Colégio Estadual 29 de Abril - Reflexão e ação 4 caderno 4

Orientador: Giselly Alves Martins
Professores cursistas: Catarina Ishibaro, Cenira Lima, Emanuelle Mandu, Fernando Lima, Márcia Regina Alexandre, Marcos Borst, Michele Strassburger, Silvia Lipski e Telma Bonfim

CULTURA CAIÇARA
Mar, areia e a curtição na beira da praia são apenas parte das atrações do Litoral do Paraná. A região também guarda uma rica manifestação cultural.
Ao chegar em uma localidade é possível conhecer, além das belas paisagens, as comunidades têm muito a mostrar.
Tanto nas ilhas pouco visitadas quanto nas cidades mais movimentadas, como Paranaguá, Guaraqueçaba, Guaratuba ou Pontal do Paraná.
Conhecer a cultura caiçara é conhecer nossa raiz, as manifestações autênticas do povo do Litoral, que muitas vezes não tem a oportunidade de se manifestar, de mostrar a sua produção nem sua maneira de viver como diz o ex-secretário municipal de Cultura de Antonina, o senhor Rafael Camargo
Apenas na baía de Guaraqueçaba são cerca de 50 comunidades.
Hoje a Cultura Caiçara é encontrada principalmente nas ilhas do nosso litoral, bem como Ilha do Mel, Ilha das Peças.
Em todo litoral brasileiro sempre há as comunidades caiçaras, onde procuram preservar suas raízes e suas identidades, suas culturas.

Conteúdo básico: valorização da cultura caiçara
Conteúdos específicos: mapas, escalas, elaboração de textos, culinária e contexto histórico.

Encaminhamentos metodológicos:
Na disciplina de português, o tema será abordado através de sondagem para verificar o pré-conhecimento que o aluno detém da cultura local. Os alunos podem ser levados a citar ou discutir a realidade do que conhece ou não sobre o assunto.
A partir daí cada professor poderá dar continuidade  sobre o tema, dentro de sua especificidade.

Perspectiva de abordagem interdisciplinar:

Geografia: os alunos farão pesquisa sobre a localização dessa cultura, na sala de informática, com links previamente selecionados.
História: pesquisar sobre a história relacionada a cultura.
Matemática: serão calculadas as alterações de distâncias, com o uso de escalas.
Química: alterações químicas dos alimentos.
Biologia: pesquisar sobre  a influência do ambiente nas características fenotípicas de seus habitantes; analisar os efeitos (importância) dos alimentos, como frutos de mar, no organismo humano.

Quantidade de aulas: aproximadamente duas  aulas em cada disciplina.

Avaliação: exposição do material obtido durante o processo: receita do prato típico de Guaratuba, cartazes com mapas, textos, fotos e vídeos com pessoas envolvidas.

Recursos didáticos: internet, PC, mídia, data-show, máquinas fotográficas, cartazes, etc.