Professor orientador: Joséte de L. Corbacho Teixeira
Professores participantes: Alexandre Daniel Beuter, Claudio Roberto Brandalise, Denis Galbo Nunes Alves, Edirlene dos Santos Fritsch, Francis Mara rodrigues Bueno, Jacqueline Pereira Lins, Marcos Fernandes Peres, Priscila de Bem Silva, Rosilene Matheus, Sara Maria Gabriel e Sergio Monteiro.
Caderno I - Etapa II
Com a leitura e reflexão deste caderno, constatamos que em nosso Colégio são inúmeros os casos de diversidade e pluralidade, destacamos as questões culturais, sociais, de genero, religiosa, entre outros, porém, nós professores, que também apresentamos nossas "diversidades", não fomos preparados para tanta "diversidade". Conforme os desafios se apresentam estamos nos organizando, estudando, entendendo...
Fica muito claro que sem o conhecimento efetivo não conseguimos lidar com estas questões. Outro aspecto citado é o rodízio constante de professores e pedagogos, dificultando e retardando a percepção e a constatação do fato e, consequentemente, as ações relacionadas ao mesmo.
Para uma efetiva reescrita do PPP torna-se necessário um estudo maior, envolvendo de fato toda comunidade escolar, com muita reflexão e empenho porém, há de se preservar a essência da escola, de modo que não se perca diante de tanta "diversidade".
Indiscutivelmente esta reflexão possibilitou novos olhares à nossa realidade e, algumas ideias que, em tempo possível, serão apresentadas à equipe pedagógica para aplicação e futuros comentários que aqui serão expostos.