PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.
O PPP como projeto que busca rumo e direção para a escola apresenta-se como uma ação intencional, um compromisso coletivo, como um elo que visa o ensino aprendizagem e a participação mais efetiva da comunidade escolar na vida funcional da escola.
Em nossa escola ele foi construído de maneira coletiva pela comunidade escolar com o compromisso de proporcionar um ensino aprendizagem de qualidade e criar condições para a atuação da comunidade escolar, embasada em informações e princípios sistematizados e defendidos coletivamente, oferecendo suporte necessário para o trabalho consciente e efetivo no cotidiano escolar, onde todos os envolvidos com a educação terão como objetivo o ato de educar para o desenvolvimento pleno da cidadania.
A Escola como instituição de ensino se apresenta como instancia de contradições, onde a partir de debates construtivos tem como função propiciar a aprendizagem e formar sujeitos críticos e participativos da sociedade na qual estão inseridos. Ela também tem como metas assegurar o ensino aprendizagem de qualidade; garantir o acesso e a permanência dos alunos; formar sujeitos críticos e participativos capazes de atuarem para transformar e propiciar uma sociedade justa, igualitária e solidária; proporcionar aos educandos as condições necessárias ao desenvolvimento de suas potencialidades, sendo elemento de formação humana integral, qualificador para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania.
O PPP tem como objetivos:
- Organizar o trabalho educacional a partir de reflexões sobre como estruturar e realizar um trabalho educativo visando buscar maior participação dos diferentes segmentos na administração e na gestão escolar.
- Superar a cultura tradicional a partir da transmissão, construção de conhecimentos e saberes através de pesquisas, do convívio e mediante as inter-relações das áreas de conhecimentos e destas com a realidade.
-Orientar tanto o trabalho pedagógico como o administrativo e as ações a serem tomadas, visando o funcionamento da comunidade escolar como um todo.
-Nortear as várias formas de planejamento buscando o diálogo para encontrar soluções para os problemas a partir de ações coletivas, a fim de construir e oferecer uma escola e uma educação de qualidade.
-Possibilitar através do processo ensino aprendizagem a formação de cidadãos críticos, conscientes, participativos e envolvidos na luta por uma escola e educação de qualidade e democrática, buscando uma sociedade mais participativa e solidária.
O PPP tem ainda como desafios criar e propor estratégias para a construção de uma sociedade mais justa, participativa e solidária, tendo como eixo norteador do trabalho a interação entre educação e cultura, escola e comunidade, a democratização das relações dentro da escola e o enfrentando da questão da repetência, da avaliação, a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a formação permanente dos educadores.
Conteúdo do PPP.
-Marco situacional: edificação do estabelecimento de ensino.
Vida legal do estabelecimento.
-Escola e comunidade: histórico, estrutura física e quadro funcional.
-Medidas para melhorar os índices de aprovação.
-Plano de ação para combater a evasão.
-Realidade do aluno que está frequentando o Santos Dumont.
-Modalidades de ensinos ofertados.
-Recursos técnicos e pedagógicos.
-Filosofia da escola: métodos e objetivos da escola:
Objetivo do ensino fundamental.
-Objetivo do ensino médio.
-hora atividade do corpo docente.
Concepções psicológicas e pedagógicas.
-Ensino de 9 anos.
Fundamentação:
Concepção de homem, de infância, adolescência, sociedade, mundo, educação.
Avaliação:
Proposta de avaliação de estudos, adaptação, progressão parcial, conselho de classe.
-Objetivos dos cursos:
Objetivo do ensino fundamental e do ensino médio, a nova fase de ensino, educação de jovens e adultos, formações docentes da infância infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Desafios contemporâneos e diversidades educacionais:
Cultura afro brasileira e indígena, gênero e diversidade sexual, prevenção e uso indevido de drogas, educação ambiental e história do Paraná.
O marco operacional:
O celem, sala de apoio à aprendizagem, sala multifuncional, estágio não obrigatório e formação continuada.