Caderno 2
Professor Orientador: Joséte
Professores participantes: Alexandre, Cláudio, Denis, Edirlene, Francis, Jacqueline, Marcos, Priscila, Rosilene, Sara e Sérgio.
Em nosso último encontro finalizamos o Caderno II e, como sugerido, nos dirigimos aos alunos através de uma carta.
Foz do Iguaçu, 30 de agosto de 2014
Prezados Alunos...
Sabemos de seus anseios, dúvidas e dificuldades. Nossa história, por vezes, confunde-se com as suas. Sua adolescência, como a nossa, é permeada pelas desigualdades e dificuldades de acesso igualitário, tanto aos saberes, quanto às oportunidades profissionais. Como se tudo isso já não fosse suficiente, acrescenta-se ainda os altos índices de violência, desajustes familiares e carências de necessidades básicas de sobrevivência. Esta é a realidade em que estamos inseridos, sentimos muito.
Nós educadores colocamo-nos a sua disposição, não apenas como mestres, mas como amigos e cidadãos que, dividem contigo, este complexo contexto social.
A ajuda necessária está acessível em forma de orientações, conhecimentos e amizades. Olhem com respeito e carinho as pessoas que o cercam, pois o que temos a oferecer, certamente não será a solução, mas, pelo menos, poderá ser o caminho menos penoso para que você atinja, de maneira íntegra, os desejos que tanto anseiam.
Atenciosamente,
Professores do E. M. do Colégio Estadual Almiro Sartori
Nossas reflexões corroboram a realidade observada em nossa cominudade. Como proposta de mudanças, sugerimos aos alunos que elaborassem em conjunto uma reflexão em forma de carta que demonstrasse seus anseios para com a escola contemporânea. Tais reflexões (de professores e alunos) serão abordadas e analisadas brevemente em encontro que envolverá ambas as partes.