do PACTO, optou-se por aplicá-la aos estudantes do 2ºano A, do Ensino Médio, desse estabelecimento de ensino, visto que temos, nesse grupo, docentes de todas as áreas do conhecimento, contemplando, assim, todos os componentes curriculares, dessa referida turma. Inicia-se com a exibição do documentário, contextualizando os conteúdos a serem abordados, relacionando-os com o cotidiano e as experiências de nossos estudantes e percebendo a sua relevância. A partir disso, cada disciplina desenvolve os conteúdos didáticos propostos à sua especificidade, contemplando o documentário assistido, tendo como linha norteadora a questão “ desperdício de alimentos x fome”. A medida em que os trabalhos foram sendo desenvolvidos os alunos produziram material a serem expostos à comunidade escolar.
4- Avaliação
Priorizamos por uma avaliação integral que inclua o trabalho coletivo de professores, equipe pedagágica, direção e dos alunos, os maiores interessados. Pautada na atuação do professor como apoiador do processo de construção do conhecimento dos estudantes, permitindo que esses aprendam a adquirir esses saberes de maneira autônoma, descobrindo a articulação natural dos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento.
Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de Professores do Ensino Médio, CIÊNCIAS HUMANAS. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Etapa II - Caderno II. Curitiba. 2014. Setor de Educação da UFPR 2014.
http://portacurtas.org.br/Filme.asp?Cod=647
BRASIL. Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasilia, 2008.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação do Ensino Básico do Estado do
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