Não podemos esquecer as finalidades da Educação Básica:
- propiciar o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional do educando, tendo em vista a construção de sua autonomia intelectual e moral;
- possibilitar o desenvolvimento das capacidades de comunicação, por meio das diferentes linguagens e das formas de expressão individual e grupal;
- incentivar o gosto pela aprendizagem, pela investigação, pelo conhecimento, pelo novo, exercitar o pensamento crítico, por meio do aprimoramento do raciocínio lógico, da criatividade, e da superação de desafios;
- estimular o desenvolvimento psicomotor, as habilidades físicas, motora e as diferentes destrezas;
- propiciar o domínio do conhecimento científico básico, nas diferentes áreas, tais como: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Biologia, Física, Química, sociologia, filosofia, Educação artística e educação física;
- favorecer a socialização, isto é, a produção da identidade e da diferenciação cultural, mediante a localização de si próprio como sujeito, da participação efetiva na sociedade e da localização espaço-temporal e sociocultural. ( Silva, 2005)
* Que relações você estabelece entre essa “finalidades” e o que é praticado na escola, considerando sua experiência como aluno e como professor?
Refletir – essas finalidades não são “disciplinares”, mas emergem da contribuição que cada disciplina, cada área, cada experiência vivida dentro e fora da escola oferece no processo formativo ao longo da vida.